ERP senior X > Gestão de usuários > Gestão de papéis

Gestão de papéis no ERP senior X

Através da Gestão de Papéis, é possível definir as permissões que o usuário terá no sistema. Cada papel corresponde a um conjunto de atividades que o usuário poderá executar no ERP senior X e que podem ser classificadas conforme a função, cargo, setor ou qualquer outro parâmetro que desejar para categorizar os níveis de permissões.

Para efetuar a gestão de papéis dos usuários acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.

Veja o video abaixo para entender um pouco mais sobre a gestão de papéis no ERP senior X:

Nota

Somente usuários administradores podem cadastrar novos papéis no sistema.

Papéis pré-definidos

O sistema já possui uma lista de papéis pré-definidos, que estão separados por gestões - Analytics, Cadastros, Contratos e assim por diante. O papel ERP senior X Finanças, por exemplo, já está pré-configurado pelo sistema para dar acesso aos processos relacionados ao módulo de finanças. Então, se a sua empresa possui um funcionário responsável pelos processos financeiros, basta atribuir este papel ao usuário dele.

Veja abaixo a lista dos papéis pré-definos:

Você pode atribuir um ou mais papéis a um mesmo usuário. Veja abaixo como proceder:

Como gerir os papéis?

Você pode gerir e criar novos papéis com permissões diferenciadas. Neste caso, é possível duplicar um papel já existente e apenas adicionar ou remover as permissões conforme a necessidade. Este processo simplifica e agiliza a criação de um novo papel.

Por exemplo, você pode criar um papel onde o usuário tenha acesso total à gestão de finanças e acesso a algumas funcionalidades da gestão de mercado. Para isso, duplique o papel de finanças, renomeie e apenas adicione as permissões para as funcionalidades desejadas da gestão de mercado.

Ou então, você pode criar um papel onde o usuário terá acesso à gestão de finanças, porém, algumas de suas funcionalidades não devem ser permitidas ou devem conter restrições de uso. Para isso, duplique o papel de finanças, renomeie e apenas remova a permissão para as funcionalidades que você deseja restringir.

Veja como abaixo como duplicar um papel e como adicionar e remover permissões:

Bloquear visualização de telas

Você pode também gerir as telas do sistema as quais os usuários têm permissão para visualizar.

Este processo é feito através do caminho Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis, onde é necessário primeiro identificar a tela do sistema a qual deseja bloquear a visualização, para posteriormente executar a configuração.

Existem duas formas para identificar a tela do sistema:

  1. Você pode acessar, no próprio ERP senior X, a tela a qual deseja bloquear a visualização de determinados usuários. Após isso, é só clicar no menu lateral de opções e em seguida clicar em Permissões. Desta forma, o sistema informa automaticamente todos recursos atrelados à tela;
  2. Ou então, você pode acesser o arquivo JSON do sistema e identificar a tela que deseja bloquear a visualização.

Por exemplo, você deseja que em determinado papel não seja possível visualizar a tela de Cadastro de filial. Esta tela fica no caminho Cadastros > Filial.

Veja abaixo em detalhe como proceder das duas formas:

Você pode ter mais informações sobre a gestão de papéis acessando o manual de Gestão de Papéis do senior X Platform.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!