ERP senior X > Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade > Formas de contabilização

Formas de contabilização

A forma de contabilização é a principal informação que será utilizada no processo de integração contábil. É com base nessas informações que os lançamentos serão criados.

Trata-se de conjuntos de dados/informações que indicam a maneira (em que contas, quais valores, históricos, data) que deverá ser registrado na contabilização dos movimentos de todas as áreas, através da integração contábil.

Assim, as formas de contabilizações possuem informações básicas para que a contabilização dos movimentos das demais gestões sejam integradas com a Gestão de Contabilidade.

Pré-requisitos

  1. Vincular um plano de contas a empresa (Cadastros > Empresas);
  2. Definir os demais parâmetros contábeis da empresa e filial em seus respectivos cadastros (Cadastros > Empresas | Cadastros > Filiais);
  3. Cadastrar os critérios de endereço de busca (Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade > Critérios de endereço para contabilização);
  4. Cadastrar os históricos padrões (Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade >Históricos padrões).

Cadastrando uma forma de contabilização

  1. Em Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade > Formas de contabilização clique em Adicionar;
  2. Informe a empresa, código de identificação e uma descrição;
  3. a gestão de origem da informação;
  4. mantenha a situação como Ativo e clique em Salvar.

Após o cadastro das informações básicas, clique em Adicionar detalhes da forma de contabilização:

  1. a Sequência é uma numeração sequencial gerada automaticamente;
  2. Tipo de contabilização: define se as informações são geradas de forma detalhada ou resumida;

    Sintético – pelos Itens NF
    Indica que os lançamentos contábeis gerados por item de movimento nesta sequência serão consolidados quando possuírem as mesmas informações contábeis. Que são:

    • Filial
    • Data do Lançamento
    • Conta Contábil Débito
    • Conta Contábil Crédito
    • Histórico Padrão
    • Complemento
    • Observação

    Observação: item do movimento pode ser o item da nota fiscal ou detalhamento de qualquer módulo/processo

    Sintético – pelos Rateios
    Indica que os lançamentos contábeis gerados por rateio de movimento nesta sequência serão consolidados quando possuírem as mesmas informações contábeis. Que são:

    • Filial
    • Data do Lançamento
    • Conta Contábil Débito
    • Conta Contábil Crédito
    • Histórico Padrão
    • Complemento
    • Observação

    Composição Auxiliar
    Indica que será gerado um lançamento contábil de composição auxiliar para a sequência relacionada.

    Observação: a conta contábil da sequência relacionada deverá possuir a indicação de que exige conta auxiliar igual a Sim, no cadastro do modelo de plano (Cadastros > Modelos de planos).

  3. a Sequência relacionada é informada apenas quando o tipo de contabilização for Composição auxiliar.

    Nesse caso na sequência que indicará que será gerado o lançamento contábil de composição auxiliar deverá informar qual é sequência de contabilização já cadastrada nessa forma de contabilização que se refere essa composição auxiliar.

  4. os demais campos: filial, data, conta débito, conta crédito, valor, complemento, observação complementar, CNPJ/CPF débito, CNPJ/CPF crédito são filtros onde será informado os critérios de endereços de busca cadastrados previamente.

    Os campos CNPJ/CPF débito e CNPJ/CPF crédito só ficarão habilitados para preenchimento se no cadastro de parâmetros contábeis da empresa o campo Permite informar CNPJ/CPF nos lançamentos contábeis estiver preenchido com Sim.

  5. No campo de histórico padrão será selecionado históricos padrões que já foram cadastrados previamente que estejam com situação ativo e seja do tipo normal;
  6. Serão mostrados somente registros cujo a situação do cadastro seja Ativa, tenha a mesma origem e possua o mesmo nível/tipo de contabilização que está sendo informado na forma de contabilização.
  7. A Observação é um texto livre para descrever alguma orientação/observação.

    Lembrando que é possível cadastrar mais de uma sequência para a forma de contabilização. Basta inserir um novo cadastro no detalhe da forma de contabilização.

Transações

A forma de contabilização depois de cadastradas, pode ser vinculada a uma transação, utilizada na contabilização dos movimentos que utilizam aquela codificação.

Essa relação é feita no campo Forma de contabilização, na especialização de Controladoria no cadastro da transação (Cadastros > Transações)

Exclusão

Depois de cadastrada uma forma de contabilização, não é possível excluí-lo, somente ativar e desativar um registro.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!