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Regras de custeio

Informamos que esta funcionalidade está em fase piloto e ainda não disponível para todos os clientes da Senior.

A tela de Regras de custeio permite configurar os critérios utilizados para valorização dos componentes envolvidos no processo de fabricação de um item. Essas regras definem como será calculado o custo dos materiais utilizados, permitindo que o sistema considere diferentes estratégias de apuração de custos, conforme as necessidades da empresa.

É possível criar diversas regras de custeio, como por exemplo:

Entre diversas outras possibilidade oferecidas pelo sistema.

Essas regras são aplicadas posteriormente no cálculo do custo padrão, impactando diretamente a análise da rentabilidade e a formação do preço de venda dos produtos.

Como cadastrar uma nova regra?

Para cadastrar uma nova regra, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a tela Regras de custeio (Custos > Custo padrão > Cadastros > Regras de custeio) e clique em Adicionar;
  2. Preencha os seguintes campos:
    • Empresa e Filial: para definir onde a regra será aplicada;
    • Código e Descrição: identificação da regra de custeio.
    • Origem de custeio: é possível selecionar a opção Nota fiscal de entrada como origem do custeio;
    • Tipo de custeio: escolha o critério que será utilizado para compor o custo:
      • Maior;
      • Média;
      • Menor;
      • Último.
    • Composição de custo: defina como será composta a base de cálculo:
      • Valor bruto;
      • Valor líquido;
      • Valor de Aquisição.

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