ERP senior X > Planejamento Tributário > Simulador da Reforma Tributária

Simulador da Reforma Tributária

O Simulador da Reforma Tributária da Senior é uma solução inteligente e agnóstica, que permite às empresas simular o impacto dos novos impostos previstos na Reforma Tributária (CBS, IBS e IS).

Com base em dados de movimentações passadas, o simulador projeta cenários futuros, auxiliando no planejamento tributário e na tomada de decisões estratégicas.

Voltado para empresas de todos os portes, o simulador é especialmente útil para negócios com alto volume de transações, como varejo, indústria e prestação de serviços, além de atender contadores, consultores e departamentos financeiros.

Conheça a Sara Reforma Tributária: uma inteligência artificial integrada ao Simulador que ajuda a interpretar os dados e transformar resultados em insights estratégicos.

Parametrizações iniciais no senior X

Funcionalidades disponíveis

É importante destacar que o sistema fornece uma simulação do cálculo a partir do valor contábil dos itens com os tributos da Reforma Tributária e que ainda podem surgir novas leis complementares que agreguem mais tratativas e outras especificidades para um cálculo mais preciso dos valores de tributação.

Filtros

O simulador exibe os dados conforme os filtros aplicados.

Os campos CNPJ Raiz, Competência e Movimento são de preenchimento obrigatório. Os demais filtros são opcionais e permitem ao usuário personalizar a visualização dos dados conforme sua necessidade.

Cálculo padrão de referência

Cálculos e visualização dos Impactos da Reforma Tributária

O sistema permite visualizar, em nível de empresa, filial e competência base, o impacto dos novos impostos previstos pela Reforma Tributária.

O Simulador exibe o cálculo dos impostos antes da reforma, com base na competência analisada, e projeta essa competência aplicando as novas regras de cálculo para cada ano subsequente.

A apresentação dos dados é definida conforme a seleção feita no filtro Visão Projetada, que determina como a interface será exibida.

Opções de visão projetada:

Se houver redução conforme LC 214/2025:

O Simulador da Reforma Tributária permite o detalhamento de algumas informações como: Alíquotas, Apuração, Detalhes da Apuração, Operações de Crédito e Operações de Débito. A seguir, vamos conhecer cada uma delas em detalhes:

Reduções de Alíquotas por NCM e NBS

Para as operações de entradas e saídas com redução de alíquotas, utilizamos a tabela de NCM e NBS atrelada aos percentuais de redução de alíquotas, conforme os artigos da Lei Complementar 214/2025. Isso permite que o cálculo do simulador seja o mais assertivo possível.

A alíquota padrão para o CBS e IBS é definida com base nas alíquotas previstas para 2033, sendo:

Com essas informações, localizamos a NCM e NBS utilizadas na operação e aplicamos o fator de redução da alíquota correspondente.

Dessa forma, encontramos a alíquota efetiva da operação e aplicamos no cálculo do CBS e IBS.

Observação

A legislação tributária está sendo alterada constantemente. Portanto, pode haver divergências nos percentuais de redução, conforme as atualizações legislativas.

Crédito de fornecedores do Simples Nacional

Para identificar as operações de entrada de fornecedores do Simples Nacional, o simulador recebe a informação sobre o Regime Tributário do fornecedor através da API de entrada das operações. Com base nessa informação, o simulador calcula o crédito dos novos impostos utilizando as alíquotas médias do CBS Simples e IBS Simples.

Regra para o cálculo

Regras específicas para cálculo do simulador

Extração de informações

Nas guias Operações de Crédito e Operações de Débito, é possível extrair os registros exibidos na tela por meio das seguintes opções de exportação:

Todas as opções de exportação consideram apenas os registros listados na tela. Caso filtros sejam aplicados no simulador (como período, empresa ou tipo de operação), o arquivo gerado refletirá exclusivamente os dados filtrados.

Detalhamento da API

O Simulador recebe um resumo das operações de crédito e operações de débito através das APIs, obtendo o detalhamento a seguir:

Posso utilizar o Simulador com quais soluções?

O Simulador pode ser utilizado com as seguintes soluções:

A integração ocorre via API, com o envio das operações fiscais (entradas/saídas) e o retorno automático dos cálculos baseados na nova legislação.

Quais são as próximas entregas e roadmap do Simulador da Reforma Tributária?

  Funcionalidade  SimuladorSoluções integradas com o Simulador
ERP XTMega XTUAU XTERP X integrado com Compliance XT
Cálculos da fase de transiçãoOut/25
Sara Reforma TributáriaNov/25----
Analytics do SimuladorFev/26----
Exportação por item em planilhaOut/25
Personalizar exceções de cálculoOut/25----
Considerar benefícios FiscaisDez/25Dez/25Dez/25Dez/25Dez/25
Cálculo das incorporadoras (RET)A definirA definirA definirA definirA definir
DRE ProjetadoA definirA definirA definirA definirA definir
Integração com ERPs terceirosA definir----
Calculadora da ReformaA definir----

Dúvidas Frequentes

Continue ampliando seu conhecimento: no artigo Simulador da Reforma Tributária: o que é e como usar?, você confere como a solução apoia as empresas na adaptação às mudanças da Reforma.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!