Inutilização de numeração

A tela de Inutilização de Numeração no ERP Senior X permite inutilizar, de forma automatizada, uma faixa de numeração de notas fiscais que foram digitadas, mas que não serão emitidas. Isso facilita a gestão de documentos fiscais e assegura que as numerações futuras sigam a sequência correta, evitando problemas de controle e conformidade fiscal.

Como inutilizar uma nota?

Acesse a tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros de Documento Fiscal > Séries > Inutilização de Numeração, e siga os passos abaixo:

  1. Em Filtros, selecione a Série Fiscal;
  2. Em seguida, é possível definir a Numeração inicial e a Numeração final, para buscar uma faixa específica;
  3. É possível também definir a Data base das notas a serem filtradas;
  4. Clique em Filtrar para listar as notas correspondentes aos filtros aplicados.

O sistema exibe as faixas de numeração das notas que foram digitadas, mas não emitidas.

Ações disponíveis:

  1. Excluir: Ao selecionar uma faixa da lista e clicar em Excluir, essa faixa será removida da listagem de inutilização;
  2. Reprocessar: Se houver faixas com o status Erro, você pode utilizar o botão Reprocessar para tentar processá-las novamente.
  3. Inutilizar: Para inutilizar a faixa numérica selecionada, clique no botão Inutilizar, informe o motivo e confirme a ação.

Resultado da Inutilização:

Ao clicar em Inutilizar, o sistema percorre a faixa selecionada. Ou seja, o processo se inicia a partir do valor que consta na coluna Número inicial e termina no valor da coluna Número final. Todo o procedimento é feito em lote, evitando que seja necessário inutilizar uma por uma.

Após confirmar a inutilização, o sistema atribui o status Inutilizada em todas as notas que pertencem à faixa de numeração selecionada.

Caso uma nota pertencente à faixa especificada ainda não tenha sido criada no sistema, o ERP Senior X automaticamente gera uma nota com a numeração e atribui a ela o status de Inutilizada. Isso elimina a necessidade de inclusão manual de notas para inutilização, garantindo maior praticidade e economia de tempo.

Integração com o eDocs

Além disso, o sistema gera automaticamente um arquivo eletrônico de inutilização no módulo eDocs, garantindo a devida integração e conformidade entre os sistemas, evitando divergências nos controles eletrônicos de notas fiscais.

 

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