Apuração de resultado contábil

O confronto entre Receitas e Despesas, aqui denominada Resultado contábil, é feito no final do exercício por meio de lançamentos de encerramento das contas, onde em contra partida é dada uma única conta em que as receitas são creditadas e as despesas debitadas.

As receitas representam entrada de novos recursos para a empresa e são controladas em contas específicas, por exemplo: Receita de vendas financeiras. Por sua vez, as despesas representam consumo de recursos e também são controladas em contas específicas, por exemplo: salários, alugueis e materiais.

Nesse contexto, ao final de cada exercício contábil o confronto dessas informações para apurar o resultado da atividade empresarial e demonstra-la de forma clara e transparente.

Veja um exemplo na imagem a seguir:

Pré-requisitos:

Antes de iniciar esse processo, é importante atentar-se algumas parametrizações:

Realizando a apuração do resultado

Esse processo é feito depois de gerado o lançamento e contabilizado, através da Ação > Gerar apuração de resultados da tela Controladoria > Gestão de contabilidade > Gestão de lotes contábeis.

Vale ressaltar que não é possível apurar um novo período, enquanto a última não estiver contabilizada.

  1. O processo ocorre sempre por filial, por isso, informe a empresa e filial. Nesse momento, os campos tipo de apuração e contas são sugeridos conforme o cadastro das definições contábeis da filial.
    Caso indique que a filial não faz apuração, o sistema irá barrar o processo. Nesse caso é necessário informar uma periodicidade.
  2. A data de apuração deve ser informada respeitando o tipo definido para a filial (trimestral o semestral). Por exemplo, se a apuração for trimestral, é necessário informar uma data que seja referente a um trimestre. Em caso de divergência, o sistema sempre irá indicar quais datas são permitidas;
  3. No histórico padrão são mostrados apenas registros em que o Tipo seja Apuração de resultado de exercício;
  4. Ao clicar em Salvar e não havendo nenhum impeditivo, o sistema faz o processo de apuração de resultado, gera os lançamentos e de forma automática faz a apuração dos saldos. Com isso o lote passa pra situação Contabilizado.
    O tempo de processamento do processo de apuração pode variar de acordo com a quantidade de lançamentos do período. Por isso, após finalizado o processo o sistema mostrará uma notificação ().

Apuração de novo período

Quando for realizada uma nova apuração para a empresa e filial, o sistema verifica a periodicidade de apuração dessa filial, e qual a data última realizada, e com base nessa sugere o novo período.

A partir da primeira apuração, sempre é sugerido pelo sistema.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!