Consistir base de dados
Torna a base de dados equivalente ao arquivo TBS, por isso esta operação se torna uma operação muito importante, já que deixa a base de dados consistente.
Apagar tabelas antigas ou não pertencentes ao Sistema
Apaga todos os objetos do usuário que estão na base
de dados, mas não fazem parte do TBS. As tabelas de usuários que não estão
no TBS somente serão excluídas da base de dados quando essa opção
estiver selecionada. Então, é mostrada uma janela ao usuário com
a relação dos objetos que serão excluídos da base. Esta relação dos objetos
do usuário é apenas para o usuário visualizar os objetos em que não
poderá escolher quais objetos serão excluídos.
Caso esta caixa de seleção não seja selecionada, a janela de verificação dos objetos do usuário trará a relação dos objetos que estão na base de dados e não constam no TBS, mas neste caso as tabelas do usuário não estarão selecionadas para serem excluídas.
Particularidade por produto
Para o processo de atualização do BI é obrigatório o assinalamento deste campo.
Mostrar comandos antes de executar
Mostra os comandos que devem ser executados para tornar a equivalência
verdadeira.
Manter privilégios
Essa
opção é apresentada apenas quando o banco de dados utilizado é Oracle,
para os outros bancos não existe recurso de manter os privilégios dos
objetos. Quando esta opção for habilitada, os privilégios
atribuídos a um objeto são mantidos quando este for recriado.
Numa operação de alteração de tabela em 4/5 passos a tabela será recriada e nesse caso os privilégios serão mantidos se Manter privilégios for habilitada.
Nome do TBS de Escrita
É o arquivo TBS que retrata o atual leiaute da base, o qual será usado
para comparar com o TBS indicado no arquivo CFG. O nome sugerido é o padrão
do CBDS. Caso o nome for alterado, é necessário renomeá-lo,
pois caso depois ocorra algum problema na consistência atual da base, continue
a conversão.
Observação
De acordo com as descrições acima, é possível selecionar Apagar tabelas antigas ou não pertencentes ao Sistema. Quando desejar que as tabelas criadas (as que não fazem parte do sistema e as tabelas antigas sejam apagadas), a caixa de seleção Mostrar comandos antes de executar deve ficar sempre selecionada para que os comandos a serem efetuados na base sejam mostrados.
Por padrão, selecione apenas o campo Mostrar comandos antes de executar, informe o Nome do TBS de Escrita e continue o processo clicando em Ok.
Consistência
Após definir a opção para consistir a base, seu processo será iniciado:
- Um aviso sobre a realização de backup da base de dados será apresentado. Caso confirme a etapa, clique em Ok. Caso contrário, clique em Cancelar faça o backup.
- As informações sobre o processo de consistência são apresentadas. Caso ocorra algum problema, uma mensagem/arquivo de log será apresentada.
- Em situações de inconsistências durante o processo, um aviso é apresentado. Clique em Sim para tratar e retornar ao processo de atualização:
- Após clicar em Sim, a tela Comandos é apresentada com os comandos que serão ajustados na base de dados. Para visualizar as informações de cada um, clique sobre o comando.
- Valide se os comandos estão corretos para os ajustes e pressione Ok.
- Após a finalização do processo de consistência, uma tela é apresentada indicando o início do processo de atualização da base de dados. Clique em Sim.
- Em banco de dados Oracle, um tela para analisar o espaço disponível é apresentada. Pressione Ok para confirmar e continuar o processo. Para obter mais informações sobre esta etapa, entre em contato com o DBA.
O procedimento de consistência e atualização da base é realizado para cada produto instalado. Desta maneira, após a consistência de um produto, será a feita consistência de outro e assim por diante, conforme a quantidade soluções instaladas.
Nota
Devido o Ronda Senior utilizar a mesma base do Gestão de Pessoas | HCM, o atualizador não irá realizará este processo duas vezes.
Caso apareçam outras mensagens de erro durante o processo da consistência, consulte a Resolução de problemas para obter orientações sobre o que fazer em cada situação.
Limpeza de logs
Quando houver registros na base de dados mais antigos que a data atual menos a quantidade de dias configurados para manter o log de web services, configurada na Central de Configurações Senior, uma mensagem de aviso será apresentada durante a consistência da base de dados (no processo de atualização) informando a situação e que isso poderá impactar no desempenho dos web services.
Nessa mensagem é informado que é possível configurar o ambiente para a opção Sempre gravar, conforme as opções do Editor de web services. Mas optar por ignorar e houver muitos registros de log para serem excluídos, todas as instâncias de web services poderão ser travadas durante a limpeza feita primeira execução do web service feita no dia.
Caso os web services sejam travados:
- Pare o Middleware e acesse o sistema via cliente-servidor;
- Abra o Editor de web services;
- Na edição de provedores, em Log, selecione a opção Sempre gravar;
- Reinicie o Middleware.
Caso o sistema não foi atualizado:
- Atualize o sistema sem reiniciar o Middleware;
- Acesse o sistema via cliente-servidor;
- Abra o Editor de web services;
- Na edição de provedores, em Log, selecione a opção Sempre gravar;
- Reinicie o Middleware.
Após um destes procedimentos, os web services funcionarão normalmente.
Caso desejar, defina a política de limpeza dos logs de web services e faça uma nova configuração de limpeza no Editor de web services.
Importante
- Ao salvar uma nova configuração, o editor fará a chamada da Stored Procedure SP_CLEAR_WS_LOG, responsável pela limpeza do log. Esse processo poderá demorar, por isso recomendamos usar comandos nativos do banco de dados ou configurar limites escalonados e por serviços, para que assim as linhas excedentes possam ser apagadas em faixas;
- A execução da rotina de limpeza de logs de web services será executada somente uma vez ao dia e iniciada a partir do primeiro web service executado do dia.