Integração com driver SDK
O Ronda senior X possui integração com o driver SDK (Software Development Kit), que pode ser utilizado em dispositivos cadastrados no sistema.
Em caso de servidores para o funcionamento de aplicações, ou seja, servidores para a instalação de aplicativos como Proxy SDK, é necessário:
- Java JRE 1.8 64 Bits / Open JDK 8;
- Processador Dual Core de 2.0Ghz.
Para os casos em que o SDK Proxy não é operacional no Ronda senior X, por conflito de versões Java (JRE 8, JRE 11 e JRE 17), realize os passos a seguir:
- Crie a variável de ambiente exclusiva para o SDK Proxy;
- Acesse as variáveis de ambiente do Windows e crie uma nova variável de sistema com o nome JAVA_HOME_SDKPROXY;
- No campo Valor da Variável, informe o caminho da instalação do JRE 8, por exemplo: C:\Java\jre1.8.0_XXX.
- Clique em OK e configure o arquivo de propriedades do SDK Proxy;
- Acesse o caminho de instalação do SDK Proxy (Exemplo: C:\SDK Proxy) e encontre o arquivo updater.properties;
- Edite o arquivo updater.properties (com um editor de texto, como o Bloco de Notas) e adicione (ou altere) a seguinte linha: updater.java_home_env=JAVA_HOME_SDKPROXY;
- Caso a linha 'updater.java_home_env=' já exista, substitua o valor pela variável JAVA_HOME_SDKPROXY;
- Reinicie o serviço;
- Acesse o Windows Services e reinicie o serviço do SDK Proxy.
Observação
- Apenas a versão 8 do SDK é compatível com o Ronda senior X.
O que você pode fazer:
O driver SDK deve ser instalado no cliente para que a integração com dispositivos que utilizam SDK ocorra com sucesso. Esse driver monitora a comunicação (on-line ou off-line) com todos os dispositivos conectados a ele, envia-lhes dados e informações e efetua os procedimentos necessários para sua integração com o sistema.
Para obter o driver SDK:
- Realize o cadastro na tela de drivers e selecione o item SDK no campo Tipo do driver;
- Em seguida, acesse a tela Downloads para baixar esse driver;
- Descompacte o driver;
- Para que o driver possa ser iniciado e parado através dos arquivos start-service.bat e stop-service.bat, respectivamente, crie esse serviço no Windows, utilizando o arquivo create-service.bat. A execução desse arquivo .bat deve ser feito com um usuário administrador do Windows.
Um driver SDK também pode exigir o cadastro de certas informações, dependendo dos dispositivos que ele atenderá. Esse cadastro deve ser feito na tela de propriedades extensíveis e, em seguida, selecionado na tela de drivers. Para mais informações sobre as propriedades exigidas, verifique a documentação do fabricante dos dispositivos.
A configuração do driver é feita no arquivo config.properties, que fica no diretório onde o driver foi descompactado. Esse arquivo também pode ser obtido pelo botão Baixar arquivo de configuração da tela de drivers. O arquivo possui as configurações padrão já preenchidas, mas, se for necessário alterar algum dos seus campos, utilize um editor de texto (Bloco de Notas, por exemplo) para abri-lo.
Observação
A versão do Java necessária para utilização com a aplicação é a 8-64 bits.
Links utilizados pelo Proxy SDK:
- http://sam.senior.com.br/download/driver_sdk/version.properties
- http://sam.senior.com.br/download/driver_sdk/last/SDKProxy.zip
- wss://sam-api.senior.com.br/websocket/pendency
- https://sam-api.senior.com.br/sdk/v1
- proxy.driver.port: porta que detecta as conexões do driver. Quando a propriedade não é encontrada no arquivo, o valor padrão é de 61000;
- sdk.connection.timeout: tempo máximo, em milissegundos, pelo qual o driver aguarda para estabelecer uma conexão com o Ronda senior X. O valor mínimo sugerido é de 5000 milissegundos. Ele pode ser ajustado conforme a preferência do cliente, respeitando esse limite mínimo, especialmente em casos de instabilidade ou lentidão na conexão que possam prejudicar a comunicação entre o proxy e o SDK. Quando a propriedade não é encontrada no arquivo, o valor padrão é de 5000;
- sdk.request.timeout: tempo máximo, em milissegundos, do intervalo da consulta de pendências do driver ao Ronda senior X. O valor mínimo sugerido é 5000 utilizando websocket, ou 120000 sem websocket. Quando a propriedade não é encontrada no arquivo, o valor padrão é de 5000;
- sdk.api_response.timeout: tempo máximo, em milissegundos, pelo qual o driver aguarda uma resposta de um serviço solicitado ao Ronda senior X. O valor mínimo sugerido é de 5000 milissegundos, podendo ser ajustado conforme a preferência do cliente, desde que esse limite seja respeitado. Essa propriedade pode influenciar o desempenho caso o cliente tenha cadastros complexos em seu ambiente, o que pode aumentar o tempo de processamento das requisições pelo SDK. Nesses casos, recomenda-se configurar um valor mais alto para evitar falhas de comunicação com o proxy. Quando a propriedade não é encontrada no arquivo, o valor padrão é de 5000;
- sdk.driver0.driver_key: token do driver (disponível no cadastro de drivers). O proxy utiliza esse token para identificar o driver dentro do Ronda senior X. Caso não encontre a chave sdk.driver0.driver_key, o proxy considera que não há driver configurado.
O proxy oferece suporte ao gerenciamento de múltiplos drivers, sempre começando pela chave sdk.driver0.driver_key, incrementando o índice para encontrar uma nova chave. Por exemplo, sdk.driver1.driver_key, sdk.driver2.driver_key, e assim sucessivamente, até que o índice seguinte não seja encontrado.
Observação
O SDK proxy não será iniciado e apresentará uma mensagem de erro no log caso possua uma chave sdk.driver0.driver_key inválida configurada ou não tenha nenhum dispositivo associado.
Nesses casos, ajuste a chave ou configure um dispositivo associado à chave e reinicie o proxy SDK.
Essas configurações são enviadas aos dispositivos quando o driver SDK for iniciado e quando o comando Configurar dispositivo for enviado ao sistema.
Informações de pessoas, crachás, locais e permissões de acesso são enviadas ao dispositivo sempre que houver uma inclusão, alteração ou exclusão nesses dados. "Permissões de acesso" correspondem a todos os dados que definem se uma pessoa pode efetuar acesso em um dispositivo: papéis, níveis, faixas horárias e afins. Somente pessoas que possuam acesso permitido no dispositivo e não estejam bloqueadas são enviadas.
Ao enviar essas informações e configurações aos dispositivos, se a comunicação estiver off-line, esses dados serão enviados no momento em que a comunicação for restabelecida.
Os procedimentos efetuados pelo driver SDK (Software Development Kit) são registrados em arquivos de log, que podem ser acessados dentro da pasta onde o driver está instalado. Cada mensagem do log possui uma classificação dentre as seguintes:
- FATAL: mensagens que interrompem o funcionamento da aplicação, forçando o serviço ou o executável a ser reiniciado;
- ERROR: mensagens de mau funcionamento da aplicação, que deve ser analisada pela equipe técnica da Senior, porém, o serviço ou o executável continua executando;
- WARN: mensagens que indicam falha em cadastros ou nas configurações do sistema. Devem ser analisadas pelo administrador do sistema;
- INFO: mensagens de funcionamento normal do sistema, como evento recebido, pendência enviada etc., para efeitos informativos;
- DEBUG: mensagens de funcionamento interno de componentes do sistema (como timer iniciado, parâmetros lidos etc.) para efeitos informativos à equipe técnica da Senior. Esse nível de log deve ser habilitado somente em caso de problemas com o ambiente;
- TRACE: mensagens de funcionamento interno de componentes do sistema, com detalhes dos dados que estão sendo tratados.
Os aplicativos geram na pasta LOG um arquivo contendo os registros de log. Ao atingir 10 MB, esse arquivo é automaticamente compactado e alocado em uma pasta de backup, sendo criado um novo arquivo de registro na pasta de LOG.
A pasta de backup criada tem seu nome alterado para a data atual do compactamento do arquivo de log e, por ser cíclica, ela comporta um máximo de dez arquivos alocados, substituindo o arquivo mais antigo quando houver um novo arquivo que ultrapasse a capacidade máxima.
Validações realizadas pelo driver SDK
| Validação | Situação |
|---|---|
| Credencial de acesso (número físico) | OK |
| Faixa horária do local | OK |
| Controle de nível | OK |
| Controle de anti-dupla | OK |
| Papel | OK |
| Local físico | OK |
| Dispositivo | OK |
| Crédito de acesso | OK |
| Suspensão de papel | OK |
| Faixa horária do papel | OK |
| Interjornada | OK |
| Customizada | OK |
As validações de acesso são realizadas on-line, ou seja, baseiam-se nas informações cadastradas no sistema. No momento da validação, o dispositivo se comunica com o Ronda senior X para verificar se a pessoa possui permissão de acesso. Se o dispositivo estiver off-line, as validações se basearão na lista de liberação enviada ao dispositivo.
Validações que o driver SDK não realiza
A seguir, as validações que o driver SDK não realiza no Ronda senior X:
- Validação de acesso de veículo: não é possível realizar a dupla validação de credencial do condutor + credencial do veículo (ou placa), nem enviar a lista de placas para os dispositivos;
- Validação por senha;
- Controle de lotação: não há bloqueio de acesso no local por lotação;
- Crachá Mestre;
- Validação por tipo de pessoa na entrada/saída;
- Crachá de autorização de entrada;
- Bloqueio por identificador de uso do crachá;
- Bloqueio por filial;
- Controle de filial estrangeira;
- Atualização do Mapa Smart Card.
Fabricantes homologados
Para conhecer a lista de fabricantes homologados, consulte a documentação Lista de integrações com dispositivos.
Observações
- As permissões devem ser configuradas na Senior X >Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
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