Transferência de custos - Suprimentos
Esta tela permite a devolução do custo real de um item produzido ao estoque. Esse processo deve ser feito após o fechamento do custo real, garantindo que o estoque seja atualizado com o valor correto do produto.
O objetivo dessa funcionalidade é assegurar que o estoque reflita o custo correto dos itens produzidos, evitando distorções financeiras e proporcionando maior precisão nos cálculos contábeis e gerenciais.
Pré-requisito
Na tela de Cadastro de parâmetros, localizada em Custos > Custo real > Cadastros > Parâmetros gerais, acesse a guia Parametrização de Transações e selecione as transações que serão utilizadas para a movimentação de custo.
Como realizar a transferência de custos?
Selecione no Filtro a Empresa, Filial e o Período que será considerado para a transferência de custos. Após isso, em Movimentos, é possível visualizar em cada guia os valores de custos apresentados por Ordens de Produção e por Produto (guia Saldos):
- Ordens de Produção: Apresenta o custo real apurado com base nas ordens de produção encerradas dentro do período selecionado;
- Saldos: Apresenta o saldo de estoque disponível e o custo real de acordo com a valorização dos produtos no período.
Em seguida, clique no botão Transferir para realizar a operação. Ao confirmar a transferência, o sistema gera movimentos de estoque com quantidade zero para cada ordem de produção fechada no período, registrando a diferença do custo de referência, que pode ser positiva ou negativa. Além disso, o campo Preço de custo de todos os produtos produzidos no período é atualizado.
Essa rotina permite também consultar os movimentos realizados e o histórico de transferência, que exibe o estado atual da transferência de custo para o período filtrado.
English
Español
English
Español


