Mensagens fiscais

Tem como objetivo registrar quais serão as mensagens que devem ser apresentadas nos documentos fiscais emitidos. É possível informar um processo ou ato concessório e qual sua origem, além de referenciar um documento às mensagens fiscais cadastradas. Veja abaixo como cadastrar uma nova mensagem:

  1. O cadastro deve contem obrigatoriamente o código, descrição e o interessado da mensagem, que pode ser de interesse fiscal (F - Fisco) ou comercial (C - Contribuinte)

Logo após devem ser definidos os campos dinâmicos que compõe a mensagem, através do botão Ver variáveis

  1. tipo do documento: deve ser informado a qual documento destina-se a mensagem. Com base no documento selecionado são mostrados os campos disponíveis para geração da mensagem. Assim, a informação que irá compor a mensagem pode vir do documento ou do item do documento e ainda existe a possibilidade de buscar informações do item do documento referenciado a nota fiscal.
  2. mensagem dinâmica: é mostrada a mensagem dinâmica com base nas informações selecionadas.
  3. campos dinâmicos: são mostrados os os campos dinâmicos utilizados na mensagem.

    Observação: para excluir uma variável, selecione-a na grade Campos dinâmicos e utilize o botão Excluir. Excluindo a informação somente do campo Descrição da mensagem dinâmica não remove a variável da mensagem.

  4. Veja abaixo a lista de variáveis disponíveis:

A sugestão da mensagem tem regras específicas para nota fiscal de entrada e nota fiscal de saída.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!