Regras de Consolidação
O cadastramento e a configuração das regras de consolidação são passos essenciais no Gestão Safra para consolidar as informações e, posteriormente, gerar as visões dinâmicas.
O que você pode fazer:
- Acesse a Senior X e, então, o menu Gestão Agro > Gestão Safra > Regras de Consolidação;
- Na tela, clique em Adicionar;
- Informe os campos:
- Descrição da regra: informar uma descrição para a regra de consolidação;
- Tipo da regra: informar o tipo da regra de consolidação. As opções deste campo são: Depósitos, Matriz de distribuição, Cadastro Safra - Classificação, Cadastro Safra - Consumo de Insumos, Cadastro Safra - Faturamento, Projeto/Fase - Consumo de Insumos ou Projeto/Fase - Faturamento;
- Grupo da regra: informar o grupo que a regra de consolidação pertence. As opções deste campo são: Custos, Receitas, Depósito Entrada ou Depósito Saída.
- Matrizes de distribuição: este campo permite vincular uma matriz de distribuição à uma regra e ficará disponível no formulário somente quando o Tipo da Regra for definido como Matriz de distribuição. Além disso, as opções existentes neste campo são originadas via integração, através da API createDistributionMatrices.
- Clique em Salvar.
- Todos os campos são de preenchimento obrigatório;
- Ao realizar o cadastro, o Código da regra de consolidação será gerado de forma automática e sequencial, em ordem crescente.
- No campo Matrizes de distribuição não é possível inserir uma matriz que já esteja vinculada a uma regra de consolidação.
- As opções Depósito Entrada e Depósito Saída somente ficarão disponíveis no campo Grupo da Regra quando o Tipo da Regra for definido como Depósitos. Essa informação será utilizada posteriormente para efetuar a consolidação das informações, onde o sistema buscará as informações dos movimentos de depósito, filtrando os resultados por tipo de estoque (entrada ou saída).
- Quando o Tipo da regra for definido como Projeto/Fase - Faturamento ou Cadastro Safra - Faturamento, somente será possível selecionar a opção Receitas no Grupo da regra.
- Quando o Tipo da Regra for definido como Projeto/Fase - Consumo de Insumos, somente será possível selecionar a opção Custos no Grupo da Regra.
- Acesse a Senior X e, então, o menu Gestão Agro > Gestão Safra > Configuração de Regras de Consolidação;
- Na tela, clique em Adicionar;
- Informe os campos:
- Descrição: informar uma descrição para a regra de consolidação;
- Safra: vincular uma safra à regra de consolidação. Destaca-se que somente é possível vincular uma safra por regra de consolidação;
- Regras de Consolidação: vincular a regra de consolidação à safra informada anteriormente. Neste campo é possível vincular mais de uma regra de consolidação. Destaca-se que as informações deste campo tem origem através do Cadastro de Regras de Consolidação;
- Culturas: permite vincular uma ou várias culturas à regra de consolidação. Esse campo é de preenchimento opcional e, quando não informado, o sistema criará uma consolidação com todas as culturas cadastradas, que possuam vinculo com a Safra informada;
- Regra de conversão de unidade: permite indicar a regra de conversão de medida que será utilizada para exibir as informações de quantidade, na consolidação das informações no sistema. As opções desse campo são cadastradas na tela Conversão de Unidades de Medida, e, ao clicar no botão (ícone de pesquisa), será aberta a tela Unidade de Medida, contendo a listagem dos cadastros já existentes no sistema.
- Clique em SalvarImportante
- Os campos Descrição, Safra e Regras de Consolidação são de preenchimento obrigatório.
- Ao realizar o cadastro, o Código da regra de consolidação será gerado de forma automática e sequencial, em ordem crescente.
- As informações existentes nos campos Safra e Culturas possuem origem nos cadastros efetuados através das telas Safras e Culturas.
Ao acessar a tela desejada, através do menu lateral, será exibida uma lista com todos os cadastros e/ou configurações já realizadas. Para editar as informações, localize o registro desejado e clique em Editar. Esta ação irá abrir outra tela para edição dos dados desejados. Destaca-se que não é possível alterar o código da regra de consolidação.
Para deletar um cadastro, utilize o botão Excluir.
Não é possível excluir um registro de configuração de regra de consolidação, quando esses dados já estiverem consolidados no sistema.
Para visualizar apenas o(s) cadastro(s) desejados, é possível aplicar filtros de busca nesta tela. Para isto, no quadro Filtros, clique no botão (ícone de mais) e informe os campos desejados.
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