Este manual encontra-se em construção. Desta forma, alguns links podem direcionar para páginas com conteúdo em desenvolvimento.

Clique aqui para acessar nossa antiga Central de Ajuda.

Avaliação de Curso

A avaliação de curso é uma ferramenta utilizada para medir a satisfação do aluno com os treinamentos oferecidos. A avaliação fica disponível quando o aluno finaliza o curso, e a resposta é opcional. O aluno pode tanto avaliar o curso com uma nota, quanto escrever um comentário, ou realizar ambas as ações. Existem duas modalidades de avaliação de curso disponíveis, a avaliação por estrelas, em que o aluno pode dar uma nota de zero a cinco estrelas ao curso, e a avaliação por NPS, onde o aluno indica, com uma nota de zero a dez, qual a probabilidade de indicar o curso para um colega. Os comentários e notas são exibidos na página principal do curso.

Atenção
A avaliação de curso não deve ser confundida com a pesquisa de satisfação. Embora ambos os recursos tenham, por finalidade, avaliar a opinião do aluno com relação ao curso, a pesquisa de satisfação tem suas perguntas criadas pelo administrador da plataforma, e seus resultados ficam disponíveis apenas internamente. Além disso, é possível aplicar pesquisas diferentes para cada curso ou, ainda, não aplicar nenhuma pesquisa, enquanto a avaliação de curso é aplicada a todos os cursos, e suas respostas ficam visíveis para todos os usuários, na página do curso.

Para Administradores da Plataforma

Para utilizar o recurso de avaliação de cursos, e necessário possuir a funcionalidade contratada e habilitada. É possível escolher entre a avaliação por estrelas ou a avaliação por NPS e, uma vez escolhido, o modelo é aplicado a todos os cursos.

Para habilitar a avaliação de curso, ou trocar o modelo de avaliação, é necessário acessar o menu Configurações > Módulos e em Aprendizagem deixar Habilitado e Ativado o tipo de avaliação desejada (Avaliação NPS ou Avaliação de curso). Ao habilitar um dos formatos, o outro formato é imediatamente desabilitado.

Para acessar os dados das avaliações, acesse o menu Repositório > Avaliações > Pesquisa de Satisfação. Abaixo você conhece mais sobre cada um dos formatos de avaliação.

Avaliação de Curso por Estrelas

Este artigo está em construção!
Para saber mais sobre avaliação de curso por estrelas, acesse este conteúdo em nossa antiga central de ajuda.

Avaliação de Curso por NPS

A avaliação de curso através de NPS é um recurso que mede o quanto o aluno está satisfeito e indica o curso para outros alunos. Ela utiliza como base a pergunta e o formato padrão do cálculo NPS. Sempre que finalizar um curso, o aluno receberá a seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria o curso <Nome do Curso> para um colega?

O aluno deverá dar uma nota de zero a dez, sendo zero “nada provável” e dez “extremamente provável”. O aluno também poderá, opcionalmente, descrever o que o motivou a dar tal avaliação. Com base nas notas dadas pelos alunos, a plataforma executará um cálculo de NPS para indicar a nota do curso.

Formato de Cálculo NPS

O cálculo do NPS baseia-se na quantidade de usuários Detratores, Neutros e Promotores, classificando-os da seguinte maneira:

Tipos de Usuários NPS
Tipos de Usuários NPS
  • Usuários detratores: Notas de 0 a 6.
  • Usuários neutros: Notas 7 e 8.
  • Usuários promotores: Notas 9 e 10.

Com base na quantidade de respondentes, o sistema executa o cálculo:

(Quantidade de Promotores - Quantidade de Detratores)/Total de Respondentes.

Formato de Cálculo NPS
Formato de Cálculo NPS

O resultado deste cálculo, é considerada a nota NPS.

Exemplo:

Um curso teve 5.000 avaliações de alunos. Destes, 4.613 avaliaram o curso com notas 9 ou 10 (promotores); 366 com 7 ou 8 (neutros); e 21 atribuíram notas de 0 a 6(detratores). Aplicando a fórmula, o resultado do NPS deste exemplo é:

(4613 – 21) / 5000 = 0,9184

Ajustando para percentual, a nota NPS do curso é de 91,8%.

Conversão de Avaliação de Estrelas para NPS

Ao ativar a avaliação de cursos por NPS, a avaliação de cursos por estrela é automaticamente desativada. Se já houver cursos que foram avaliados previamente por estrelas, a plataforma converte a avaliação em estrelas da seguinte maneira:

Quantidade de Estrelas

Nota NPS

0

0

0,5

1

1,0

2

1,5

3

2,0

4

2,5

5

3,0

6

3,5

7

4

8

4,5

9

5,0

10

Indicadores de NPS

A plataforma permite que você faça um acompanhamento das notas NPS. Para isso, ao acessar Repositório > Avaliações > Pesquisa de Satisfação > NPS, você consegue visualizar um dashboard com diversos indicadores.

No indicador Net Promoter Score (NPS), você consegue visualizar a média geral de NPS da plataforma. Já o indicador de Acompanhamento (NPS) traz as informações relativas a quantidade de usuários detratores, neutros e promotores na plataforma. Por padrão, é apresentada a média de todos os cursos, unidades e usuários, a partir do 1º dia do mês, até a data vigente, mas você consegue utilizar filtros, clicando no ícone de filtro Ícone Filtro, para selecionar os itens que irão compor o cálculo, conforme sua necessidade.

Em Período, você consegue selecionar o período desejado. Serão utilizadas as notas que foram recebidas dentro deste período configurado.

Já em Unidades, é possível segmentar as notas recebidas por usuários atrelados a determinadas unidades. Você pode selecionar uma ou mais unidades.

Na aba Usuários, você consegue realizar um filtro, selecionando tanto os usuários individualmente, por nome, quanto aplicar um filtro por cargo, público-alvo ou, ainda, usuários ativos ou inativos.

Por fim, em Cursos, existe a opção de realizar diversos filtros, como selecionar um curso específico ou, ainda, segmentar pela modalidade do curso, tipo de obrigatoriedade, por tilha e até pela situação do curso.

Importante
O filtro sempre irá respeitar todos os critérios selecionados, somando-os. Ou seja, ao selecionar uma determinada unidade de negócio e um tipo de público-alvo, será utilizado para cálculo apenas as notas dos usuários que pertencem tanto a unidade, quanto ao público-alvo, dentro do período informado.

É possível consultar em detalhe os dados que o indicador está utilizando, clicando no ícone de download de relatório Ícone Download. Será gerado um relatório em excel, com as informações de nome do curso, código do curso, status do curso, modalidade, trilha, obrigatoriedade, total de respostas, quantidade de usuários detratores, neutros e promotores, e o indicador NPS.

Logo abaixo do painel de indicadores, existe a listagem de NPS por curso. É possível visualizar o código e nome do curso, o acompanhamento do percentual de usuários promotores, detratores e neutros, bem como o indicador NPS do curso. Existe a possibilidade de buscar um curso pelo nome ou código. Clicando em “Visualizar NPS”, é possível ver uma prévia de como a avaliação é exibida para o aluno.

Para Alunos
Avaliação de Curso por Estrelas

Este artigo está em construção!
Para saber mais sobre avaliação de curso por estrelas, acesse este conteúdo em nossa antiga central de ajuda.

Avaliação de Curso por NPS

A avaliação de curso por NPS é uma forma de avaliar o curso realizado. Essa avaliação fica disponível para que outros usuários da plataforma possa visualizar, permitindo uma escolha consciente, com base em avaliações reais de alunos que já finalizaram o curso.

Entendendo o NPS

A pesquisa NPS consiste em uma avaliação, de zero a dez, que indica o quão satisfeito e qual a probabilidade do respondente indicar esse curso à um colega. Dependendo da nota dada pelo aluno, a plataforma o classifica-o como Detrator, Neutro ou Promotor, da seguinte maneira:

Tipos de Usuários NPS
Tipos de Usuários NPS
  • Usuários detratores: Notas de 0 a 6.
  • Usuários neutros: Notas 7 e 8.
  • Usuários promotores: Notas 9 e 10.

Com base na quantidade de respondentes, o sistema executa o cálculo:

(Quantidade de Promotores - Quantidade de Detratores)/Total de Respondentes.

Formato de Cálculo NPS
Formato de Cálculo NPS

O resultado deste cálculo, é considerado a nota NPS.

Exemplo:

Um curso teve 5.000 avaliações de alunos. Destes, 4.613 avaliaram o curso com notas 9 ou 10 (promotores); 366 com 7 ou 8 (neutros); e 21 atribuíram notas de 0 a 6(detratores). Aplicando a fórmula, o resultado do NPS deste exemplo é:

(4613 – 21) / 5000 = 0,9184

Ajustando para percentual, a nota NPS do curso é de 91,8%.

Respondendo o NPS

A pesquisa NPS fica disponível quando você concluir o curso. Será aberta uma janela pop-up com a seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria o curso <Nome do Curso> para um colega? Logo abaixo você pode dar uma nota, de zero a dez, indicando a probabilidade. Também é possível escrever um comentário sobre o curso. Você pode optar por dar apenas a nota, fazer apenas o comentário, fazer ambas as ações ou, ainda, não responder a pesquisa, pois ela não é obrigatória. Ao respondê-la, sua nota e/ou comentário ficarão visíveis na página do curso, e a nota será contabilizada para a média geral do curso.

É possível ainda, avaliar um curso mais tarde ou, ainda, alterar a sua avaliação. Para isso, basta acessar Cursos > Histórico e, em ações de Cursos concluídos, clicar no ícone de Avaliar o Curso Ícone Avaliar Curso.

Este artigo ajudou você?