Apuração de resultado contábil
O confronto entre Receitas e Despesas, aqui denominada Resultado contábil, é feito no final do exercício por meio de lançamentos de encerramento das contas, onde em contra partida é dada uma única conta em que as receitas são creditadas e as despesas debitadas.
As receitas representam entrada de novos recursos para a empresa e são controladas em contas específicas, por exemplo: Receita de vendas financeiras. Por sua vez, as despesas representam consumo de recursos e também são controladas em contas específicas, por exemplo: salários, alugueis e materiais.
Nesse contexto, ao final de cada exercício contábil o confronto dessas informações para apurar o resultado da atividade empresarial e demonstra-la de forma clara e transparente.
Veja um exemplo na imagem a seguir:
Pré-requisitos:
Antes de iniciar esse processo, é importante atentar-se algumas parametrizações:
- Plano de contas: somente contas de resultado são impactadas por esse processo. Elas pertencem aos grupos Receitas, Despesas e Outros. Por isso, revise o plano de contas e garanta que a definição de grupo das contas cadastradas está correta;
- Definições contábeis da filial: na guia Contabilidade da especialização de Controladoria da filial (Cadastros > Filiais) constam parâmetros exclusivos da rotina de apuração de resultados. Neles deve ser definido a periodicidade de apuração da filial, bem como as contas padrões para lucros e prejuízos e as contas transitórias;
- Histórico padrão: deve-se atentar ao histórico padrão utilizado na apuração, porque eles possuem um tipo específico. Por isso, verifique em Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade >Históricos padrões se o campo Tipo está definido como Apuração de resultado de exercício. Porque somente serão listados para esse processo, lotes com esse tipo.
Realizando a apuração do resultado
Esse processo é feito depois de gerado o lançamento e contabilizado, através da Ação > Gerar apuração de resultados da tela Controladoria > Gestão de contabilidade > Gestão de lotes contábeis.
Vale ressaltar que não é possível apurar um novo período, enquanto a última não estiver contabilizada.
- O processo ocorre sempre por filial, por isso, informe a empresa e filial. Nesse momento, os campos tipo de apuração e contas são sugeridos conforme o cadastro das definições contábeis da filial.
Caso indique que a filial não faz apuração, o sistema irá barrar o processo. Nesse caso é necessário informar uma periodicidade. - A data de apuração deve ser informada respeitando o tipo definido para a filial (trimestral o semestral). Por exemplo, se a apuração for trimestral, é necessário informar uma data que seja referente a um trimestre. Em caso de divergência, o sistema sempre irá indicar quais datas são permitidas;
- No histórico padrão são mostrados apenas registros em que o Tipo seja Apuração de resultado de exercício;
- Ao clicar em Salvar e não havendo nenhum impeditivo, o sistema faz o processo de apuração de resultado, gera os lançamentos e de forma automática faz a apuração dos saldos. Com isso o lote passa pra situação Contabilizado.
O tempo de processamento do processo de apuração pode variar de acordo com a quantidade de lançamentos do período. Por isso, após finalizado o processo o sistema mostrará uma notificação ().
Apuração de novo período
Quando for realizada uma nova apuração para a empresa e filial, o sistema verifica a periodicidade de apuração dessa filial, e qual a data última realizada, e com base nessa sugere o novo período.
A partir da primeira apuração, sempre é sugerido pelo sistema.