Gerenciador de aplicativos
O Gerenciador de Aplicativos é o responsável por manter a lista de aplicativos disponíveis no servidor em que está executando, iniciando estes aplicativos quando requisitado pelo Gerenciador do Middleware. Ao ser executado, o Gerenciador de Aplicativos conecta-se ao Gerenciador do Middleware e mantém esta conexão aguardando requisições.
O Gerenciador de Aplicativos pode ser utilizado de duas formas distintas: como um aplicativo ou um serviço. Entretanto, não é possível utilizar as duas formas no mesmo servidor simultaneamente. A quantidade de aplicativos por servidor está diretamente relacionada a capacidade de processamento da máquina, sendo importante levar em consideração a utilização de memória dos sistemas Senior.
A tela do Gerenciador de Aplicativos mostra o estado atual da conexão e também as informações sobre qual Gerenciador do Middleware está conectado.
Ambiente
Identifica o ambiente em que o Gerenciador de Aplicativos está instalado. Isto é informado durante a instalação do Gerenciador de Aplicativos.
Servidor
Nome do servidor ao qual o Gerenciador de Aplicativos está conectado.
Porta
Número da porta na qual o Gerenciador de Aplicativos está conectado.
Status
Status atual do Gerenciador de Aplicativos: "Conectado" ou "Desconectado".
Modo de execução de aplicações
Configuração das opções de execução do Gerenciador de Aplicativos:
- Normal: Opção padrão. O Gerenciador de Aplicativos não apresentará as telas que estiverem sendo utilizadas pelos sistemas.
- Mostrar: Esta opção marcada fará com que todas as telas dos sistemas sejam apresentadas também no servidor que contém o Gerenciador de Aplicativos.
Sair
Finaliza o aplicativo. O Gerenciador de Aplicativos não permite que a sessão em que se encontra seja encerrada antes de ser finalizado. Caso finalizado, não será possível iniciar as aplicações.
Instalação como aplicativo
O padrão de utilização do Gerenciador de Aplicativos é utilizá-lo na forma de aplicativo. É durante a instalação do Middleware que essa característica é definida.
Para ilustrar melhor a utilização do Gerenciador de Aplicativos com sessão de usuário no sistema operacional, representa:
Um servidor com três sessões de usuário; cada sessão de usuário pode receber um Gerenciador do Aplicativos; cada gerenciador de aplicativos foi configurado para atender até quatro instâncias diferentes de aplicativos dos sistemas. No total, são executados 12 aplicativos simultaneamente, conforme a configuração de balanceamento de carga feita na Central de Configurações Senior.
Esta forma de utilizar o Gerenciador de Aplicativos é a mais indicada, pois permite multiplicar os recursos disponíveis em cada máquina servidora, já que o sistema operacional controla os recursos disponíveis para cada sessão, assim, ao utilizar várias sessões de usuário, mais recursos são disponibilizados.
Importante
A instalação do Gerenciador de Aplicativos como serviço funciona apenas com Windows Server 2012 ou superior.
Instalação como serviço
Ao utilizar a forma em serviço, não é possível criar outras sessões de serviço do Gerenciador de Aplicativos, pois o próprio serviço é uma sessão única, não permitindo mais de um Gerenciador de Aplicativo por servidor.
A vantagem de instalar o Gerenciador de Aplicativos como um serviço, é a possibilidade de configuração para iniciar automaticamente, funcionalidade que o próprio Gerenciador do Middleware já executa.
Nota
Quando utilizadas como serviço, as aplicações são executadas com recursos reduzidos, uma das características apresentadas por essa forma de execução é a resolução reduzida em relação ao cliente. Ao executar aplicações que rodem em ambiente WindowsAccess e BrowserAccess, a resolução do cliente será limitada pela resolução disponível no servidor.
Por limitação de recursos do sistema operacional, esta sessão de serviço do nosso exemplo pode atender no máximo três aplicativos simultâneos. Isso ocorre porque a sessão de serviço recebe menos recursos em comparação a sessão de usuário, além que o sistema operacional Windows permite apenas uma sessão de serviços, que é compartilhada por todos os serviços existentes.