Listas de Conversão (Definição)
A lista de conversão é um recurso de consulta, ela retorna a relação de novos valores de acordo com um valor informado que é considerado como valor antigo.
Esse recurso está disponível para o Importador/Exportador de Arquivos Texto e é utilizado na execução de um modelo de importação e exportação.
Para criar uma nova lista é preciso informar um código inutilizado nas listas existentes, além de um nome para a nova lista. Para efetivar a criação da nova lista, deve-se utilizar o botão Inserir.
Para editar uma lista é preciso informar o código de uma lista existente ou pesquisá-lo através do botão de busca no campo Código, em seguida o campo Nome deve ser preenchido de acordo com o nome da lista selecionada.
Para aplicar as alterações, utilize o botão Alterar.
Nota
Os botões Inserir e Aplicar estão posicionados no mesmo local e são exibidos de acordo com o contexto. Ao trabalhar uma nova lista será exibido Inserir e ao editar uma lista existente será exibido Alterar.
No campo Edição Antiga informe os valores cadastrados na coluna Valor antigo da tabela, enquanto no campo Nova Edição informe os valores cadastrados na coluna Novo valor da tabela. Os valores aqui informados serão aplicados na tabela pelo botão Aplicar (simbolizado por uma seta para cima).
O botão Importar realiza a importação dos valores de um arquivo texto que possua quatro valores por linha, sendo que os valores devem ser separados por ";" (ponto e vírgula). Já o botão Exportar realiza a exportação de todos os valores da tabela em um arquivo texto. O diretório e nome do arquivo texto que será gerado, serão solicitados após iniciar a exportação.
Importante
Todos os valores já preenchidos na tabela serão apagados após a importação dos valores de um arquivo texto.
Valor antigo
Deve ser informado o valor que representa o valor que será convertido. Por exemplo, deseja-se que o valor "002" retorne o valor "123", então deve-se inserir uma linha com o valor "002" na coluna Valor antigo e o "123" na coluna Novo valor.
Novo valor
Deve ser informado o valor que representa o novo valor que será retornado. Por exemplo, o valor "001" passou a ser o valor "555", então deve-se inserir uma linha com o valor "001" na coluna Valor antigo e o "555" na coluna Novo valor.
Edição antiga
Devem ser cadastradas as respectivas máscaras dos valores antigos. Essa informação é utilizada no Importador/Exportador de Arquivos Texto, no momento em que o valor está sendo importado ou exportado.
Há uma linha com os valores "030", "142", "zz9" e "zz9" nas respectivas colunas Valor antigo, Novo valor, Edição antiga e Nova edição.
O valor "30" está informado no arquivo texto que está sendo importado e este valor deve ser convertido com base nessa lista de conversão. Neste caso, a rotina compara o valor "30" com o "030" e identifica que são diferentes, então a máscara "zz9" é aplicada ao valor "030".
Após aplicada a máscara, o valor "030" da lista passa a ser tratado como "30", então a rotina compara o dois valores novamente, identificando que são iguais.
Desta forma, a rotina substitui o valor importado "30" pelo valor da coluna Novo valor da lista, neste caso "142". Com isso o valor importado é "142".
Nova edição
Devem ser cadastradas as respectivas máscaras dos novos valores. Essa informação é utilizada no Importador/Exportador de Arquivos Texto no momento em que o valor está sendo importado ou exportado.
Há uma linha com os valores "050", "142", "zz9" e "9999" nas respectivas colunas Valor antigo, Novo valor, Edição antiga e Nova edição.
O valor "050" está informado no arquivo texto que está sendo importado. Este valor deve ser convertido com base nessa lista de conversão. Neste caso, a rotina compara o valor "050" com "050" e identifica que são iguais, então ela substitui o valor importado "050" pelo valor da coluna Novo valor da lista, neste caso "142".
Com o novo valor importado, a rotina aplica a máscara informada no campo Nova edição da tabela, neste caso "9999", fazendo com que o valor importado seja "0142".