BOT - Manual do Usuário > Criando um BOT

Criando um BOT

Primeiramente, acesse senior X Platform > BOT e clique em Novo. É possível selecionar um modelo Em Branco para construir o BOT do zero, ou escolher entre os modelos pré-definidos pela plataforma. Ao selecionar o modelo desejado, será necessário informar um Nome e uma Descrição para o BOT.

 

Construindo os diálogos

Montar um diálogo no BOT se resume na criação de uma estrutura de árvore com perguntas e respostas classificadas por assuntos. A árvore construída determina a forma que o BOT direcionará a conversa com o usuário. Antes de iniciar o processo de criação do BOT, é importante alinhar alguns conceitos usados na construção do diálogo:

Será necessário montar a árvore de diálogo informando os assuntos e variações da conversa. Em cada um dos nós das árvores, serão informadas as mensagens do usuário e as respostas do BOT que podem ser desde textos, até imagens e links. No nó de bem-vindo, é apresentada uma mensagem de boas-vindas ao usuário do BOT. No nó de mensagem de imprevisto, descrevemos exceções quando o BOT não consegue responder a uma pergunta do usuário.

Com o BOT desenvolvido, é possível realizar ações como exclusão, treinamento ou incorporar o BOT ao site, clicando no botão Ações. Também é necessário fazer testes ao longo do desenvolvimento dos diálogos. Essa opção pode ser efetuada clicando no ícone de BOT no canto inferior da tela de edição.

Importante

É necessário configurar a abertura das portas 3001 e 9992 para utilizar a conversação com o BOT.

Editar um assunto

Existem dois aspectos importantes para configurar ao editar um assunto: as mensagens do usuário e a resposta do BOT.

No caso da mensagem de usuário, informe um conjunto de frases que supostamente serão ditas pelo usuário para obter informações sobre um determinado assunto. É importante que a quantidade de mensagens seja equilibrada entre os demais assuntos da árvore. Um número reduzido de mensagens afetará diretamente a taxa de confiabilidade, o mínimo recomendável é de cinco mensagens por assunto.

O mecanismo de processamento de linguagem natural, “Pergunta e Análise de Tópico”, tenta entender uma pergunta analisando-a em palavras, mapeando a relação entre as palavras e isolando o assunto da pergunta. O sistema de análise é Slot Grammar, um dos poucos algoritmos baseados em regras que o BOT usa.

A configuração da resposta dará o retorno ao usuário quando um assunto for detectado pelo BOT. As respostas podem ser simples textos, botões de respostas rápidas, imagens, galerias e cards. A imagem a seguir descreve uma resposta do BOT utilizando uma galeria de imagens apresentando os tipos de planos, com a possibilidade de direcionar para um site externo.

Ainda dentro da resposta do BOT, segue uma explicação mais detalhada de cada item:

Criar um BOT com IAssist

É possível criar um bot com inteligência artificial utilizando a IAssist da plataforma.

Abaixo, estão 2 gifs demonstrativos:

GIF01: Como criar um bot com IAssist

GIF02: Como funciona o diálogo com IAssist

Boas práticas

Customizar um BOT

O BOT permite criar bots do tipo customizado e adicioná-los na plataforma através do menu Bots Customizados. Para conversar com um bot customizado do BOT dentro da plataforma, acesse senior X Platform > Tecnologia > Customização > Bots. Os bots já configurados serão exibidos e é possível adicionar novos clicando em Novo.

Treinar BOT

Para garantir maior consistência nas respostas de seu BOT, é importante realizar o treinamento do mesmo com determinada frequência. Esta atividade consiste em fazer com que o BOT aprenda com as entradas de dados inválidas ou desconhecidas. Nesta etapa devemos ignorar perguntas ou direcionar para os assuntos desejados de acordo com o contexto da conversa.

Por exemplo, em um diálogo sobre plano de saúde, o BOT Saulo não conseguiu responder a pergunta do usuário “Como funciona a hospedagem”, respondendo então com uma mensagem de imprevisto, predefinida durante a configuração. Isto ocorre devido aos assuntos definidos durante a construção do diálogo não se encaixarem na frase formulada pelo usuário.

Treinamento eficiente

Sempre que as perguntas do usuário não são respondidas com bom nível de confiança, o BOT armazenará essas questões para que o administrador do BOT possa realizar um treinamento posteriormente com o objetivo de torná-lo mais eficaz e ajudá-lo a lidar com o maior número de perguntas.

O administrador do BOT pode ignorar a frase no caso dela não fazer sentido para o contexto ou realizar o treinamento, ou treinar o bot para saber respondê-la. Optando por treinar o BOT, será exibida uma tela que permite escolher o assunto ao qual a mensagem trata. “Como funciona a hospedagem?” se encaixa no contexto do diálogo, neste caso devemos escolher o assunto com relação aos tipos de acomodação. Após aplicado o treinamento o BOT passará a responder corretamente essa pergunta.

Volte para tela de construção de diálogo para testar a conversa novamente e verificar se o BOT consegue responder a questão treinada nesta etapa.

Observação

Está disponível um treinamento da solução através da Universidade Corporativa.

Este artigo ajudou você?