Utilizando o SIGN > Notificação via SMS (Plugin)

Notificação via SMS (Plugin)

Sumário

  1. Conceito
  2. Pré-Requisitos
  3. Menu de Acesso
  4. Configuração e Uso

1. Conceito

O solicitante do envelope pode escolher a forma de envio do link e das mensagens ao signatário sobre o processo de assinatura, incluindo SMS. Para essa opção, é necessário contratar uma plataforma de envio. As homologadas são Infobip, Syngoo, Twilio e Zenvia.

A seguir, este manual detalha a configuração para uso e os contatos das plataformas mencionadas.

2. Pré-Requisitos

3. Menu de Acesso

Ao selecionar GED – NOTIFICAÇÕES, será exibido todos os plugins disponíveis nas plataformas mencionadas.

4. Configuração e Uso

Para configurar o uso de SMS, é necessário selecionar a plataforma desejada e cadastrar as informações corretas.

Siga as etapas abaixo para garantir uma integração adequada.

Integração de SMS via Parceiros: Guia de Configuração e Fluxo de Mensagens

  1. Aquisição e Configuração do Número:
    • O cliente adquire um número de SMS através de uma das plataformas mencionadas.
    • Ao receber uma mensagem, o parceiro envia uma requisição HTTP para a URL de callback fornecida por nós.
    • A configuração dessa URL é realizada pelo cliente em sua conta, com URLs específicas para cada provedor.
    • A URL de callback pode ser o endpoint do serviço instant-messaging-backend ou uma função Lambda que, após processamento, invoca o instant-messaging.
  2. Processamento da Mensagem pelo instant-messaging:
    • O instant-messaging recebe a mensagem e verifica se existe um provedor cadastrado na plataforma com as mesmas informações (número/account sid).
    • Após identificar o provedor, o instant-messaging verifica se algum serviço está conectado a ele (atualmente, apenas o BOT pode se conectar a um provedor).
    • O instant-messaging envia a mensagem para o serviço conectado (BOT), que a processa e retorna uma resposta.
    • O instant-messaging envia a resposta ao integrador parceiro via requisição HTTP, fechando o ciclo da mensagem.
  3. URLs do Webhook
    • Twilio
      https://api-dev.messaging.tecnologia.senior.com.br/webhook/twilio/prod
    • Zenvia
      https://api-dev.messaging.tecnologia.senior.com.br/webhook/zenvia/prod
    • Infobip
      https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/anonymous/rest/platform/instant_messaging/signals/infobipCallbackMessage

 

Depois de realizar os passos acima, basta preencher a configuração com os dados disponibilizados pelo provedor dentro dos Plugins ou no momento da seleção da integração na guia de Notificação.

Depois de selecionado e configurado o provedor, basta seguir normalmente o fluxo do envelope. O número de telefone cadastrado receberá notificações de todas as etapas do processo automaticamente, através do meio de notificação selecionado, nesse caso SMS.

Observação

No momento os provedores disponíveis são Infobip, Twilio , Zenvia e Syngoo.

Com os provedores acima é necessário apenas adquirir um plano de assinatura.

Este artigo ajudou você?