Gestão de Pátio - Manual do Usuário > Conheça o Gestão de Pátio

Gestão de Pátio

Conhecendo a solução

O sistema de gerenciamento (Yard Management System) simplifica o dia a dia da logística por gerir o fluxo de movimentações dentro de um pátio. Este sistema é frequentemente usado em conjunto com sistemas de armazém, que ajudam a sincronizar as operações do pátio agilizando a entrada e saída e veículos.

Suas funcionalidades são:

Macrofluxo

No Macrofluxo é possível entender os processos do Gestão de Pátio.

Confira os ganhos

Veja as vantagens na gestão e controle da logística, utilizando a solução Gestão de Pátio:

Layout - a solução permite o acompanhamento do fluxo operacional de ponta a ponta, com a criação de vários circuitos, tanto para expedição quanto para recebimento. Além disso, informações adicionais e alertas podem ser acrescentados, o que facilita a visualização de possíveis gargalos. Com cadastros dinâmicos das áreas existentes dentro da empresa, a visualização e o acompanhamento dos circuitos torna-se mais simples.

Automação - com a utilização de LPR ( do inglês "License Plate Recognition" Reconhecimento de Placa de Veículos) por meio de soluções terceiras, o circuito se transforma em uma “engrenagem”, ou seja, a cada avanço do veículo entre as vagas das áreas, o processo vai avançando. Com isso, o gestor passa a ter uma visão em tempo real de sua operação logística o que reduz acúmulos operacionais, permite que imprevistos sejam evitados além, de fornecer maior previsibilidade em relação ao número de pessoas da equipe e tempo necessário para uma expedição, por exemplo.

Acompanhamentos - o Portal de Agendamento permite que os parceiros insiram suas agendas sempre respeitando a grade definida pela empresa, com os limites e bloqueios diários equilibrar o fluxo e o funcionamento das operações de recebimento ou de expedição.

Redução de custos - com a solução, é possível equalizar o fluxo de veículos parados aguardando carga ou descarga e comparar com os limites físico e operacionais da empresa. Com essas informações é possível prever, corrigir ou até mesmo evitar crises rapidamente dentro da planta.

Integração e mobilidade - ao ser integrado aos principais módulos ERP (Enterprise Resource Planning), WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management Systems), o YMS preenche o controle entre o fluxo de produto nos processos externos da operação logística e também nos processos internos dos armazéns. Com isso, a comunicação entre empresa e parceiros fica mais próxima. Os motoristas também podem ser envolvidos na agenda. Ou seja, todos os participantes da operação ficam conectados, o que permite o acompanhamento dos status em tempo real, desde a programação do agendamento, aprovação, informações gerais até a evolução dentro da planta podem ser acompanhados pelo gestor.

Performance - com os analytics e dashboard específicos é possivel ter o controle, gestão e visualização dos veículos que se encontram dentro do pátio ou pendentes de chegada, o gestor consegue otimizar todo o trânsito de veículos. A solução reduz tempo, minimiza falhas operacionais, eliminar o uso de planilhas, organizando toda a operação logística bem como a rotina de motoristas e veículos, viabilizando a redução dos custos e eliminando riscos.

Este artigo ajudou você?