Parametrizações da integração
Essa integração contempla o envio de dados entre o ERP senior X e a solução de Compliance Fiscal Senior.
Criações do Compliance Fiscal
Para o correto funcionamento da integração entre o ERP senior X e o Compliance Fiscal, é necessário que a base inicial do ERP XT seja restaurada a partir do SDM compliance-fiscal.
Esse SDM é disponibilizado junto à mídia de instalação do ERP XT.
Nessa base do compliance fiscal, já estão contemplados alguns cadastros iniciais como transações, unidades de medida, CEP, UF e empresas padrões para facilitar a implantação do sistema.
É necessário também criar usuários para acessar a solução de Compliance Fiscal Senior. Por padrão, podem ser incluídos dois usuários:
- Admin: Usuário para realizar as primeiras configurações no ambiente;
- Integrador: Usuário de integração para ser utilizado pelo ERP senior X na comunicação via web service.
O ideal é que todos os usuários do ERP senior X sejam cadastrados manualmente no SGU do Compliance Fiscal para garantir o correto funcionamento da solução.
Configurações
- Na plataforma acesse Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações;
- Cadastre uma Nova aplicação;
- Na Geração de tokens, selecione a opção “Reutilizar o mesmo token para as múltiplas sessões da aplicação”;
- Clique em Salvar;
- Copie a Chave de acesso e o Secret;
- Clique novamente em Salvar.
Caso a chave gerada para o campo Secret no passo 5 seja perdida, é preciso executar o processo abaixo:
- Acessar o ERP senior X com um usuário administrador;
- Vá até o menu Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações;
- Edite o registro da integração do ERP senior X com solução de Compliance Fiscal Senior;
- Clique no botão Remover.
- Após remover, inicie o processo de configuração do início novamente.
- Ainda na plataforma, acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
- No papel do admin, clique no botão Editar;
- Acesse a guia Permissões e associe a aplicação criada anteriormente no passo 3 da criação da aplicação;
- Clique em Salvar;
- Em seguida, acesse o aplicativo SeniorConfigCenter que fica dentro do diretório raiz de instalação do Compliance Fiscal;
- Vá até Plataforma XT > Configuração de integração e preencha os campos abaixo com as seguintes informações:
- Ambiente: Produção ou Homologação (Escolha a opção que se enquadra na instalação);
- Nome do tenant: Nome do tenant do ERP senior X;
- Chave de acesso a plataforma: Chave gerada no campo Chave de acesso no passo 5 da criação da aplicação;
- Chave secreta de acesso: Chave gerada no campo Secret no passo 5 da criação da aplicação;
- Clique em Salvar. Após isso, o ERP senior X passa a receber os logs de integração com o Compliance Fiscal Senior.
- Para configurar o servidor, acesse Tecnologia > Configuração > Por Tenant;
- Em Domínios e Serviços, filtre por erpx_cpl_xt;
- Expanda o item localizado e clique no botão Editar do serviço integration;
- Acesse a guia Sistema;
- Ao final da página, preencha os seguintes campos:
- URL do Webservice ERPXT:
- Servidor do Compliance com a porta do glashfish. Ex: http://servidor:8080.
- Usuário do Webservice ERPXT:
- Usuário de integração para o Compliance.
- Senha do Webservice ERPXT:
- Senha do usuário de integração para o Compliance.
- Crie uma regra no firewall do ambiente XT para receber as informações do ERP senior X.
- O IP de origem das informações é 18.233.88.245, de acordo com a documentação de Integrações da plataforma.
Habilitação dos serviços na solução de Compliance Fiscal Senior
Necessário garantir que os serviços utilizados estejam disponíveis para serem executados no ambiente. Assim, a configuração abaixo deve ser feita uma única vez no ambiente do Compliance:
- Acesse o ERP XT no menu Recursos > Implementações > Web Services > Editar;
- Expanda a tree para exibir todos os itens e verifique se os serviços abaixo detalhados estão ativos ():
- com.senior.g5.co.ger.cad.produto;
- com.senior.g5.co.ger.cad.clientes;
- com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores;
- com.senior.g5.co.ger.cad.transportadora;
- com.senior.g5.co.mct.imp.importarinventariofiscal;
- com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado;
- com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado;
- com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos;
- com.senior.g5.co.mct.ctb.gerarlotectb;
- com.senior.g5.co.mct.ctb.importacaolctctb;
- com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb.
Cadastros manuais
É necessário que o cadastro de empresas e filiais sejam feitas de forma manual no Compliance Fiscal Senior.
- Empresa;
- Filial;
- Modelo do plano de contas (incluindo máscaras).
- O código da empresa e da filial do Compliance Fiscal Senior devem ser exatamente igual à codificação existente no ERP senior X;
- A base Compliance possui quatro empresas padrões, e seus códigos não devem ser utilizados no ERP senior X. São eles:
- Empresa 100 - Simples Nacional;
- Empresa 101 - Lucro Presumido;
- Empresa 102 - Lucro Real;
- Empresa 200 - Implantação.
Para simplificar a implantação da solução de Compliance Fiscal Senior, existe uma tela para duplicar empresas e filiais. Nessa tela será usada as empresas padrões (100, 101 e 102) como base para a geração, de acordo com o regime tributário escolhido. Ela é acessada pelo menu Gestão Empresarial | ERP > Recursos > Inicialização > Processar.
Ativação do módulo da controladoria.
- Acesse o menu Gestão Empresarial | ERPX > Cadastros > Ferramentas > Módulos;
- Adicione o módulo da controladoria para as empresas da base.
Carga inicial
- Acesse Gestão Empresarial | ERPX > Cadastros > Ferramentas > Importar (carga inicial);
- Faça o processo de carga inicial da controladoria, clicando no botão Realizar carga.
- Acesse Gestão Empresarial | ERPX > Cadastros > Ferramentas > Importar (carga inicial);
- Faça o processo de carga inicial do data center, clicando no botão Realizar carga.
Modelo para uso
Por padrão, o modelo de importação não se encontra disponível para ser executado na lista de modelos padrões do Compliance Fiscal Senior. Desta forma, após a instalação da solução, o processo abaixo deve ser realizado uma única vez:
- Acesse o diretório de instalação do ERP XT no caminho Diretório Raiz \Sapiens\ImpExp\Controladoria\ERPx. Exemplo: C:\ERP XT\Sapiens\ImpExp\Controladoria\ERPx;
- Copie o modelo SAIM15000 contido nessa pasta;
- Cole o modelo no caminho Diretório Raiz \Sapiens\ImpExp. Exemplo: C:\ERP XT\Sapiens\ImpExp;
- Após esse processo, o modelo estará disponível para ser executado.
Plano de contas
Cadastre o plano de contas na solução de Compliance Fiscal Senior.
- Acesse no ERP senior X com um usuário administrador ou com permissões para uso do compliance;
- Vá até o menu Gestão Empresarial | ERPX > Cadastros > Modelo de planos > Plano de contas;
- Clique em Ações > Editar contas no plano de contas a ser exportado;
- Em seguida, clique em Ações > Exportar. Será apresentada na plataforma uma notificação da conclusão da exportação, aguarde até a conclusão;
- Baixe o arquivo .csv gerado através do link disponibilizado na notificação da plataforma;
- Altere a extensão do arquivo para .txt;
- Edite o arquivo e remova a primeira linha;
- Selecione todo o arquivo e converta para o formato ANSI. É possível utilizar o Notepad++ para esse passo;
- Abra o ERP XT e acesse o menu Gestão Empresarial | ERP > Recursos > Implementações > Importação/Exportação > Executar;
- Na tela de importação e exportação de dados, preencha os seguintes campos:
- Operação: informe a opção Importação;
- Código: informe o valor 15000;
- Arquivo: informe o arquivo exportado do ERP senior X. Aqui é necessário selecionar o arquivo com extensão .txt já convertido para ANSI.
- Após o preenchimento dos campos, clique em Executar;
- Ao aparecer a tela de Valores de Entrada, informe o código do modelo de plano de conta previamente cadastrado de acordo os pré-requisitos e clique no botão Ok.
- Vá até o menu Gestão Empresarial | ERPXT > Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade > Plano de Contas > Modelo X Empresa;
- Informar o Tipo de plano, Empresa destino e Modelo do plano, clicar em Mostrar e em seguida em Processar.