Tecnologia Mega > Rotinas Básicas > MegaReportViewer

MegaReportViewer

Introdução / Conceito

Agora, o mecanismo de geração e visualização dos relatórios deixa de ser pelo Server MegaCrytalExec e Visualizadores Delphi e .Net sendo controlados pela aplicação MegaReportViewer (também conhecida como MRV).

Essa mudança foi necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas envolvendo a utilização dos relatórios no ambiente Cloud, evolução dos Sistemas Operacionais e, possibilitar melhorias futuras no processo de geração dos relatórios. Algumas das melhorias no processo de geração de relatórios por meio do MegaReportViewer, são:

Localização do MegaReportViewer

Por padrão, a nova ferramenta poderá ser localizada na pasta MegaReportViewer que, por sua vez, estará na pasta Versão ou, onde o Mega estiver instalado (por exemplo, Sistema). Nela estarão os arquivos necessários para execução do MRV.

Pré-requisitos para uso do MRV

Para utilização da nova ferramenta é necessário a instalação ou, atualização dos seguintes itens na estação onde encontra-se a mesma ou, na máquina que irá executá-la:

Atenção

Caso os pré-requisitos não estejam devidamente configurados, durante o processo de execução de conexão com o banco de dados ou, na geração do relatório, serão exibidas telas de erros.

Na inicialização do MRV é realizada uma verificação com relação à biblioteca de Runtime do Crystal e, caso a mesma não seja encontrada nos registros do Windows, a aplicação será finalizada mostrando uma mensagem e indicando onde poderá ser feito o download de instalação da biblioteca:

Configurações para habilitar o uso do MRV

Para utilizar o MegaReportViewer é necessário que as devidas configurações estejam feitas no Ambiente Cloud e, no item MegaConfig.xml para o ambiente On Premise. Caso o usuário deseje, também é possível desabilitar o MRV e utilizar o processo anterior.

Novas configurações no Cadastro de Relatórios

Geração de Logs de Execução do Relatório

Este artigo ajudou você?