Modelo de etapas
Observação
- Conteúdo compatível com a versão atualizada do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, anteriormente intitulado de Gestão do Recrutamento.
- Se a sua empresa ainda não migrou para a versão atual do módulo, acesse as regras de negócio referentes ao modelo de etapas na versão original.
A definição do modelo de etapas vigente deve ocorrer antes do cadastramento de uma nova vaga, caso contrário, a vaga será criada seguindo o modelo de etapas padrão fornecido pelo sistema.
Toda vez que for criada uma vaga que demande uma nova sequência de etapas para o processo seletivo, é preciso cadastrar um novo modelo de etapas e torná-lo vigente.
A partir da definição do modelo de etapas do processo seletivo é possível cadastrar uma vaga para ser aprovada pelo RH ou realizar uma requisição de pessoal. Ainda, dependendo das permissão recebida, o Gestor poderá cadastrar uma vaga para que se inicie o processo seletivo.
Definir o modelo de etapas de cada processo seletivo
Cadastrar um modelo de etapas ou optar pelo modelo já configurado pelo sistema é o primeiro passo antes de iniciar a seleção de candidatos do processo seletivo.
O cadastramento do modelo de etapas é realizado em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Gerenciar modelo de etapas > botão Cadastrar modelo. Na tela Detalhes do modelo devem ser informados o nome e a data de vigência do modelo, bem como as etapas que irão compor o processo.
As etapas criadas para compor o processo seletivo serão automaticamente inseridas entre as etapas já criadas: Triados e Aprovados. Estas duas etapas não são removíveis e não poderão ser excluídas, pois contemplam todos os modelos a serem criados, representando a primeira (Triados) e a última (Aprovados) etapa do processo seletivo.
Ao finalizar o cadastramento, o novo modelo de etapas irá compor a Lista de modelos como Vigente.
O módulo sugere o modelo de etapas Padrão, composto pelas etapas: Triados > Entrevista RH > Entrevista Líder > Aprovados. O modelo Padrão está configurado no sistema e é uma opção para a seleção dos candidatos.
Observações
- O modelo de etapas Padrão, criado pelo sistema, não poderá ser excluído ou editado, somente visualizado.
- É possível cadastrar vários modelos de etapas, no entanto, apenas um será considerado vigente, dependendo da data configurada para o início da vigência.
- A data de término da vigência do modelo de etapas não é citada, pois assim que a data de início da vigência de um outro modelo for atualizada, automaticamente, o modelo anterior deixará de ser o vigente.
- Os modelos de etapas cadastrados são listados na tela de acordo com a data de início da vigência, sempre em ordem decrescente.
- É possível encaminhar o candidato para o exame médico em qualquer etapa do processo seletivo.
- A edição ou exclusão de um modelo de etapas é possível enquanto o modelo a ser alterado não tenha nenhum vínculo com alguma vaga.
- Quando possível, recomenda-se cadastrar um modelo de etapas mais abrangente, que contemple as etapas utilizadas no processo seletivo de todos os cargos da organização.
- Ao inserir uma etapa, pode-se vincular a ela um template de comunicação.