Primeiros passos
Neste módulo é apresentado um passo a passo de como implantar o Gestão de Pátio e realizar as suas principais funcionalidades.
O papel de administrador é definido pela organização no primeiro acesso, mas posteriormente outros administradores podem ser adicionados.
Acesse: Senior X > Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários
O cadastro de usuários pode ser feito de duas formas:
- Clique em Importar;
- Informe um arquivo .CSV com os dados no seguinte formato: nome_usuário,nome_completo,email,senha,papel1,papel2;papel1x;
- Selecione o arquivo;
- Utilize o botão Importar.
- Clique em Adicionar;
- No painel Dados do Usuário; preencha com o e-mail e a senha do usuário.
Opcionalmente, ainda no painel de Dados do Usuário é possível bloquear o usuário. Para isso, marque a opção Usuário Bloqueado.
Ao entrar no sistema automaticamente é exibida uma opção para seleção da planta de trabalho.
No Gestão de Pátio a Empresa é chamada como Planta. Assim sendo, a Planta é a unidade física da empresa por CNPJ, onde ocorrerá o processo do pátio, desta forma, será exibido somente os circuitos e agendamentos da mesma.
Caso necessite trocar a planta de trabalho acesse Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Definições Avançadas > Seleção da Planta.
- Ao acessar é exibida uma lista com as plantas cadastradas;
- Escolha a planta de interesse;
- Clique em Selecionar.
Os cadastros seguintes são necessários para realizar as principais funções do Gestão de Pátio.
Acesse: Senior X> Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais e cadastre os seguinte itens:
No gestão de pátio a Empresa é chamada como Planta. Assim sendo, a Planta é a unidade física da empresa por CNPJ, onde ocorrerá o processo do pátio.
Acesse: Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Planta, onde mais de um CNPJ pode ser cadastrado.
- Clique no botão Adicionar;
- Preencha os campos conforme à necessidade;
- Clique em Salvar.
Observação
No cadastro da Planta, é possível definir o fuso horário conforme a necessidade, considerando situações em que as agendas são criadas em uma região com um fuso horário diferente daquela onde serão executadas.
É uma parte do pátio a ser identificada (como por exemplo, almoxarifado, portaria, balança) da empresa por onde circula o fluxo de veículos de carga e descarga.Dentro delas também é definido quais são com vagas fixas e as com vagas dinâmicas
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Área
- Use o botão Adicionar;
- Preencha os campos conforme à necessidade e obrigatoriedade;
- Se necessário, o Gestão de Pátio permite criar Vaga Dinâmica para uma determinada área, ou seja, quando habilitada essa opção não é preciso realizar o cadastro individual de cada vaga, o sistema se dimensiona automaticamente para atender a demanda de veículos.
- Clique em Salvar.
Uma vez cadastrada a área é possível adicionar as Vagas. Estas devem ser cadastradas de acordo com a quantidades de vagas que compete aquela área. De forma que, seja possível garantir que todos os veículos possam ser direcionados corretamente às vagas.
- Na mesma tela, no painel Dados complementares
- Use o botão Adicionar;
- Preencha os campos conforme á necessidade;
- Clique em Salvar.
- Após criar uma vaga opções como Alterar, Bloquear e Deletar ficam disponíveis. Para utiliza-las clique no botão Ações e selecione a opção desejada.
Observação
Quando a opção Vaga Dinâmica estiver selecionada no cadastro de área, não será apresentada a tela de Dados complementares.
Esta rotina permite o cadastro de turno de trabalho diferenciado para cada planta, ou seja, para cada CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica)
Nesta tela é possível cadastrar múltiplos turnos de trabalho relacionado a planta, turnos com ou sem intervalos e dias de exceções, assim como, turnos de operações diferentes para recebimento e turnos para expedição, por exemplo.
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Turnos
- Utilize o botão Adicionar;
- Comece pela hora de início e fim do turno;
- Selecione uma das opções abaixo:
- "Selecionar dias da semana" - cadastra vários turnos com ou sem intervalos.
- "Selecionar datas no calendário" - cadastra turnos específicos com longos período de trabalho.
- "Selecionar o ano" - cadastra o turno de ano em ano, podendo ser igual ou diferente ao anterior.
- Clique em Salvar
O Tipo de Agendamento faz referência ao circuito. Corresponde aos agendamentos de recebimento e expedição
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Tipo de Agendamento
- Use o botão Adicionar;
- Informe os campos de preenchimento obrigatório;
- Clique em Salvar.
No limite de operação é agrupado as informações do tipo de agendamento com o turno e planta.
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Limite de operação
- Use o botão Adicionar;
- Preencha os campos conforme à obrigatoriedade:
- Descrição: preencha conforme à necessidade;
- Intervalo de operação: é o tempo entre as agendas, conforme o turno de operação;
- Limite de veículos no intervalo: define a quantidade de veículos no intervalo de operação;
- Limite de agendas diárias: define a quantidade de agendamentos diários, considerando somente as agendas que não estejam com o status Cancelado;
- Planta: selecione a planta de trabalho;
- Turnos: selecione o turno;
- Lista de Tipos de Agendamentos ligados ao limite de operação: é possivel selecionar todos os tipos de agendamento que estão envolvidos na operação.
- Clique em Salvar.
Observação
- Caso a planta tenha tipos de Agendamentos utilizando apenas um cadastro de limite de operação, essas quantidades do limite de operação são divididas conforme as criações de agendas.
- O limite diário informado no Limite de Operação considerará apenas as agendas criadas em cada planta, mesmo que utilizem o mesmo tipo de agendamento. Cada planta terá sua operação individualizada.
A regra de exceção é utilizada quando o agendamento é por Tipo de Veículo, que permite especificar o tipo de carga, a quantidade de eixos e o tempo necessário de execução da agenda, possibilitando que você configure conforme sua operação. A utilização desta regra é opcional.
- Clique no botão Adicionar;
- Preencha os campos obrigatórios;
- Em seguida, clique em Salvar;
- Para finalizar o cadastro, ao retornar para a tela principal, clique em Salvar novamente.
Cadastre a trajetória percorrida dos veículos conforme a sequência da área.
O cadastro do circuito é feito em duas fases:
Ao entrar a tela exibe um painel dos Circuitos Cadastrados:
- Ainda neste painel use o botão Adicionar para cadastrar um novo circuito;
- Ao clicar é exibido um painel Dados Gerais;
- Preencha os campos conforme à necessidade:
- Descrição: insira uma descrição que desejar;
- Tipo de agendamento: clique na lupa de pesquisa e selecione o Tipo de atividade:
- Carregamento;
- Descarregamento.
- Clique em Selecionar;
- Planta: selecione a planta de interesse;
- Use o botão Salvar.
Somente após o término do cadastro por tipo de agendamento é possível cadastrar a sequência do circuito
No painel Dados Relacionados
- Clique em Adicionar;
- Informe os campos:
- Descrição: insira uma descrição que desejar;
- Área: utilize a lupa e selecione a área de interesse;
- Sequência: referente ao fluxo de movimentação do veículo;
- Planta do circuito: exibe a descrição da planta que foi vinculada a área;
- Avançar etapa manual: permite movimentar as etapas manualmente no controle de circuito;
- Reverter etapa manual: permite movimentar as etapas manualmente no controle de circuito.
- Use o botão Salvar.
Esta rotina permite cadastrar o veículo e unificar as informações complementares, quanto ao seu tipo e conjunto.
Neste caso, são informados os dados relacionados aos tipos de veículos com os quais a transportadora opera.
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Gerenciamento de veículos > Tipo de Veículo
- Use o botão Adicionar;
- Preencha os campos conforme à necessidade;
- Clique em Salvar.
O cadastro do Tipo de Veículo Único é utilizado quando um veículo tem uma estrutura completa com placa única, capacidade de carga e funcionalidade próprias, sem necessidade de reboque para operar.
Exemplo: Furgão.
O cadastro de tanques contém informações pertinentes ao reservatório, tais como: descrição do compartimento e capacidade em litros.
Ao cadastrar o veículo e no campo Tipo Veículo estiver selecionada a opção Tanque, automaticamente é exibido o Painel de Dados Complementares:
- Use o botão Adicionar para cadastrar o compartimento;
- Informe os campos
- Descrição do compartimento do tanque: uma breve descrição;
- Capacidade em litros do compartimento: é o valor total em litros.
- Clique em Salvar.
Em seguida, outro cadastro a ser realizado é a configuração da seta, que indica a capacidade de cada compartimento.
Após o cadastro do compartimento um novo painel Dados Complementares é exibido para inserir as setas.
- Use o botão Adicionar;
- Habilite os campos;
- Clique em Salvar;
- E assim, sucessivamente, até o término do cadastro de todas as setas.
Observação
Ao cadastrar um Tipo de Veículo, a opção Ativo permanece selecionada por padrão no campo Ativo no portal de agendamentos. Caso seja desmarcada, o tipo de veículo será considerado inativo e não será visível no Portal de Agendamentos.
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Gerenciamento de veículos > Veículo.
- Clique no botão Adicionar para cadastrar os veículos utilizados para os agendamentos;
- Informe os campos conforme a necessidade e obrigatoriedade;
- Clique em Salvar;
- Após o cadastro do veículo, operações como Editar, Excluir e Bloquear podem ser realizadas.
Observação
Quando bloqueado o veículo as notificações são exibidas nas telas de Agendamentos, Controle de Chegada e Circuitos.
Nesta tela é possivel realizar a composição do veículo, ou seja, unir o cavalo ao semi-reboque.
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Gerenciamento de veículos > Conjunto de veículos
- Clique em Adicionar;
- Preencha os campos conforme à necessidade:
- Descrição da composição;
- Semirreboques;
- Eixos da composição;
- Cavalo/Tração;
- Capacidade Total;
- Tara Total.
- Clique em Salvar.
Observação
- Ao configurar um veículo como Tipo de Veículo Único, a composição é gerada automaticamente, o que impede a adição de um semirreboque a essa composição.
- Ao cadastrar um novo conjunto de veículos, a opção Ativo permanece selecionada por padrão. Caso seja desmarcada, o conjunto será considerado inativo e não poderá ser utilizado nos processos do sistema.
Acesse: Senior X > Gestão de Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Motorista.
- Use o botão Adicionar e cadastre os motoristas.
- Informe os campos conforme obrigatoriedade;
- Clique em Salvar.
- No painel Motoristas Cadastrados, selecione o motorista que deseja bloquear ou desbloquear;
- Em seguida, clique na opção Bloquear ou Desbloquear.
Para que a ação de Bloquear e Desbloquear esteja disponível, é necessário habilitá-la seguindo os passos abaixo:
Acesse: Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis
- No painel Papéis, selecione o papel que deseja aplicar a permissão de controlar o bloqueio e desbloqueio do motorista e clique em Editar;
- Em seguida, role a tela para baixo até visualizar o painel Configurações, clique na aba Permissões e procure em Domínio e Serviço por yms/patio;
- Ao clicar sobre ele, será apresentado a opção Recursos;
- Em seguida, na linha bloquearMotorista selecione a opção Visualizar;
- Clique em Salvar.
Para mais detalhes acesse Gestão de Papéis
Observação
Quando bloqueado o veículo as notificações são exibidas nas telas de Agendamentos, Controle de Chegada e Circuitos.
Outras Parametrizações
Essa configuração permite você definir a obrigatoriedade de preenchimento de determinados campos conforme necessário. Essa obrigatoriedade será visível no cadastro de motorista e veículo.
Acesse: Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Avançadas > Configurações
- No painel Configuração, clique no botão Adicionar;
- Escolha o Tipo da configuração, que pode ser:
- Validação Placa;
- Celular Motorista Obrigatório;
- CNH e Validade Obrigatórias;
- Descrição da agenda obrigatória no Portal de Agendamento;
- Validar se existe mesmo veículo em outra agenda com a mesma data e hora.
- Preencha os demais campos obrigatórios e clique em Salvar.
Nesta tela é possível criar regras para o pátio, permitindo você definir critérios a serem aplicados e indicar o momento em que será executado nos processos do pátio.
Acesse senior X Platform > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Avançadas > Regras e Validações > Regras do pátio
- Ao entrar, no Painel Regras do Pátio, clique em Adicionar;
- Em seguida, informe os campos de preenchimento obrigatório:
- Nome: corresponde ao nome da regra;
- Tipos de agendamento: referente ao tipo de agendamento que deve ser vinculado na regra;
- Tipo: significa em que momento a regra será executada:
- Iniciar circuito: a execução da regra se dará ao Iniciar o circuito.
- Regra: indica a regra que será executada no processo:
- Checkin WMS - Ordem Recebimento vinculada a nota fiscal: verifica se a ordem de recebimento está vinculada a nota fiscal;
- Bloquear Motorista em mais de uma execução: impede que o motorista esteja em mais de uma execução de circuito;
- Revalidação dos pedidos em sistema terceiro: valida o status do pedido via integração com o CONNECT;
- Ativa: determina se a regra está ativa ou não. Por padrão quando for criado uma nova regra, a flag fica selecionada.
- Clique em Salvar.
Campos customizados são campos personalizados que você pode criar e adicionar aos campos do sistema.
Com esses campos, você pode incluir as informações que não estão presentes na tela padrão.
Para informações gerais o recurso de campos customizados da senior X Platform, veja a documentação completa do recurso no manual da plataforma.
Acesse senior X Platform > Tecnologia > Customização > Campos
- No painel Domínios e Serviços, procure pelo domínio yms na lista ou use o campo de pesquisa para encontrá-lo.
- No domínio yms, procure pelo serviço agenda. Com esse serviço é possível gerenciar os campos customizados da agenda, agrupados por entidade.
- Clique no botão Entidade ao lado da Entidade agenda. Será apresentada a tela onde é possível criar, editar e excluir ou inativar os campos relacionados a ela.
Ao acessar a tela da entidade, você pode notar que ela já apresenta alguns campos. Esses são campos padrão do sistema, que ficam protegidos contra qualquer tipo de edição e são identificados por um cadeado ().
Quando possuir campos customizados que podem ser editados, serão identificados por um usuário ().
Os campos customizados serão visíveis no Portal de Agendamento para todos os usuários externos, e não há possibilidade de desativar a exibição de campos específicos de forma individual, assim como ocorre com os usuários da plataforma.
Os campos customizados serão exibidos ao final da tela, abaixo dos campos padrão.
Os dados desses campos podem ser preenchidos ao iniciar uma agenda pelo Controle de Chegada. Ao clicar no botão Detalhar de uma agenda, também na tela de Controle de Chegada, é possível visualizar essas informações, mas não editá-las.
Os dados desses campos podem ser visualizados na aba Agendamento, na tela de Controle de Circuito.
Observação
Os campos customizados serão visíveis apenas se forem criados, caso contrário, a aparência do sistema permanecerá inalterada.
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