Análise de Reposição
A análise de reposição é um processo na qual avalia-se a necessidade de repor produtos para os depósitos da empresa, a fim de manter estoque disponível para atender as demandas e minimizar a falta de estoque. Este processo de análise pode ser executado de forma automática ou de forma manual.
Em geral, procura-se avaliar o histórico de consumo do passado, com objetivo de fazer uma projeção para o futuro, e com isso, estimar o quanto é necessário comprar de mercadoria com objetivo de repor o estoque.
São funções do processo de análise de reposição:
- Geração de um novo processo de análise de reposição;
- Exibição do resultado da execução do processo de análise de reposição;
- Confirmação e edição das quantidades a serem repostas;
- Geração das demandas.
Pré-requisitos
Para que seja possível realizar a análise de reposição, é necessário realizar as seguintes configurações:
- Em Cadastros > Produtos e serviços > Depósitos, indicar em quais depósitos será feita a análise de reposição, selecionando o checkbox Realizar reposição?;
- Definir o tipo de cálculo para a quantidade a repor em Cadastros > Produtos e Serviços > Relacionamento produto x depósito. Esta definição deve ser feita por produto num depósito. As opções possíveis são:
- Nenhum (não calcular);
- Por estoque mínimo;
- Por estoque máximo.
Cálculo da quantidade a repor
Para cada produto que atender aos parâmetros informados no processo agendado, o sistema calcula a quantidade a repor, utilizando o cálculo do estoque mínimo.
Sendo que:
- Estoque mínimo: é o valor do campo "Quantidade mínima de estoque" da ligação de produto com depósito;
- Estoque atual: é o saldo de estoque atual;
- Total de compras: é a soma da quantidade total de compras que estão em andamento. Dependerá do parâmetro Tipo de documentos a serem considerados como compras.
A formula de cálculo é:
Quantidade a repor = 1 - 2 - 3 |
---|
Esse cálculo considera as seguintes informações:
- Quantidade máxima do produto no estoque do depósito.
- Saldo atual do produto no estoque.
- Quantidade do produto em processo de compras.
A fórmula do cálculo é:
Quantidade a repor = 1 - 2 - 3 |
---|
O que você pode fazer:
É possível gerar uma reposição manual no sistema. O processo manual é útil para diversas atividades do dia a dia do processo de suprimentos.
- Acesse Suprimentos > Gestão de estoques > Análise de reposição e clique em Adicionar para incluir uma reposição;
- Especifique a Empresa, o(s) Depósito(s);
- Em Tipo de documento de compra, você deve informar o que será incluído na análise de reposição além do saldo de estoque. É possível optar entre ''Nenhum'', ''Necessidade de compras'', ''Pedido de compras'' ou ''Necessidade e pedido de compras''. As últimas três opções são úteis para saber que não há necessidade de reposição de determinada quantidade porque ela está em processo de compras;
- Em Tipo de documento de produção, você pode escolher por ''Nenhum'' ou ''Atendimento de demanda em produção'' para informar se quer considerar o que está sendo produzido ou não para a análise de reposição;
- Preencha o Usuário responsável;
- Em Demanda automática, escolha se quer que a demanda seja gerada automaticamente caso a quantidade de reposição for superior a 0;
- Após isso, clique em Salvar.
Observação
Quando a análise de reposição de um produto é feita, o sistema invalida a análise de reposição que eventualmente já tenha sido gerada e que esteja pendente de geração de demanda.
Depois da análise gerada, através do botão Ações, é possível ter as seguintes opções:
- ''Itens de reposição'';
- ''Gerar demanda'': que gera demanda para todos os itens que foram analisados como pendentes;
- ''Cancelar'';
- ''Reprocessar''.
Além disso, mesmo após a quantidade a repor calculada pelo sistema, é possível alterá-la.
Exemplo:
O sistema calculou que é necessário repor 2 unidades. Através do botão Ações, opção ''Alterar quantidade a repor'', é possível indicar que você deseja repor 5 unidades.
Análise de reposição de produto produzido
Também é possível fazer a análise de reposição dos produtos produzidos. Após a geração da análise, é possível gerar a demanda da quantidade sugerida para repor e, depois dessa ação, a ordem de produção será gerada.