Carga inicial
Confira abaixo os passos necessários para esse processo:
O que você precisa fazer:
Primeiramente, para que a carga inicial seja executada, a replicação deve estar parada no ETL on-premises. Para isto, acesse o menu Tecnologia > Administração > Integração > Replicação e clique em Pausar.
Em seguida, acesse a tela de carga inicial para o módulo escolhido e clique em Executar;
Neste momento, serão mostrados os recursos da Senior X que serão integrados e as suas situações. Note que para visualizar a situação de cada recurso, é necessário expandir suas informações;
Para que a Carga Inicial seja efetuada em Suprimentos, é necessário que o usuário tenha vínculo a um papel com as permissões Processar e Visualizar liberadas para o domínio erp_sup e serviço ig5_integrador_bifrost:
- Controle de carga inicial;
- Controle de pendência de replicação;
- Reinicialização da base de dados.
Se nada acontecer após clicar em executar a carga, provavelmente existe algum problema de comunicação da plataforma com o ETL. Neste caso, verifique se o serviço do ETL aparece na coluna On-premises na tela Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Serviços/Componentes.
Caso não possua nenhuma informação sobre erro no log, é preciso garantir que a integração do Gestão Empresarial | ERP com o rabbit on-premises está funcionando. Para isso, basta:
- acessar o rabbit on-premisse do cliente e verificar se foram criadas duas filas (queues) senior.integration.etl.inbox e senior.integration.etl. {uuid}
- acessar o rabbit on-premisse do cliente e verificar se foram criadas várias filas (queues) chamadas senior.erp_sup.ig5..., senior.erp_man.ig5...., senior.erp_fin.ig5...
Se as filas acima foram criadas, o problema é na comunicação Rabbit on-premises e platform, portanto é necessário verificar a configuração do rabbit on-premises no tenant do cliente. Caso elas não foram criadas, o problema é na comunicação do Rabbit on-premises e o erp_service e/ou ETL. Dessa forma, é preciso acessar o SeniorConfigCenter para testar a conexão com o rabbit.
- Aguardando dados: indica que a carga não foi iniciada para o registro, ou seja, a plataforma ainda não recebeu os dados do ETL no ambiente on premise. Caso demore para aparecer a carga das primeiras tabelas, verifique o log do ETL, já que os dados ainda não saíram de lá.
- Dados recebidos: indica que a plataforma recebeu os dados do ETL para o registro, porém, ainda não está na fila de processamento;
- Pendente: indica que o registro está na fila de processamento;
- Processando: indica que o registro está sendo processado;
- Falha: indica que algum registro teve falha no processamento. A carga inicial geralmente fica incompleta quando ocorrem falhas;
- Falha geral: indica que a carga da tabela falhou como um todo;
- Concluído: indica que o registro foi integrado sem falhas.
Enquanto o processo de carga é realizado, as informações são atualizadas automaticamente caso seja utilizado o botão Habilitar Atualização Automática. Além disso, pode ser utilizado o botão Atualizar para consultar a situação do processo.
Durante o processamento da Carga inicial, os totalizadores da parte superior da tela mostram os status de todo o processo de carga. Clicando sobre eles, é possível filtrar os registros pela situação em que se encontram.
Nesse exemplo, o processo de carga inicial está finalizado, pois não existem registros pendentes. Foram integrados para a Senior X 25 registros e ocorreram três falhas.
Caso o registro apresente os status Falha ou Falha geral, o botão Mostrar detalhes é habilitado com a mensagem e os detalhes do erro. Assim, as falhas deverão ser analisadas e corrigidas. Falhas por base de dados inconsistente deverão ser corrigidas.
Após as correções realizadas, é necessário reiniciar a carga. Para isso, basta clicar em Reiniciar e informar os dados de confirmação para reiniciar a base de dados. Depois, é necessário clicar em Executar para iniciar a carga novamente.
Esse botão deve ser utilizado apenas quando ocorreu algum problema na carga inicial. Não é recomendada a utilização após o início do uso do sistema, uma vez que todos os dados da base são excluídos, sem a possibilidade de restauração.
O processo da carga inicial termina quando não há mais registros pendentes e todos estão concluídos. Caso seja necessário realizar a carga inicial de outro módulo, pode ser feito neste momento.
Caso não seja mais necessário fazer a carga inicial de outro módulo, devemos ativar a replicação. Acesse o menu Tecnologia > Administração > Integração > Replicação e clique em Ativar. Isso garante que as informações estão atualizadas entre a Senior X e o Gestão Empresarial | ERP.
Feito isso, a próxima etapa é configurar os agendamentos obrigatórios para todos os módulos.
English
Español
English
Español


