Regras de custeio
Informamos que esta funcionalidade está em fase piloto e ainda não disponível para todos os clientes da Senior.
A tela de Regras de custeio permite configurar os critérios utilizados para valorização dos componentes envolvidos no processo de fabricação de um item. Essas regras definem como será calculado o custo dos materiais utilizados, permitindo que o sistema considere diferentes estratégias de apuração de custos, conforme as necessidades da empresa.
É possível criar diversas regras de custeio, como por exemplo:
- Uma regra que considera o último custo de aquisição;
- Outra que adota o menor custo disponível;
- Ou ainda uma que utiliza a média dos custos registrados.
Entre diversas outras possibilidade oferecidas pelo sistema.
Essas regras são aplicadas posteriormente no cálculo do custo padrão, impactando diretamente a análise da rentabilidade e a formação do preço de venda dos produtos.
Como cadastrar uma nova regra?
Para cadastrar uma nova regra, siga os passos abaixo:
- Acesse a tela Regras de custeio (Custos > Custo padrão > Cadastros > Regras de custeio) e clique em Adicionar;
- Preencha os seguintes campos:
- Empresa e Filial: para definir onde a regra será aplicada;
- Código e Descrição: identificação da regra de custeio.
- Origem de custeio: é possível selecionar a opção Nota fiscal de entrada como origem do custeio;
- Tipo de custeio: escolha o critério que será utilizado para compor o custo:
- Maior;
- Média;
- Menor;
- Último.
- Composição de custo: defina como será composta a base de cálculo:
- Valor bruto;
- Valor líquido;
- Valor de Aquisição.
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