Gerenciador de aplicativos
O Gerenciador de Aplicativos é o responsável por manter a lista de aplicativos disponíveis no servidor em que está executando, iniciando estes aplicativos quando requisitado pelo Gerenciador do Middleware. Ao ser executado, o Gerenciador de Aplicativos conecta-se ao Gerenciador do Middleware e mantém esta conexão aguardando requisições.
O Gerenciador de Aplicativos pode ser utilizado de duas formas distintas: como um aplicativo ou um serviço. Entretanto, não é possível utilizar as duas formas no mesmo servidor simultaneamente. A quantidade de aplicativos por servidor está diretamente relacionada a capacidade de processamento da máquina, sendo importante levar em consideração a utilização de memória dos sistemas Senior.
A tela do Gerenciador de Aplicativos mostra o estado atual da conexão e também as informações sobre qual Gerenciador do Middleware está conectado.
Ambiente
Identifica o ambiente em que o Gerenciador de Aplicativos está instalado. Isto é informado durante a instalação do Gerenciador de Aplicativos.
Servidor
Nome do servidor ao qual o Gerenciador de Aplicativos está conectado.
Porta
Número da porta na qual o Gerenciador de Aplicativos está conectado.
Status
Status atual do Gerenciador de Aplicativos: "Conectado" ou "Desconectado".
Modo de execução de aplicações
Configuração das opções de execução do Gerenciador de Aplicativos:
- Normal: Opção padrão. O Gerenciador de Aplicativos não apresentará as telas que estiverem sendo utilizadas pelos sistemas.
- Mostrar: Esta opção marcada fará com que todas as telas dos sistemas sejam apresentadas também no servidor que contém o Gerenciador de Aplicativos.
Sair
Finaliza o aplicativo. O Gerenciador de Aplicativos não permite que a sessão em que se encontra seja encerrada antes de ser finalizado. Caso finalizado, não será possível iniciar as aplicações.
Instalação como aplicativo
O padrão de utilização do Gerenciador de Aplicativos é utilizá-lo na forma de aplicativo. É durante a instalação do Middleware que essa característica é definida.
Esta forma de utilizar o Gerenciador de Aplicativos é a mais indicada, pois permite multiplicar os recursos disponíveis em cada máquina servidora, já que o sistema operacional controla os recursos disponíveis para cada sessão, assim, ao utilizar várias sessões de usuário, mais recursos são disponibilizados.
Importante
A instalação do Gerenciador de Aplicativos como serviço funciona apenas com Windows Server 2012 ou superior.
Instalação como serviço
Ao utilizar a forma em serviço, não é possível criar outras sessões de serviço do Gerenciador de Aplicativos, pois o próprio serviço é uma sessão única, não permitindo mais de um Gerenciador de Aplicativo por servidor.
A vantagem de instalar o Gerenciador de Aplicativos como um serviço, é a possibilidade de configuração para iniciar automaticamente, funcionalidade que o próprio Gerenciador do Middleware já executa.
Nota
Quando utilizadas como serviço, as aplicações são executadas com recursos reduzidos, uma das características apresentadas por essa forma de execução é a resolução reduzida em relação ao cliente. Ao executar aplicações que rodem em ambiente WindowsAccess e BrowserAccess, a resolução do cliente será limitada pela resolução disponível no servidor.