Tecnologia > Manual de Instalação > Middleware Senior > Arquitetura
Responsável por manter a lista de aplicativos disponíveis no servidor em que está executando, iniciando estes aplicativos quando requisitado pelo Gerenciador do Middleware. Responsável pela comunicação entre as requisições da camada cliente e o Gerenciador de Aplicativos. Formas de acesso Formas de acesso A Central de Monitoramento Senior coleta e trata informações que são apresentadas de maneira clara e simples. Banco de dados Permite o acesso remoto de usuários que estejam dentro ou fora da rede local. Servidor que contém o diretório raiz da instalação. Servidor LDAP Vantagens do Glassfish Vantagens do Glassfish

Arquitetura

A arquitetura da solução Senior é dividia em quatro camadas distintas. Essas camadas são formadas por ferramentas, que podem estar incorporadas diretamente nos aplicativos da Senior ou apresentar-se como um programa independente.

Para facilitar a visualização da Tecnologia Senior, a ilustração abaixo divide as quatro camadas:

Camada cliente

A camada cliente é composta por máquinas que não exigem recursos muito avançados, pois não realizará o processamento pesado que é necessário para utilizar um sistema. Geralmente, possuem apenas sistema operacional, navegadores de páginas, aplicativos de acesso ao sistemas e hardwares periféricos básicos. São as máquinas comumente chamadas de terminal ou estação de trabalho.

Middleware Java EE

Camada presente em ambientes de clientes que optaram por formas de acesso a sistemas que exijam a solução Middleware que utiliza o servidor Java EE ou que necessitam da solução Senior que não utiliza Middleware (forma de acesso cliente-servidor), mas que utilizará o servidor Java EE para outra funcionalidades (por exemplo, disponibilização de web services).

Middleware base

Camada indispensável para o funcionamento das formas de acesso BrowserAccess, Web 5.0, WindowsAccess e web services. Essa camada abriga os componentes centralizadores da solução Senior, responsáveis pelo gerenciamento, configuração e monitoramento de todos os aplicativos utilizados.

Camada de infraestrutura

É um conjunto de hardware e software que abriga os aplicativos básicos para o funcionamento dos sistemas Senior. Na parte de hardware, considera-se máquinas servidoras, componentes de rede e etc. Na parte de software, considera-se todos os componentes que são pré-requisitos para o funcionamento dos componentes da solução Senior, como banco de dados e seus gerenciadores (SGBD), servidores de páginas, diretórios compartilhados que contém os arquivos dos sistemas e etc.

Este artigo ajudou você?