Assinando com Certificado Digital
Para solicitar uma assinatura com Certificado Digital, consulte a documentação sobre gestão de envelopes.
A assinatura digital com Certificado Digital oferece maior segurança no processo de assinatura, garantindo coesão em assinaturas remotas.
Para obter mais informações sobre o Certificado Digital e seu uso no Sign, consulte nossa documentação.
Após receber o documento, um botão para assinatura com Certificado Digital será exibido.
Ao clicar nele, um pop-up será aberto, onde você deve fazer o upload do arquivo do Certificado Digital e inserir a senha correspondente.
Após concluir o processo, clique na opção Assinar Documento.
Observação
A assinatura com certificado digital elimina a necessidade de confirmação por e-mail com um token.
Documento assinado com Certificado Digital
Após a conclusão do processo de assinatura, o usuário solicitante receberá uma notificação por e-mail. Ao clicar em Visualizar Assinaturas, a mensagem Este documento foi assinado com certificado digital será exibida no registro de assinaturas.
Após salvar o documento, os usuários podem abri-lo em um leitor de PDF. Ao lado, um painel de assinaturas exibirá informações detalhadas sobre as assinaturas feitas com certificados digitais.
A validação da assinatura também pode ser feita, sendo um processo prático e ágil. Siga estas etapas:
- Acesse o site de validação fornecido pelo Governo Federal;
- Carregue o arquivo contendo a assinatura digital gerado pelo SIGN;
- Clique em Validar.
A partir desse ponto, um relatório de conformidade será gerado, validando as informações e detalhando todo o processo.
Recusar com certificado digital
O processo permanece o mesmo; no entanto, ao clicar em Recusar com certificado digital, o documento exibirá, ao final, um registro de recusa com certificado digital.