Transação
As transações são utilizadas em praticamente todos os processos do sistema e elas definem qual será o comportamento da operação a ser realizada e seus atributos. É no cadastro da transação que definimos se ela é uma entrada ou saída (de estoque, de titulo a pagar ou receber, da tesouraria) e também são definidas as integrações entre as transações , por exemplo, para que seja gerado um título no contas a receber a partir de uma nota fiscal de venda, é necessário que a transação de entrada no CRE seja informada como uma integração da transação da nota fiscal.
Na guia Geral constam parâmetros que se aplicam a toda a gestão de suprimentos.
A guia Recebimento determina as características da transação para os processos de recebimento.
Na guia Estoque estão disponíveis parâmetros para definir as características da transação nos processos de estoque.
Além do estoque físico, o ERP senior X permite controlar também estoques virtuais dos produtos. Saiba como no vídeo explicativo abaixo:
Nos campos relacionados às transações, são exibidas somente transações do módulo de estoque, que pertençam à empresa selecionada, estejam com a situação ativa e possuam características conforme tipo da transação:
Transação correspondente de transferência de estoques (habilitado somente para movimento de saída):
- Tipo do estoque movimentado: Normal
- Transação é de movimento de entrada ou saída: Entrada
- Transação de estorno: Não
Transação para saída de reserva/bloqueio (habilitado quando tipo de movimento for normal e de saída):
- Tipo do estoque movimentado: Reservado ou Bloqueado
- Transação é de movimento de entrada/saída: Saída
- Transação de estorno: Não
Transação para controlar estoque de terceiro (habilitado quando tipo de movimento for normal):
- Tipo do estoque movimentado: Estoque de terceiros
- Transação é de movimento de entrada/saída: transação deve ser do mesmo tipo de movimento. Por exemplo, se o movimento for de entrada, a transação integrada deve ser de entrada.
- Transação de estorno: Não
Transação para movimentar estoque em poder de terceiros (habilitado quando tipo de movimento for normal):
- Tipo do estoque movimentado: Estoque em poder de terceiros
- Transação é de movimento de entrada/saída: transação deve ser movimento inverso. Por exemplo, se o movimento for de entrada, a transação de estorno deve ser de saída.
- Transação de estorno: Não
Transação para reserva/bloqueio de entrada (habilitado quando tipo de movimento for normal e de entrada):
- Tipo do estoque movimentado: Reservado ou Bloqueado
- Transação é de movimento de entrada/saída: Entrada
- Transação de estorno: Não
Transação de estorno (habilitado somente se a transação não for de estorno)::
- Tipo do estoque movimentado: deve ser do mesmo tipo de movimento da transação original
- Transação é de movimento de entrada/saída: transação deve ser movimento inverso. Por exemplo, se o movimento for de entrada, a transação de estorno deve ser de saída.
- Transação de estorno: Sim
As definições comerciais caracterizam a transação sobre o tipo de venda e consumidor, sobre o acréscimo de valores e ligação da família/produto/serviço.
Na guia Pedido os parâmetros definem a atualização do histórico, o cancelamento/reabilitação com títulos movimentados e se aceitam lotes vencidos.
Na guia Documento Fiscal são definidas as parametrizações da transação para documentos fiscais.
Na guia Tesouraria são cadastradas as definições das transações da tesouraria. Aqui são informados os tipos de transação, crédito ou débito, e caracteristicas da transação.
Na guia Contas a Pagar são definidas as características da transação para as rotinas de contas a pagar. Aqui são definidos tipos de títulos, moeda, comissão e demais atributos.
Na guia Contas a receber são definidas as características da transação para as rotinas de contas a receber. Aqui são definidas as características da transação usada no processo.
Na guia Rateio os parâmetros permitem definir a forma de atualização do saldo financeiros, as contas financeiras, contábeis e centro de custos, além do indicativo de movimento de estoque e ligação transação X conta financeira.
As guias Entrada e Saída possuem parâmetros que definem a CFOP, a aplicação da natureza de operação, dispositivo fiscal e mensagem que serão geradas nos documentos fiscais.
Lembrando que as guias Entrada e Saída são habilitas de acordo com o módulo da transação.
Na guia Saída, é possível parametrizar o campo Considerar a unidade de medida da NCM para geração da tag "uTrib". Veja abaixo os detalhes:
- Em notas fiscais de exportação, onde o cliente é do exterior, o sistema considera prioritariamente a unidade de medida tributável constante da NCM;
- Se nas notas fiscais emitidas contra um cliente nacional for necessário também praticar uma unidade de medida tributável diferenciada, defina este campo como Sim. Neste caso, o sistema considera a unidade de medida tributável constante no cadastro da NCM do produto na geração da tag <uTrib> do XML;
- Já ao definir este campo como Não, o sistema considera a unidade de medida do estoque na geração da tag <uTrib> do XML.
Uma transação integrada permite o relacionamento com a transação de outro módulo. Assim, quando algum processo executar a transação principal a integrada é executada em seguida.
Essa integração pode ser usada, por exemplo, integrando transações de notas fiscais de saída ou pedidos a uma transação de nota fiscal de entrada, para integrar transações para geração de notas fiscais de saída não é necessária nenhuma parametrização adicional.
Na guia de contabilidade deverá ser informada a forma de contabilização (Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade > Formas de contabilização) que será utilizada para criar os lançamentos contábeis desse movimento no momento que o usuário realizar a integração contábil.