Certificado Digital > Ativação do Agente Desktop

Ativação do Agente Desktop SIGN Senior

Sumário

  1. Conceito
  2. Pré-requisitos
  3. Ativação do Agente Desktop
  4. Solução de Problemas

1. Conceito

A assinatura com Certificado Digital A3 no SIGN requer a utilização do Agente Desktop Senior, aplicativo responsável por reconhecer e disponibilizar o certificado durante o processo de assinatura. Este guia apresenta as etapas para download, instalação e primeira execução da aplicação. A funcionalidade está disponível exclusivamente para computadores com sistema operacional Windows, não sendo compatível com dispositivos móveis (Android e iOS), Chromebooks ou computadores com outros sistemas operacionais.

O Agente Desktop é uma aplicação que deve estar instalada e em execução no computador do signatário.

Ele é responsável por:

2. Pré-requisitos

  1. Ambiente Windows

    O Agente Desktop Senior é suportado exclusivamente em computadores com sistema operacional Windows (versão 11 ou superior).

    Os seguintes ambientes não são compatíveis:

    • Dispositivos móveis (smartphones e tablets);
    • Chromebooks;
    • Sistemas operacionais diferentes do Windows.
  2. Token USB compatível

    O Agente Desktop Senior é compatível com os seguintes tokens e drivers PKCS#11:

    Fabricante / Driver Dispositivos
    SafeSign Tokens e Smart Card com driver SafeSign
    SafeNet eToken eToken 5110, eToken 5300 e compatíveis
    Gemalto IDPrime IDPrime MD 830, MD 840 e compatíveis
    Watchdata Tokens Watchdata com driver PKCS#11
    Serpro Token Serpro

    O driver do token deve estar instalado no computador antes de utilizar o Agente Desktop. Consulte o fabricante do seu token para obter o driver adequado ao seu sistema operacional.

  3. Certificado Digital eCPF válido

    Para assinar documentos, é necessário possuir um Certificado Digital A3 que atenda aos seguintes critérios:

    • Tipo: eCPF (pessoa física) — Certificados de pessoa jurídica (eCNPJ) não são suportados.
    • CPF compatível: O CPF contido no certificado deve ser idêntico ao CPF do signatário cadastrado no envelope.
    • Validade: O certificado deve estar dentro do período de validade.
    • Emissor: Emitido por Autoridade Certificadora credenciada na cadeia ICP-Brasil.

     

  4. Agente Desktop Instalado
    1. Clique aqui para baixar o executável para Windows em seu desktop ou notebook.
    2. Execute o instalador baixado.
    3. Siga as instruções do assistente de instalação.
    4. Ao concluir, o Agente Desktop será instalado e configurado para iniciar automaticamente com o sistema.

    Observação:

    Talvez seja necessário ser administrador do dispositivo para instalar o Agente Desktop SIGN Senior, portanto, se tiver dificuldades ou estiver sem permissão no dispositivo, entre em contato com o setor de TI da sua empresa.

3. Ativação do Agente Desktop

Toda vez que o token for ejetado da máquina, o Agente Desktop deve ser finalizado. Ao conectar novamente o token usb, o Agente deve ser ativado. A seguir, o passo a passo que deverá ser realizadosempre antes de assinar documentos com o Certificado Digital A3.

  1. Abra o Senior Flow SIGN - Certificado Digital A3.
  2. Um serviço local é iniciado automaticamente na porta 8443 do computador.
  3. Clique no botão Inicializar, esta ação habilitará o campo PIN para inserir a senha do token usb fornecido pela certificadora;
  4. Clique no botão Listar certificados e insira a mesma senha do PIN;
  5. Após a detecção, o Agente Desktop estará pronto para receber solicitações de assinatura diretamente do navegador.

Atenção:

4. Solução de Problemas

Consulte abaixo os problemas mais comuns durante a assinatura com Certificado Digital A3 e como resolvê-los.

Este artigo ajudou você?