Connect > Versionamento > Versionamento de Integrações

Versionamento de Integrações

Sumário

  1. Conceito
  2. Pré Requisitos
  3. Menu de Acesso
  4. Funcionalidades
    4.1 Versão Publicada - Main
    4.2 Versão Desenvolvimento - Staging
    4.2.1 Indicador da Versão em Exibição
    4.2.2 Restaurar Versão Publicada
    4.2.3 URL's para Chamada de Requisição
    4.2.4 Botões de Ação
    4.3 Versão Histórico - Historic
    4.4 Monitoramento

1. Conceito

Trata-se de uma funcionalidade que introduz o conceito de versões de desenvolvimento, versão publicada e versões históricas para que os desenvolvedores possuam maior controle sobre as publicações de seus Fluxos de Integração e segurança para efetuar manutenções sem a necessidade de interromper as integrações.

O versionamento de integrações aprimora o sistema de workflow, trazendo novas funcionalidades e maior controle sobre mudanças e versões. Ele simplifica a gestão de fluxos, eliminando a necessidade de backups manuais ou múltiplas cópias (v1, v2, v3) e centralizando tudo em um sistema organizado e acessível.

Níveis de Versão

O sistema utiliza três níveis de versão, cada um com uma função específica:

2. Pré Requisitos

3. Menu de Acesso

4. Funcionalidades

4.1 Versão Publicada - Main

Essa será sempre a versão principal da aplicação, exibida ao acessar o Fluxo de Integração. Nos casos de fluxos do tipo JOB, é essa versão que será executada conforme a configuração do CRON.

Nestes comandos o usuário pode realizar a exportação dos fluxos Publicados.

4.2 Versão Desenvolvimento - Staging

A nova interface de edição do Fluxo de Integração apresenta indicadores e funcionalidades aprimoradas. Cada uma dessas funcionalidades será detalhada a seguir, permitindo uma melhor compreensão de seu uso.

4.2.1 Indicador da Versão em Exibição

Ao realizar um novo fluxo, a tela exibirá opções para seleção, sendo elas:

4.2.2 Restaurar Versão Publicada

Ao selecionar a opção Restaurar Versão Publicada, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação, informando que a versão de Desenvolvimento (stanging) será substituída pela versão de Publicada (main).

4.2.3 URL's para Chamada de Requisição

Nesta tela o usuário pode selecionar as URL's para chamada, sendo elas:

4.2.4 Botões de Ação

4.3 Versão Histórico - Historic

Nesta versão, será exibido todo o histórico de versões publicadas, incluindo as alterações realizadas e a opção de restaurar qualquer versão. Para acessar essa tela, acesse a página inicial e clique no ícone (conforme imagem):

Ao acessar, será exibida uma tela de listagem com todas as versões publicadas, incluindo informações como: a mensagem de publicação, data e o responsável pela publicação. Nesta tela, é possível visualizar qualquer versão e comparar as alterações realizadas em relação à versão atualmente Publicada (main).

Ao abrir, será apresentada uma visão de como as informações estavam escritas. Logo abaixo, nas ações da versão, o usuário pode selecionar e as mesmas serão exibidas lado a lado com as ações atuais, permitindo uma comparação direta. Para verificar o conteúdo específico de uma ação na versão escolhida, basta clicar no ícone de visualização, que mostrará os detalhes da ação selecionada.

Para restaurar uma versão do histórico, o usuário pode utilizar o botão Restaurar. Ao fazer isso, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação. Após a confirmação, a ação será concluída, e a versão de Desenvolvimento (staging) será substituída pela versão do histórico.

4.4 Monitoramento

Por meio do monitoramento, o usuário pode acompanhar e supervisionar as execuções de seus processos de integração.

Ao acessar o monitoramento de um fluxo específico, o sistema exibirá a indicação INFO:STAGING se a versão executada for a de Desenvolvimento (staging). Caso essa indicação não esteja presente, significa que a versão executada é a de Publicada (main).

Este artigo ajudou você?