Campanhas
A área de marketing busca explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público alvo, e possui o objetivo de obter ganhos para a empresa. As campanhas são um conjunto de esforços para se atingir um determinado objetivo. Com isso, para se ter uma campanha eficiente, é preciso que ela seja destinada a um público específico e a melhor forma de fazer isso, é unindo o CRM ao marketing.
Para isso, o módulo Campanhas tem a sua disposição leads, prospecções, contas e oportunidades cadastradas em sua base de dados, que permitem a realização de campanhas mais assertivas e, consequentemente, com melhor retorno sobre o investimento (ROI).
A concepção e a execução de campanhas pelo Gestão de Relacionamento | CRM permitem melhorar o relacionamento e a comunicação da empresa com seus clientes, dar visibilidade à empresa e aos seus produtos, automatizar o atendimento, reativar clientes, enviar e-mail marketing com diversos conteúdos, automatizar televendas e, ainda, dar um direcionamento estratégico às ações de marketing.
O que você pode fazer:
Dados Gerais da Campanha
- Acesse Campanhas > Nova Campanha;
- Em Dados Gerais da Campanha, preencha os campos para o cadastro:
- Indique o Tipo de Campanha: este campo possui opções customizáveis, cadastradas no item Tipo de Campanha, presente em Cadastros;
- Insira o Método de Abordagem:
- "Abordagem Ativa": abordagem por ligação telefônica e CTI (integração entre computador e telefonia);
- "Listagem de e-mails": lista com os e-mails das contas participantes da campanha;
- "Mala Direta Digital": abordagem por correio eletrônico;
- "Mala Direta Impressa": método de abordagem por meio de correio físico (cartas, pacotes, panfletos etc.).
- Em Campanha cíclica, determine se a campanha é infinita, ou seja, sem data de expiração. Esta configuração aplica-se somente ao método de Abordagem ativa:
- "Sim": desativa preenchimento do campo Data de término. Com isso, ao selecionar o público-alvo da campanha, será possível aplicar o filtro, mas não marcar as contas desejadas. A campanha será vinculada ao grupo resultante do filtro.
- "Não": torna obrigatório o preenchimento do campo Data de término. Na seleção do público alvo é permitido marcar as contas desejadas para vincular à campanha.
Nota
É possível determinar o período em que o sistema irá atualizar automaticamente as campanhas cíclicas com base nas contas vinculadas. Para realizar esta configuração, acesse Sistema > Configurações de sistema > Configurar campanhas.
- Para determinar as origens das contas, ao escolher, "ERP", selecione, em Consulta, a view do ERP que vai trazer as contas para campanha. Estas views são cadastradas em Sistema > Cadastro de Views;
- Data de início da campanha: este campo é preenchido automaticamente com a data do dia atual, porém, pode-se alterá-lo para qualquer data desejada;
- Data de término da campanha: caso este campo não seja preenchido, a campanha torna-se uma campanha cíclica, ou seja, uma campanha sem término, onde os dados cadastrais são utilizados como filtro para renovar, diariamente, as contas que fazem parte de sua carteira.
- Clique em Próximo para acessar o preenchimento do público-alvo.
Público-Alvo
Selecione o público-alvo para o qual a campanha será direcionada e clique em Próximo para acessar as configurações da campanha, conforme a opção selecionada (Mala Direta Digital, Abordagem Ativa, Mala Direta Impressa ou Listagem de e-mails) no campo Método de Abordagem, ao criar uma nova campanha.
Clique em Filtros para visualizar e selecionar o contato desejado para campanha. O grupo de contas resultante do filtro aplicado, pode sofrer alterações automaticamente caso uma conta mude de classificação.
Uma conta que estava classificada como Lead, pode se tornar Prospect após um contato realizado. Neste caso, a conta automaticamente seria excluída de todas as campanhas que estão sendo realizadas com as contas classificadas como Leads, e estará incluída em todas as campanhas com as contas classificadas como Prospects.
Importante
As opções de seleção dos filtros são cadastráveis no sistema através do módulo Cadastros, exceto os filtros relacionados às datas.
Após a seleção do público-alvo, o sistema direciona automaticamente para a etapa correspondente ao método de abordagem escolhido nos dados gerais da campanha:
A abordagem ativa é a ligação de telemarketing propriamente dita. É a abordagem por ligação telefônica e CTI.
Configuração:
- Preencha os campos:
- É obrigatório realizar uma chamada para salvar um histórico: configura a abordagem para obrigar o operador a realizar uma chamada para salvar um histórico da abordagem;
- É obrigatório descrever o histórico da atividade: configura a abordagem para obrigar o operador a descrever a atividade realizada durante a ligação;
- É obrigatório reagendar a abordagem?: configura a abordagem para obrigar o operador a reagendar a ligação;
- Roteiro: permite selecionar o roteiro que deverá ser seguido pelo operador. Após selecionar um roteiro, é possivel pré-visualizar o roteiro clicando no botão em formato de lupa, presente à direita do campo de seleção;
- Tipo de Abordagem Padrão: refere-se ao tipo dado à abordagem que serve para categorização da abordagem. Este campo possui opções customizáveis, cadastradas no item Tipo de Abordagem, presente nos Cadastros do sistema;
- Ordenação das Contas: permite configurar a ordem de apresentação das contas para o operador na fila de ligações após as validações de prioridade;
- Método de ligação: define se as ligações serão feitas de forma manual ou automática;
- Contagem regressiva: configura o tempo de contagem regressiva para a próxima discagem.
- Vincule o operador (Grade Operadores Campanha) e clique em Próximo. Será aberta a tela Confirmar Dados da Campanha:
- Grade operadores campanha: nesta grade, é possível selecionar os usuários operadores que irão participar da campanha. É possível, ainda, buscar resultados de usuários na lista através campo Pesquisar, presente acima da lista.
- Clique em Finalizar.
Observação
É necessário selecionar, no mínimo, um operador para que seja possível dar continuidade ao processo.
A listagem de e-mails é o método de abordagem que permite gerar uma lista com todos os e-mails das contas vinculadas à campanha. Para exportar a lista de e-mails:
- Preencha os campos:
- Campos: os campos abaixo (quando selecionado) serão exibidos no CSV exportado. Caso nenhum campo seja selecionado, apenas o e-mail será exportado, pois o e-mail é o campo padrão (não exibido nas opções).
- Delimitador: é o divisor que delimita e separa os dados na exportação.
- Clique no botão Exportar CSV;
- Clique em Próximo para finalizar a exportação da lista.
Preencha os campos necessários que definem a programação do envio do e-mail, confirme os dados da campanha e clique em Finalizar.
Este método de abordagem oferece a função de enviar um e-mail de teste antes de finalizar a campanha, com objetivo de confirmar o conteúdo que será encaminhado. Ao clicar no botão, o e-mail será direcionado para o endereço e-mail do usuário que está logado. Caso queira pré-visualizar o conteúdo do e-mail, no Editor de Texto, clique em Arquivo e, em seguida, em Pré-visualizar.
O sistema gera um documento em formado PDF com os dados dos contatos relacionados às contas participantes da campanha. Nesse PDF, são geradas etiquetas postal, contendo dados referentes ao endereço.
Acesse Campanhas > Consultar Campanhas e visualize uma lista com todas as campanhas já cadastradas. Para mais informações sobre uma campanha, clique em Ações e, então, Detalhar. Ou, ainda, clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a campanha desejada. O botão Ações permite, ainda, editar e excluir.
Ao acessar os detalhes da campanha visualize informações das contas e operadores vinculados à campanha.