Gestão de Pessoas - senior X - Manual do Usuário > Marcação de Ponto > Marcação de Ponto por Biometria > Marcação de Ponto por Biometria

Marcação de Ponto por Biometria

A marcação de Ponto por Biometria é uma ferramenta que possibilita marcar o ponto através da biometria dos Colaboradores, esta forma de marcar o ponto é mais segura e rápida que as demais formas. As marcações são feitas através da Plataforma Senior X e podem ser feitas de forma off-line, ou seja, não é necessário estar conectado à internet para que a marcação seja efetuada. A coleta biométrica é feita de forma descentralizada, e a validação biométrica acontece localmente.

Observação

A ferramenta de Marcação de Ponto por Biometria é disponível apenas para desktop e não para tablets ou celulares.

Características da Funcionalidade

Marcação de Ponto por Biometria

Permite realizar cadastros descentralizados

Comunicação direta com a seniorX

Identificação do padrão biometrico localmente

Possibilidade de uso off-line para batida de ponto

Pré-requisitos

Porta de comunicação

Java 11

Leitora de digitais

Leitoras homologadas

Até o momento, as leitoras homologadas para serem utilizadas, são:

Importante

A instalação dos drivers devem ser feitas de forma separada.

Configurar a aplicação do Ponto por Biometria

Para configurar a aplicação, é necessário que você acesse a tela de Configuração, que tem por objetivo parametrizar as informações necessárias para que a aplicação funcione de modo correto. Nessa tela, você irá informar os dados necessários para que a aplicação comunique-se corretamente com o Mobilidade 2.0.

Como preencher as informações na tela de Configuração

Para que o sistema funcione corretamente, é necessário preencher os campos disponíveis na tela de Configurações. Para isso, você pode realizar os seguintes passos:

  1. Acesse a tela de Configuração;
  2. Adicione as informações de:
    1. CNPJ: preencha esse campo com CNPJ da Filial, cuja filial você deseja buscar os colaboradores. Esta informação pode ser consultada na tela de Filiais do Web Gestor;
    2. Observação

      Essa informação também fica registrada na Marcação de Ponto para gerar rastreabilidade de onde a marcação ocorreu.

    1. Tenant da plataforma seniorX: esta informação você recebe ao adquirir os serviços da Senior. Exemplo de tenant: senior.
    2. Domínio do Tenant da plataforma seniorX: informar o domínio que a aplicação pertence. Exemplo: senior.com.br
    3. Observação

      As informações inseridas nos campos Tenant da plataforma seniorX e Domínio do Tenant da plataforma seniorX, serão utilizadas para realizar as comunicações necessárias com a Plataforma Senior X.

    1. Chave de acesso: informe a chave de acesso da aplicação cadastrada na Plataforma Senior X.
    2. appSecret: informe o segredo gerado no momento de criação da aplicação seniorX.
  3. Após inserir todas as informações, clique em Salvar para que todas suas alterações sejam salvas.

Observação

Como cadastrar e consultar as digitais

Para conseguir realizar a marcação do Ponto, antes de tudo, é necessário realizar o cadastro das digitais na tela Cadastro de Digitais. A tela, por sua vez, tem por finalidade disponibilizar uma forma de cadastrar ou alterar as digitais dos colaboradores. Para realizar uma dessas ações, a tela de Cadastro de Digitais é divida em duas partes, sendo a primeira tela chamada de Cadastro de Digitais: Colaboradores e a segunda Cadastro de Digitais: Colaborador.

Cadastro de Digitais: Colaboradores

Essa tela possui a listagem dos colaboradores da filial apresentando Nome, PIS e Status do Cadastro, possibilitando a edição dessas informações.

Cadastro de Digitais: Colaborador

Ao acessar a tela, o nome do Colaborador aparecerá após o nome da tela. Por exemplo: Cadastro de Digitais: Nome do Colaborador.

Essa tela apresenta a opção de cadastrar duas digitais sendo Digital 1 e Digital 2.

A finalidade dos botões é realizar a coleta da digital de um dos dedos do Colaborador. Ao clicar no botão será apresentada uma mensagem instruindo a coleta da digital e bloqueando qualquer ação na tela.

Para cadastrar uma digital, siga os passos:

  1. Acesse a tela de Cadastro de Digitais;
  2. Edite o colaborador que deseja cadastrar a digital;
  3. Na tela de Cadastro do Colaborador, clique no botão Cadastrar Digital 1 para coletar a primeira digital do colaborador;
  4. Ainda na tela de Cadastro do Colaborador, clique no botão Cadastrar Digital 2, para cadastrar a segunda digital;
  5. Clique em Salvar para manter as digitais cadastradas ou Cancelar para descartar as digitais.

Observação

As digitais cadastradas devem, obrigatoriamente, serem diferentes uma da outra.

Como listar as Marcações de Ponto

O sistema disponibiliza uma forma de você listar as marcações de pontos realizadas nos últimos 90 (noventa) dias, podendo filtrar por campos específicos para ter uma visualização melhor.

Liste as marcações utilizando os filtros disponibilizados em tela:

Observação

Quando a marcação não foi sincronizada, ou seja, não foi enviada para a nuvem, é possível clicar na sinalização da marcação e a aplicação tentará enviar as informações para a nuvem.

Como realizar a Marcação de Ponto

A marcação de Ponto é realizada por meio da tela de Marcação de Ponto, que tem como objetivo apresentar as informações para a batida de ponto para os Colaboradores. A tela informa o horário e, quando o Colaborador realiza uma batida de Ponto através da leitora, é apresentado o comprovante de marcação. Para Colaboradores que trabalham de forma intermitente nas Filiais e/ou foi transferido, e não possuir a biometria cadastrada na Filial, é possível utilizar a opção Não encontrou sua digital?, e informar o seu código para realizar a marcação de Ponto. Além disso, a tela apresenta a última batida de Ponto com o nome do Colaborador que a realizou.

Para realizar a marcação, é muito simples:

  1. Clique no botão Realizar Marcação para acionar a leitora que coletará a biometria para realização da marcação de ponto.

Observação

Rotinas de Sincronização

Resgatar informações dos colaboradores da nuvem

A rotina de Resgatar informações dos colaboradores da nuvem é focada em buscar as informações dos Colaboradores na nuvem, a fim de manter atualizada as informações do client. As informações que a rotina traz para o cliente são:

Resgatar informações da filial

Rotina responsável por coletar informações da filial na nuvem. Ela é executada durante a inicialização da aplicação e ao salvar das configurações para armazenar as informações de timezone a serem usadas por outras rotinas.

Sincronização das Marcações

Rotina responsável por sincronizar marcações que tenham sido realizadas de forma off-line.

Rotina de limpeza de marcações e sanitização da base

Rotina responsável por fazer a sanitização da base de dados, evitando um crescimento desnecessário da base local.

A rotina tem como principal função, remover marcações sincronizadas que tenham passado de 90 dias de sua realização e apagar possíveis falhas de captura de digitais e demais dados que não tenham necessidade de uso pela aplicação.

Observação

A rotina é executada todos os dias às 00:00 ou ao inicializar a aplicação.

Permissionamentos da Plataforma

As telas de Configuração, Cadastro de Digitais e Marcações Realizadas somente podem ser acessadas através da autenticação na Plataforma Senior X.

O usuário que realizar a autenticação precisa possuir as permissões necessárias para acesso das telas, sendo elas:

A aplicação que for cadastrada na seniorX na tela de Aplicações precisa receber as seguintes permissões:

Nota

Para que as permissões funcionem, os campos devem ser marcados com as ações disponibilizadas para eles.

Chave de acesso e appSecret

Aplicação SeniorX: para que o cliente se comunique com a estrutura do Marcação de Ponto, é necessário um cadastro de uma aplicação na Plataforma Senior X. Essa aplicação receberá permissões específicas para que as comunicações funcionem corretamente. No momento em que a aplicação é criada, são geradas duas informações: Chave de acesso e Secret, esses campos representam as credenciais de acesso dessa aplicação para a Plataforma Senior X.

Downloads

Em caso de dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes (FAQ), onde você poderá encontrar respostas e informações relevantes.

Este artigo ajudou você?