Este manual encontra-se em construção. Desta forma, alguns links podem direcionar para páginas com conteúdo em desenvolvimento.

Clique aqui para acessar nossa antiga Central de Ajuda.

Acessibilidade

Na Konviva, compreendemos acessibilidade como um processo contínuo de descoberta e aprimoramento, visando levar o aprendizado aos mais diversos públicos.

Considerando a complexidade do tema, a diversidade dos tipos de deficiência e os vários requisitos, estamos em constante evolução na implementação das diretrizes de acessibilidade Abaixo você encontra os recursos que já estão disponíveis na plataforma.

Recursos de acessibilidade para deficiência auditiva
VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas do Governo Federal Brasileiro, destinada a tradução de conteúdos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações referentes à funcionalidade da ferramenta podem ser encontradas diretamente na página específica do Governo Federal.

Dentro da Konviva, o administrador da plataforma pode escolher se deseja habilitar ou não o recurso. Uma vez habilitado, o próprio aluno pode decidir se deseja utilizá-lo.

Importante!
A ferramenta VLibras faz a tradução do HTML da página. Dessa forma, conteúdos como vídeos, SCORM, áudios, dentre outros, não são interpretados, sendo responsabilidade do administrador da plataforma a implementação de recursos acessíveis em seus materiais publicados.

Compatibilidade e Pré-Requisitos

O VLibras, dentro da plataforma Konviva, foi testado homologado nos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge e Mozila Firefox, funcionando tanto em computadores e notebooks, quanto em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Atenção!
No caso de dispositivos móveis, o VLibras funciona para o acesso através de navegadores responsivos citados acima. A ferramenta não está incorporada no aplicativo Konviva.

Habilitação do VLibras pelo administrador

Para habilitar o recurso, primeiramente, você deve solicitar ao suporte através de um chamado para que seja habilitado o módulo “Acessibilidade”, após a confirmação do suporte, você poderá acessar, através do perfil de Administrador, o menu Configurações > Configurador Geral > Acessibilidade:

Na opção Habilitar a ferramenta VLibras no sistema, clique sobre o toggle (botão interruptor) para ativá-lo ou inativá-lo. Em seguida, clique em salvar. Para verificar se a ativação/inativação ocorreu com sucesso, é necessário atualizar a página web.

Ao habilitar o recurso e atualizar a página web, um ícone do VLibras será exibido na página. Ao clicar sobre ele, será possível fazer uso do recurso.

Ícone VLibras

Ao clicar pela primeira vez, a ferramenta oferece um tutorial de utilização.

Utilização do VLibras pelo aluno

Para que o Aluno utilize a ferramenta VLibras, ela deve estar habilitada nas configurações administrativas de seu ambiente de aprendizagem. Para saber se o recurso está habilitado, basta identificar se há o ícone do VLibras sendo exibido na página do ambiente.

Ícone VLibras

Ao clicar sobre o ícone, o aluno habilita o uso da ferramenta. Durante a primeira utilização, o VLibras oferece um tutorial de utilização de seus recursos. Destacamos aqui os principais:

  • Dicionário de Regionalismos
  • Configurações de opacidade e posição do widget em tela
  • Alteração do Avatar
  • Tradução de textos
  • Velocidade da interpretação
  • Habilitar legendas

Com o recurso habilitado, o aluno consegue selecionar a área do site que deseja traduzir. Sempre que o cursor do aluno estiver sobre uma área em que o VLibras consegue atuar, o ícone do cursor é alterado para o ícone do VLibras. Clicando na área, a ferramenta faz a interpretação, respeitando as configurações definidas pelo aluno.

Além disso, caso o item em tela exerça algum tipo de interação, como um link ou menu, por exemplo, um botão de interação é exibido, para que o aluno consiga executar tal ação.

Para desabilitar o uso da ferramenta, basta clicar no “x” do canto superior direito do widget do VLibras.

Este artigo ajudou você?