Dados Consolidados
É crucial ter informações atualizadas sobre as safras, mas as decisões precisam ser embasadas em comparações entre safras anteriores ou períodos da mesma safra. Nesse sentido, a funcionalidade de comparação entre consolidações do Gestão Safra tem como objetivo facilitar o planejamento das próximas safras e avaliar o desempenho das safras anteriores.
O que você pode fazer:
Para efetuar uma comparação siga os passos abaixo:
- Acesse Gestão Agro > Gestão Safra > Dados Consolidados;
- No quadro Dados de Consolidação, selecione os registros que deseja comparar marcando a caixa de seleção de cada um deles;
- Clique no botão Comparar;
- Esta ação abrirá uma nova tela denominada Visualizar Comparação de Dados Consolidados, onde será possível visualizar gráficos e dados que auxiliam na visibilidade de comparação entre consolidações.
Ao abrir a tela de Visualizar Comparação de Dados Consolidados, e possível visualizar um comparativo de estoque entre as consolidações, facilitando a identificação de diferenças e similaridades com uma comunicação visual e eficiente. Para a seleção destes gráficos, utilize os seguintes passos:
- Na tela de Visualizar Comparação de Dados Consolidados, entre na seleção de Filtros;
- É possível realizar a filtragens pelo código da consolidação, ID da cultura e o tipo do estoque (entrada e/ou saída), e opcional pelo nome da cultura;
- Ao clicar em Adicionar, é possível disponibilizar novos campos para comparação de consolidação;
- Quando selecionada uma ou mais consolidações, utilize o botão Comparar para visualizar os gráficos:
Gráficos disponíveis:
Observação
- Comparação da Evolução dos Custos: este gráfico em área mostra a evolução dos custos através das consolidações selecionadas na filtragem:
- Quantidade Estoque Entrada: o gráfico comparativo exibe os saldos de entrada de estoque entre as consolidações selecionadas:
- Comparação da Receita Operacional Bruta: exibido em área, este gráfico possibilita comparar a receita bruta entre duas ou mais consolidações, permitindo identificar a variação da receita:
- Comparação da Saída de Estoque: exibe o gráfico comparativo de saldos de saída de estoque entre as consolidações selecionadas:
- Preço Médio Estoque Safra: o gráfico de área exibe a comparação das consolidações selecionadas através da receita bruta operacional:
- Quantidade Estoque: exibe a quantidade estoque relaciona a regra de depósito em um gráfico comparativo:
Permite consultar os registros dos dados já consolidados na Senior X, objetivando viabilizar a geração e visualização das visões dinâmicas.
- Acesse Gestão Agro > Gestão Safra > Dados Consolidados;
- No quadro Dados de Consolidação serão exibidos os registros já consolidados. Neste quadro será informado:
- Código: informa o código da regra de consolidação vinculada. Este código é gerado automaticamente pelo sistema, ao gerar a consolidação;
- Regras de Consolidação: apresenta a descrição da regra de consolidação vinculada;
- Data de criação: informa a data e hora da geração da consolidação;
- Status: apresenta o status da consolidação das informações;
- Criado por: informa o usuário gerador dos dados da consolidação.
- Para visualizar as visões dinâmicas, selecione o(s) registro(s) desejado(s) e clique em Visualizar;
- Esta ação abrirá uma nova tela contendo os cards com as informações de todas as regras consolidadas;
- No topo dessa tela haverá o quadro Configuração das Regras de Consolidação, onde será possível verificar o resumo das informações de configurações utilizadas na geração das visões. Importante destacar que as informações desse quadro são destinadas somente para leitura e será possível visualizar os seguinte dados:
- Descrição: informa a descrição da regra de consolidação utilizada;
- Safra: indica a safra vinculada à regra de consolidação;
- Regras: informa as regras de consolidação utilizadas;
- Culturas: indica a cultura vinculada à regra de consolidação.
- Com relação aos cards, para exibir apenas as informações de um determinado registro, é necessário utilizar o filtro disponibilizado através do botão (ícone de lista), do card específico.
- Após, na tela Configuração de Regras de Consolidação, realizamos a configuração dessas regras, vinculando-as a uma Safra (obrigatório) e Cultura (opcional). Além disso, vinculamos as regras desejadas para consolidação das informações.
- Ainda nessa tela, localizamos e selecionamos a configuração realizada no quadro Lista de Configuração das Regras de Consolidação. Após, clicamos em Gerar Consolidação;
- Por fim, na tela Dados Consolidados, localizamos o registro da consolidação gerada anteriormente e clicamos em Visualizar;
Veja abaixo um exemplo prático do funcionamento da rotina, desde o cadastro e configuração das regras até a geração da visão.
- Nos casos em que houver informações zeradas, o campo de cálculo que utiliza essa informação também não apresentará valor. Exemplo: quando não houver informação de valores de receita operacional bruta e deduções da receita bruta, o campo (=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA do DRE não apresentará valor.
- As informações dos campos (+) RECEITA OPERACIONAL BRUTA, (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA, (-) CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS, (-) GASTOS COM PESSOAL, (-) DESPESAS OPERACIONAIS, (-) IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO, (-) IMPOSTO DE RENDA e (-) CONTRIBUIÇÃO SOCIAL são preenchidas com base na busca dos registros integrados de nota fiscal, culturas, safras, entre outros.
Veja abaixo maiores informações sobre a composição das informações presentes nos cards de visualização dos dados consolidados:
Custo Safra
Apresenta o valor total de todas safras consolidadas, usando regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Matriz de Distribuição.
Valor Estoque
Apresenta o valor total do estoque. Essa informação é gerada a partir da consolidação das regras cadastradas com o Tipo da regra definida como Depósito e o Grupo da regra definido como Depósito Entrada e/ou Depósito Saída.
Preço Médio Estoque Safra
Apresenta o preço médio do estoque, consolidando as informações que possuem o Tipo da regra igual a Depósito e o Grupo da regra definido como Depósito Entrada e/ou Depósito Saída.
Quantidade Estoque Entrada
Informa a quantidade de movimentação de estoque do tipo entrada. Essa informação é consolidada a partir de regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Depósito e com o Grupo da regra definido como Depósito Entrada.
Valor Total de Insumos
Informa o valor total de insumos gastos na safra selecionada na consolidação. Essa informação é consolidada a partir de regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Projeto/Fase - Consumo de Insumos.
Quantidade Estoque Saída
Informa o valor total de insumos gastos na safra selecionada na consolidação. Essa informação é consolidada a partir de regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Depósito e com o Grupo da regra definido como Depósito Saída.
Quantidade Total de Insumos
Apresenta a quantidade total de insumos gastos na safra, usando regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Projeto/Fase - Consumo de Insumos.
Maiores consumos de insumos
Apresenta, em forma de gráfico de coluna horizontal, os cinco maiores consumos de insumos de uma determinada safra, usando regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Projeto/Fase - Consumo de Insumos.
Quantidade Estoque
Apresenta a quantidade de movimentação de estoque total, consolidando as informações que possuem o Tipo da regra igual a Depósito e o Grupo da regra igual a Depósito Entrada e/ou Depósito Saída.
Demonstrativo de Resultado - DRE
Demonstrativo de Resultado DRE, cujas informações são consolidadas das regras cadastradas com o Tipo da regra igual a Matriz de Distribuição, Projeto/Fase - Faturamento ou Cadastro Safra - Faturamento.
(=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA= RECEITA OPERACIONAL BRUTA - DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA;
(=) LUCRO OPERACIONAL BRUTO = RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA - CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS;
(=) LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA = LUCRO OPERACIONAL BRUTO - GASTOS COM PESSOAL - DESPESAS OPERACIONAIS;
(=) LUCRO LÍQUIDO = LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA - IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO - IMPOSTO DE RENDA - CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
Nota
Receita Bruta
Informa a receita bruta, consolidando informações que possuem o Tipo da regra definido como Projeto/Fase - Faturamento.
- As visões geradas diretamente através do Gestão Safra são resultado do cadastro e configuração das regras de consolidação e apresentam informações com base na regra definida.
- Todos os cards possuem a opção de filtros, através do botão (ícone de lista). Estes filtros funcionam de forma independente, ou seja, o filtro aplicado em um card não terá impacto nas informações exibidas por outro.
- Para exibir relação de todas as informações que compõem a informação apresentada no card, clique no botão (ícone de lista) e, então, em Visualizar Dados. Nessas informações, caso o card não possua informações a serem exibidas, os campos serão apresentado com valores zerados e a descrição será substituída por um um - (hífen).
- As quantidades informadas na visão dinâmica serão exibidas de acordo com a Unidade de Medida cadastrada na tela Configuração de Regras de Consolidação. Além disso, no card será informado o sufixo da medida parametrizada.
O sistema permite aplicar filtros às consolidações previamente comparadas. O filtro, por sua vez, é aplicado somente às culturas contidas nas consolidações, carregadas na tela de comparações.
Clicando na (ícone de lupa), a tela de filtro é aberta, sendo possível refinar o filtro somente com as culturas presentes nas consolidações selecionadas previamente para comparação.
English
Español


