Portal do Gestor (Produtor Rural) — Usuários
A Gestão de Usuários permite ao Administrador/Gestor da Empresa Agro uma fácil visualização, manutenção e administração dos dados dos Produtores Rurais dentro da Senior X. Esses Produtores podem ser cadastrados através da própria Plataforma, assim como podem ser integrados do Gestão Empresarial | ERP da Empresa Agro. Além de garantir ao Administrador/Gestor um fácil acesso aos dados dos seus Produtores, também é possível gerenciar quais Produtores terão acesso ao aplicativo, podendo o Gestor ativar ou desativar o acesso de determinados Produtores, conforme sua necessidade.
Fluxo completo do processo (Gestão Empresarial | ERP x Senior X x App do Produtor Rural)
O que você pode fazer:
Cadastro, consulta e exclusão de usuários
- Acesse a Senior X e, então, o menu Gestão Agro > App do Produtor > Usuários;
- Na tela Lista de usuários, clique em Adicionar;
- Na tela Cadastro de usuários, preencha os seguintes campos:
- Código: informe o código de registro do Produtor Rural;
- Nome: informe o nome do Produtor Rural;
- E-mail: insira o endereço de e-mail do Produtor Rural. Quando o Produtor Rural já possui um usuário relacionado ao e-mail cadastrado na Senior X, o campo E-mail não é habilitado;
- Status: selecione a opção Ativo ou Inativo. Quando o Status é definido como Ativo, a conta de usuário do Produtor Rural é criada; porém, ao definir o Status como Inativo, é realizado apenas o cadastro do Produtor Rural na Senior X;
- CNPJ/CPF: informe os dados de CNPJ ou CPF do Produtor Rural;
- Grupos: neste campo, você pode vincular o usuário a um grupo de Produtores Rurais. O campo Grupos, por sua vez, é habilitado apenas quando o Status é definido como Ativo;
- Observações: neste campo, você inserir informações sobre o Produtor Rural.
- Depois de preencher os campos, clique no botão Salvar.
Caso você clique em Cancelar, o cadastro de usuário será cancelado e as informações preenchidas serão perdidas.
Observação
- Os campos Nome, E-mail e CNPJ/CPF são obrigatórios;
- Quando o cadastro do usuário é efetuado, não é mais possível editar os campos E-mail e CNPJ/CPF;
- Ao criar e ativar um usuário/Produtor Rural pela primeira vez, um e-mail ou SMS pode ser enviado para esse Produtor com o link de acesso ao aplicativo. Para mais informações, você pode consultar a documentação Acesso do Produtor Rural ao aplicativo;
- Caso o usuário cadastrado seja Colaborador e Produtor Rural, esse usuário precisa de dois tipos de acesso: um de Colaborador, com seu e-mail e login da Empresa Agro; e outro como Produtor, com seu e-mail e login pessoal.
O cadastro de Produtores Rurais na Senior X é realizado via integração, através da API registerProducerReceivedApi.
{
"producers":[
{
"code":3,
"cnpjCpf":"111.222.333-00",
"name":"Fulano Fulano",
"email":"fulano@empresa.com.br",
"situation":"ATIVO",
"producerCustomer":"true",
"producerSupplier":"false"
}
]
}
- Acesse a Senior X e, então, o menu Gestão Agro > App do Produtor > Usuários;
- Na tela Lista de usuários, serão apresentados todos os usuários cadastrados;
- Identifique o usuário desejado e realize a ação, conforme o Status do usuário e as opções disponíveis no botão Ações.
Na tabela abaixo, você pode conferir quais são os status dos usuários e quais são as ações disponíveis para cada status.
| Status do usuário | Opções disponíveis no botão Ações |
|---|---|
| Ativo |
Editar
|
| Inativo | Editar |
- Editar: ao editar um usuário, a tela Cadastro de usuários é aberta e você pode fazer a edição de todos os campos (exceto do campo E-mail, pois como o usuário está sendo editado, seu e-mail já existe na Senior X, não sendo possível alterar o e-mail já cadastrado para o usuário);
- Exibir token de acesso: ao clicar nesta opção, será exibido o token para liberar o acesso ao aplicativo do Produtor Rural;
- Exibir link de acesso: clicando neste botão, será exibido o link para liberar o acesso ao aplicativo do Produtor Rural;
- Gerar novo token de acesso: selecionando esta opção, será gerado um novo token para liberar o acesso ao aplicativo do Produtor Rural;
- Reenviar e-mail de boas vindas: ao clicar neste botão, o e-mail de boas vindas é reenviado ao Produtor Rural. Atenção: o botão Reenviar e-mail de boas vindas é apresentado no sistema apenas para os usuários que possuem o Device token.
Device token
Na tela Lista de usuários, há disponível a coluna Possui o Device token no quadro Lista de usuários. Essa coluna indica se o usuário do Produtor Rural possui, ou não, o Device token ativado. O Device token, por sua vez, tem como objetivo enviar notificações do tipo push ao celular do Produtor Rural. Com isso, o Produtor Rural apenas irá receber as notificações push se o Device token estiver como Sim (caso contrário, se estiver como Não, ele não irá receber).
O Device token é ativado toda vez que o Produtor Rural faz login no aplicativo.
Observação
As notificações do tipo push são enviadas apenas para o último aparelho celular que o Produtor Rural fez o login. Ou seja, caso o Produtor Rural tenha e/ou utilize o aplicativo em mais de um celular, as notificações push serão apresentadas a ele somente no celular que ele fez login pela última vez.
Filtros
Na tela Lista de usuários, ao clicar no botão (ícone de mais), presente no quadro Filtros, você pode fazer uma busca de usuários através do Nome, E-mail, Status, CNPJ/CPF e/ou Grupo. Basta preencher os campos desejados e clicar no botão Filtrar. Para limpar a pesquisa, basta clicar em Limpar filtros.
Além desses filtros, você também pode classificar as colunas Código, Nome, CNPJ/CPF, E-mail, Status e Possui o Device token (presentes no quadro Lista de usuários) por ordem crescente ou decrescente. Para isso, basta clicar sobre a coluna desejada. Ao clicar pela primeira vez, o sistema irá classificar as informações em ordem crescente; clicando pela segunda vez sobre a coluna, o sistema irá classificar em ordem decrescente.
- Acesse a Senior X e, então, o menu Gestão Agro > App do Produtor > Usuários;
- Na tela Lista de usuários, identifique o usuário que você deseja excluir;
- Marque o checkbox (caixa de seleção) do usuário e, então, clique no botão Excluir.
Você também pode fazer a exclusão de um usuário clicando no botão Ações > Editar. Dentro da tela Cadastro de usuários, basta clicar em Excluir.
Observação
Apenas os usuários Produtores que não possuem usuários relacionados na Senior X podem ser excluídos.
| Importante |
|---|
|
Os usuários não devem ser excluídos da Senior X (caso o usuário Produtor ainda exista na Senior X). Porém, caso o usuário da Senior X seja excluído por algum motivo, a tratativa para essa situação é a criação de um novo usuário da Senior X manualmente com o mesmo prefixo de e-mail do usuário Produtor e a definição de uma senha para esse usuário. Essa senha, por sua vez, deve ser passada ao Produtor Rural — ou, de preferência, seja usada a mesma senha pré-cadastrada pelo Produtor. No cadastro do usuário na Senior X, há uma flag chamada Alterar senha após autenticar. Essa flag precisa ser marcada caso o Produtor ainda não tenha feito o login na sua conta e redefinido a senha. Caso o Produtor tenha feito esse processo, basta desmarcar a flag e definir uma senha para o usuário da Senior X e, então, repassar essa senha ao Produtor Rural. |
Ativação e desativação de usuários
- Acesse a Senior X e, então, o menu Gestão Agro > App do Produtor > Usuários;
- Na tela Lista de usuários, identifique o usuário que você deseja ativar ou desativar;
- Marque o checkbox (caixa de seleção) do usuário e, então, clique no botão Ativar usuário(s) ou Desativar usuário(s).
Você também pode fazer a ativação ou desativação de um usuário clicando no botão Ações > Editar. Dentro da tela Cadastro de usuários, basta indicar o campo Status como Ativo ou Inativo.
Atenção
- O sistema irá bloquear a criação e/ou ativação de usuários, quando o limite de usuários ativos da licença for atingido. Esse limite de usuários, por sua vez, é cadastrado nos planos disponíveis na compra do App do Produtor Rural e, então, associado ao tenant do cliente, conforme a quantidade de usuários contratada pelo cliente;
- Caso o Administrador/Gestor da Empresa tente realizar o cadastro de um novo usuário Ativo, o sistema irá retornar um erro e, então, irá voltar para a tela anterior com apenas o Produtor Rural cadastrado e Inativo. Na tentativa de ativar usuários em massa com um número acima do disponível, o sistema irá apresentar um aviso, notificando que o número de usuários selecionados é maior que o disponível. Caso o limite de usuários não seja atingido, o fluxo segue normalmente. Caso o Administrado/Gestor não tenha um contrato com seu limite cadastrado, o fluxo também segue normalmente, sem limitar seus usuários;
- O número de usuários permitidos para aplicação depende do plano contratado pela Empresa Agro. Em caso de dúvidas sobre o licenciamento, acesse a senior X Store.
Informações da licença
Na tela Lista de usuários, há disponível o quadro Informações da licença. Nesse quadro, são apresentadas as informações da licença para que o Administrador/Gestor da Empresa possa visualizar as informações referentes à licença e gerenciar a ativação de novos Produtores Rurais no App do Produtor Rural.
No quadro Informações da licença, há as seguintes informações:
- Limite de usuários: neste item, é exibida a quantidade total de usuários disponíveis na licença contratada;
- Quantidade de usuários ativos: este item exibe quantos usuários estão ativos na licença;
- Quantidade disponível: este item apresenta a quantidade de usuários que há disponível na licença;
- Porcentagem de uso: neste item, é apresentada a porcentagem de uso da licença, de acordo com a Quantidade de usuários ativos.
Observação
Caso o cliente não tenha um limite de usuários para utilização do App do Produtor Rural, ou caso as informações não carreguem no quadro Informações da licença, será apresentado um- (hífen) no lugar dos valores.
Caso o Administrador/Gestor da Empresa deseje, ele pode receber notificações na Senior X referentes à quantidade de licenças. Para receber as notificações, torna-se necessário realizar a criação de um agendamento:
- Acesse a Senior X e, então, o menu Tecnologia > Customização > Agendamentos;
- Na tela Domínios e Serviços, clique na guia Agro e, então, em Agrox;
- Clique em Criar agendamento;
- Para criar um agendamento da licença, preencha o campo Nome do agendamento;
- No campo Situação, selecione a opção Ativo;
- Selecione a opção triggerLicenseLimitNotifications no campo Funcionalidade;
- No campo Parâmetro de entrada, selecione a opção JSON;
- Já no campo Entrada, digite os caracteres {} (chaves);
- Escolha a data e horário que a notificação será executada. Para que a notificação se repita, basta clicar na opção Repetir e preencher as configurações de repetição, conforme desejado;
- Clique em Salvar.
English
Español


