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Plano de contas

Plano de contas é um documento que categoriza as contas da organização. O conjunto de entradas e saídas são classificados e organizados para representar as movimentações financeiras, patrimoniais e econômicas da empresa, é uma informação essencial para funcionar o sistema contábil, e a contabilidade precisa saber qual é o plano que deve ser utilizado para aquela empresa.

No ERP tratamos os planos de contas Contábil, Centro de custos, Auxiliar, Financeiro e referencial SPED.

Plano de Contas Contábil Plano de Contas
Auxiliar
Plano de Centro
de Custos
Plano de Contas
Financeiro
Plano de Contas
Referencial SPED
O Plano de Contas é, na essência, um guia que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à empresa e serve de parâmetro para a elaboração das demonstrações financeiras (ou demonstrações contábeis). As Contas Auxiliares são extensões das Contas Contábeis. Dessa forma, são subordinadas a estas e têm por finalidade promover um maior detalhamento da conta a que estiver subordinada. A contabilização analítica irá registrar um lançamento contábil para cada movimento caracterizando uma contabilização detalhada. O centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro. O Plano de contas financeiro é a relação das categorias de receitas e despesas de uma empresa em balanços e demonstrativos contábeis. Por ser uma forma de classificar as movimentações financeiras, ele permite organizar e entender melhor a situação financeira ao olhar ativos e passivos, contas a pagar e a receber etc. O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer um mapeamento entre as contas analíticas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas do plano de contas da pessoa jurídica e um plano de contas referenciadas.

Nesse processo realizamos relacionamento do plano de contas com a empresa.

Cadastro do modelo de plano

Acesse Cadastros > Modelos de planos > Plano de contas.

Vale lembrar que é obrigatório o cadastro dos modelos de planos financeiro e centro de custo, caso o usuário não tenha o módulo de Controladoria. No contrário, o plano de contas contábil passa a ser obrigatório, sendo orientado o uso de um auxiliar, para fins das contas de clientes e fornecedores.

O cadastro do modelo de plano é dividido em Dados gerais, Máscaras e Contas.

Realizando estes processos, pode-se então importar as contas no modelo do CSV.

Importação do plano de contas

O cadastro dos planos de contas podem ser feitos a partir da importação de um arquivo .CSV (com o encoding obrigatório em UTF-8 (sem BOM)) na tela de modelo de plano, step de máscaras: Cadastros > Modelos de planos > Plano de contas > Editar modelo de plano > Step 2.

Situações do modelo de plano

Durante o processo de cadastro, o modelo apresenta alguns status de acordo com a situação do cadastro:

Relacionamento entre os modelos

O relacionamento entre modelos de planos visa flexibilizar o processo de visualização e relacionamento entre as contas. Esta funcionalidade nos permite vincular um conta que está para um modelo de plano contábil, para um modelo de centro de custo ou plano referencial. Ele se faz necessário no processo de validação do modelo de plano do tipo contábil, na geração do SPED ECF e SPED ECD, onde o plano contábil da empresa deve ser relacionados a um modelo referencial.

  1. Para criar um relacionamento, selecione um modelo de plano referencial e clique em AçõesPlanos relacionados.

    Nesse relacionamento, o plano de centro de custo é obrigatório, e se da sempre como o contábil sendo a origem.

  1. Depois de feito o vínculo, acesse Ações > Relacionamento, para realizar o relacionamento do plano de contas.

Relacionamento Plano de contas X Empresa

Após o cadastro dos modelos de plano, acesse o cadastro da empresa (Cadastros > Empresas) e clique em Editar para fazer o relacionamento:

Na especialização Contábeis informe:

Na especialização Rateio informe:

Para facilitar o controle dos relacionamento de cada um dos modelos, ao lado de cada campo é mostrado um status da situação da vinculação do modelo da empresa.

A partir desse momento que o modelo de plano é relacionado, esse campo é bloqueado, não permitindo mais a alteração.

Alteração de conta

Para uma alteração de conta em um modelo de plano já vinculado, quando é cadastrada uma nova conta, inativada ou alterada uma já existente, (podendo ser no plano de contas, financeiro, no plano de centro de custos ou no plano auxiliar) e o modelo de plano já estiver vinculado a uma ou mais empresas, o sistema inclui essa conta no relacionamento existentes, ou inclui a alteração na conta, nas empresas que utilizam o plano de contas que sofreu modificação.

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