Recomendações
Recomendamos que instalação da solução Senior seja realizada por um profissional credenciado e com conhecimento das ferramentas. Desta maneira antes de iniciar o processo, verifique se todos os pré-requisitos foram atendidos e se estão disponíveis todas as informações necessárias para realizar esse procedimento.
Em caso de dúvidas, a Senior disponibiliza o serviço de gestão de Tecnologia da Informação, que oferece apoio à organização, montagem e execução da solução de infraestrutura.
Importante
A Senior não recomenda e nem se responsabiliza caso sejam utilizados outros aplicativos que não sejam os disponibilizados e indicados nesta documentação para efetuar a instalação.
Restore de backup
Em casos de problemas durante a instalação de um ambiente com as soluções, é essencial que seja realizado o restore do backup da base de dados e arquivos do ambiente que apresentou problemas. Em decorrência da criticidade dessas ações, é recomendável que o backup sempre seja realizado antes de iniciar qualquer alteração no ambiente em produção.
Para realizar backup do ambiente do Portal Corporativo, é necessário verificar as configurações do arquivo <domínio>/applications/liferay-portal-6.1.1/WEB-INF/classes/portal-ext.properties e realizar o backup das pastas correspondentes às seguintes propriedades:
- resource.repositories.root;
- liferay.home;
- lucene.dir;
- jcr.jackrabbit.repository.root;
- dl.hook.file.system.root.dir;
- jdbc.default.jndi.name=jdbc/LiferayPool:
- caso esta esteja comentada, com o caractere #, realize o backup da base configurada ou da pasta de acordo com as propriedades abaixo.
- jdbc.default.driverClassName;
- jdbc.default.url;
- jdbc.default.username;
- jdbc.default.password.
- caso não esteja comentada, somente realize o backup da base configurada no GlassFish. Para isso, pode-se consultar a documentação referente à configuração da conexão JDBC.
- caso esta esteja comentada, com o caractere #, realize o backup da base configurada ou da pasta de acordo com as propriedades abaixo.
Em versões mais antigas o diretório será: <domínio>\applications\autodeploy\liferay-portal-6.1.1\WEB-INF\classes\.
Nota
Verifique também os diretórios referentes as seguintes propriedades:
com.sun.aas.instanceRoot = Pasta do domínio;
com.sun.aas.installRoot = Pasta de instalação do GlassFish;
con.sun.aas.javaRoot = pasta do Java.
Caso a pasta de domínio do Portal possua customizações, esta deverá ser copiada para o novo domínio do GlassFish. Caso contrário, pode ser realizada uma atualização apontando para o novo domínio do GlassFish e o Portal será inserido neste domínio, exceto o Liferay-Portal, que deve ser deployado e configurado conforme as documentações sobre a Instalação do Portal - ambiente GlassFish 3 ou superior/Liferay 6, configuração da conexão JDBC e Configurações Gerais.
Também deve ser realizado um backup do diretório dos arquivos das páginas HTMLs de cada aplicação. O diretório pode ser consultado em Central de Configurações Senior > Middleware > Web 5.0 > Aplicativos, no campo Diretório dos arquivos das páginas HTML.
Instalação de produtos com versões diferentes
Caso desejar manter as soluções que possui em versões diferentes, ou seja utiliza o Atualizador com uma versão diferente, a sua instalação deve ser feita separadamente. Este processo é necessário para que não existam quebra de protocolo entre Middleware e instâncias, ou chaves de configuração.
Exemplo:
- Gestão de Pessoas | HCM 6.2.35 (Atualizador 5.8.17);
- Gestão Empresarial | ERP: 5.8.11 (Atualizador 5.8.14).