Portal de Talentos — Informações Profissionais
Na guia de informações profissionais do Portal de Talentos, você tem a oportunidade de destacar e compartilhar detalhes sobre sua trajetória profissional. Esta seção abrange as informações fundamentais do seu currículo, proporcionando uma visão abrangente e precisa de suas habilidades, experiências e conquistas.
O que você pode fazer:
Informações profissionais
Esta funcionalidade permite que você importe informações do seu perfil no LinkedIn, garantindo uma experiência mais eficiente e prática. Para perfis com poucas informações, adicionar o PDF gerado do LinkedIn pode ser útil, mas se o seu perfil estiver completo, essa opção pode não ser necessária.
Para utilizar esta funcionalidade, é necessário extrair o seu currículo em formato PDF. Para isso, preparamos um guia de como realizar esse processo:
- Entre no LinkedIn e realize o login na sua conta.
- Acesse seu perfil.
- Clique no botão Mais (ou More se o LinkedIn estiver em inglês).
- Selecione a opção Salvar como PDF (ou Save to PDF se estiver em inglês).
- Pronto! Seu currículo foi baixado.
Obtido o PDF com as informações, o próximo passo é enviar o arquivo para o Portal de Talentos.
Atenção
Ao enviar o currículo extraído do LinkedIn, as informações anteriormente preenchidas serão substituídas pelos dados contidos no PDF do LinkedIn.
- No Portal de Talentos, clique no seu ícone de perfil e acesse Importar Linkedin.
- Anexe o arquivo baixado do LinkedIn.
- O processo de conversão será realizado e as informações serão exibidas na estrutura de dados do currículo do candidato para sua revisão.
- Confira as informações importadas e faça eventuais ajustes ou complementos de dados.
- Clique em Salvar para gravar as informações em seu currículo.
Observação
- Para esse processo, o Portal de Talentos aceita apenas arquivos no formato PDF.
- Serão importadas somente as informações que constarem no arquivo extraído do LinkedIn e estiverem mapeadas para serem importadas no Portal de Talentos, sendo elas: informações de apresentação, habilidades, endereço e contato, experiências profissionais, formação acadêmica, cursos, certificados e premiações, idiomas e redes sociais.
Essa guia é dedicada para sua apresentação. Você poderá cadastrar seu currículo, portfólio e demais informações.
Aproveite esse espaço para registrar suas experiências e construir uma apresentação da sua trajetória profissional.
- Sobre você: descreva brevemente a sua trajetória, seus projetos e objetivo de carreira.
- Seu cargo: informe seu cargo atual, título ou posição profissional. A informação preenchida aqui, é apresentada no seu perfil.
- Anexos: você tem a opção de anexar arquivos ou incluir um link URL para adicionar seu currículo.
- Inicie selecionando a opção Anexar para abrir a tela destinada ao upload de arquivos.
- Em seguida, clique no botão Selecionar arquivos para encontrar e escolher o arquivo que deseja enviar.
- Certifique-se de que o arquivo selecionado está no formato PDF e verifique se não ultrapassa o limite permitido de tamanho (1 MB).
- Conclua o processo clicando em Confirmar para realizar o upload.
- Pretensão salarial: indique o valor que você almeja receber.
- Disponibilidade para mudança de residência: marque essa opção se estiver disponível ou deixe em branco se não estiver.
- Disponibilidade para viagens: marque essa opção se estiver disponível ou deixe em branco se não estiver.
- Preferência por modelo de trabalho: escolha e marque as opções de preferência - híbrido, presencial ou remoto.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
É possível registrar até 15 habilidades, das quais você pode selecionar até duas para destacar.
- Adicione suas habilidades, uma por vez, no campo designado, digitando uma vírgula (,) após cada habilidade.
- Para destacar uma habilidade, clique na que foi adicionada.
As habilidades destacadas serão exibidas em seu perfil.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
Esta guia destina-se a documentações variadas. Após enviar sua candidatura e preencher as informações solicitadas pela empresa, os dados correspondentes são automaticamente inseridos nesta guia, onde você pode revisá-los.
Endereço e contato: revise e confirme seu endereço e contato adicional. Lembre-se de que as informações de Cidade, Estado e País preenchidas aqui são destacadas no seu perfil.
Estado Civil: informe o seu estado civil atual, indicando se é solteiro, casado, divorciado, viúvo ou outra opção correspondente.
Sexo: indique o seu gênero.
Filiação 1: insira o nome da primeira pessoa que é reconhecida como sua mãe ou pai, conforme consta nos registros oficiais.
Filiação 2: insira o nome da segunda pessoa que é reconhecida como sua mãe ou pai, conforme consta nos registros oficiais.
Carteira de identidade: informe o número, órgão emissor e data de expedição da sua carteira de identidade.
RNE/RNM: caso seja estrangeiro, informe o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou o Registro Nacional Migratório (RNM), indicando número e data de emissão.
Carteira de trabalho: informe o número, série e órgão emissor da sua Carteira de Trabalho.
Classe de trabalho: indique a sua classe de trabalho, que pode variar de acordo com a natureza da atividade profissional.
CNH: informe o número de registro da carteira de habilitação, a categoria (que pode ser A, B, C, D, E, AB, AC, AD, ou AE), a data de emissão da primeira habilitação e a data de vencimento.
Título eleitoral: insira o número do seu título eleitoral, documento essencial para o exercício do voto nas eleições.
Serviço militar: indique se você já cumpriu o serviço militar obrigatório, informando a situação atual em relação às obrigações militares.
Passaporte: caso possua, informe o número, data de emissão e validade do seu passaporte, documento necessário para viagens internacionais.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
A razão por trás da solicitação destas informações é para permitir que possamos adaptar nossos processos de recrutamento e fornecer acomodações necessárias, se for o caso, para garantir que todas as pessoas cadidatas tenham acesso igual às oportunidades.
Na declaração de deficiência, existem três opções de resposta: Sim, Não ou Prefiro não responder. Se você selecionou Sim, é possível fornecer uma descrição da deficiência através do botão Adicionar.
Se você indicou ser pessoa com deficiência (PcD), essa informação será exibida no seu perfil.
- Especifique a deficiência: selecione uma das opções pré-selecionadas.
- Deficiência física: refere-se a limitações nas funções do corpo, envolvendo o sistema musculoesquelético, como paralisia, amputação ou condições que afetam a mobilidade.
- Deficiência auditiva: caracteriza-se pela perda total ou parcial da capacidade de ouvir. Pode variar de leve a profunda, afetando a habilidade de perceber sons e compreender a fala.
- Deficiência visual: envolve a perda total ou parcial da visão. Pode ser classificada em cegueira (ausência total de visão) ou baixa visão (limitação na capacidade de ver).
- Deficiência intelectual: refere-se a limitações nas habilidades intelectuais e adaptativas. Indivíduos com deficiência intelectual podem enfrentar desafios na aprendizagem, na comunicação e no desenvolvimento de habilidades sociais.
- Deficiência mental: caracteriza-se pela dificuldade de raciocínio e compreensão. Indivíduos com deficiência mental podem enfrentar limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade.
- Outra: nenhuma opção.
- CID correspondente: informe o número associado à deficiência.
- Laudo médico: anexar seu laudo médico auxilia as empresas com dados para a realização de ações afirmativas visando maior diversidade e inclusão. Certifique-se de que o arquivo selecionado está no formato PDF, DOC ou DOCX, e verifique se não ultrapassa o limite permitido de tamanho (1 MB).
- Descrição: neste campo, você pode indicar se há alguma necessidade específica que, se atendida, tornaria a empresa mais acessível para você.
- Reabilitação (INSS): a reabilitação no INSS busca reintegrar social e profissionalmente segurados com incapacidades, oferecendo serviços que visam à recuperação e à participação ativa na sociedade. Ao selecionar Sim, é necessário informar o CID correspondente e anexar o certificado. Certifique-se de que o arquivo selecionado está no formato PDF, DOC ou DOCX, e verifique se não ultrapassa o limite permitido de tamanho (1 MB).
A guia diversidade é um recurso disponibilizado às empresas interessadas em promover vagas afirmativas à diversidade. A decisão de coletar dados sobre diversidade cabe à empresa, e os campos desta guia são personalizados conforme suas solicitações. Confira abaixo mais detalhes sobre os campo que podem ser solicitados:
Pronome: escolha como deseja ser identificado, optando por Ela/dela, Ele/dele, ou selecione Prefiro não responder.
Identidade de gênero: neste campo, você pode informar a sua autopercepção pessoal.
- Cisgênero: pessoa cuja identidade de gênero está alinhada com o sexo que lhe foi atribuído no nascimento.
- Transgênero: pessoa cuja identidade não corresponde ao gênero que lhe foi dado ao nascer.
- Não-Binário: pessoa que pode se identificar com gêneros diversos ou pode não se identificar completamente com nenhum gênero específico.
- Não informar: opte por esta opção caso prefira não divulgar ou compartilhar a informação correspondente.
Orientação sexual: selecione a sua orientação sexual ou opte pela opção não informar, caso prefira não divulgar ou compartilhar a informação.
- Assexual: pessoa que tem pouco ou nenhum interesse em atividades sexuais com outras pessoas.
- Bissexual: pessoa que é emocionalmente e/ou sexualmente atraída por indivíduos de mais de um gênero.
- Heterossexual: pessoa que é emocional e/ou sexualmente atraída por indivíduos do gênero oposto.
- Homossexual: pessoa que é emocional e/ou sexualmente atraída por indivíduos do mesmo gênero
- Pansexual: pessoa que é emocional e/ou sexualmente atraída por indivíduos de todos os gêneros e identidades de gênero.
- Não informar: opte por esta opção caso prefira não divulgar ou compartilhar a informação correspondente.
Raça/Cor: você pode selecionar uma das opções de respostas, entre elas Prefiro não responder.
Naturalidade: indique o local de seu nascimento, especificando a cidade de nascimento.
- Cidade de nascimento: informe o nome da cidade onde você nasceu.
- Estado de nascimento: informe o estado ou unidade federativa correspondente ao local de seu nascimento.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
Para registrar uma experiência profissional, inicie clicando no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.
- Preencha o nome da empresa e o cargo ocupado.
- Indique as datas de início e término. Se ainda estiver atuando na posição, selecione a caixa Meu emprego atual. Ao selecionar essa opção, o campo de término será desativado.
- Forneça uma breve descrição das suas responsabilidades e atividades nessa experiência.
Para adicionar outras experiências, clique novamente no botão + Adicionar e continue inserindo sua trajetória profissional.
Se você não tiver experiências profissionais, marque a opção Não possuo experiência profissional. Ao selecioná-la, os demais campos de experiência profissional serão desabilitados, permitindo que você continue o processo sem a necessidade de preenchê-los.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
Para registrar uma formação acadêmica, comece clicando no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.
- Indique o nível de formação e sua situação.
- Forneça informações sobre a instituição e o curso.
- Informe as datas de início e término.
Para adicionar outras formações, clique novamente no botão + Adicionar e continue inserindo sua trajetória acadêmica.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
Para registrar seus cursos, certificados e premiações, inicie no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.
- Especifique o tipo e título do curso, certificado ou premiação.
- Informe as datas de início e término.
- Forneça uma breve descrição.
Para adicionar mais registros, clique novamente no botão + Adicionar e continue inserindo.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
Para registrar os idiomas em que você possui conhecimento, comece clicando no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.
- Indique o idioma.
- Informe o nível de conhecimento.
Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.
Para aprimorar seu currículo, acrescente suas redes sociais. Em cada campo correspondente, insira os links que direcionam para seus respectivos perfis.