Tecnologia > Manual de Instalação > Central de Configuração > Banco de dados > Banco de dados por sistema > Fuso horário

Configuração de fuso horário e horário de verão

Através do botão Fuso horário, na tela Banco de dados do sistema, faça configurações de fuso horário na base de dados. As configurações de fuso horário e horário de verão funcionam apenas quando o controle de conexão for através do banco de dados.

Nota

Alterações nas parametrizações de fuso horário e horário de verão só deverão ser efetuadas quando os sistemas não estão sendo utilizados. Desta forma, deve-se seguir todo o processo para efetivação das alterações (que envolve a parada total do ambiente para realização do processo de consistência de base pelo CBDS. Caso seja realizada a alteração de alguma parametrização que envolva a utilização de fusos horários pelo sistema (exemplo: mudança do fuso horário definido no SeniorConfigCenter) e não seja efetuado o processo por completo (com a execução dos procedimentos relativos ao CBDS), poderão ocorrer erros diversos nos cálculos dos horários pelas rotinas do sistema (exemplo: geração incorreta da data/hora/fuso no XML dos documentos eletrônicos gerados pelo ERP).

Botão Fuso horário

Permite fazer configurações de fuso horário na base de dados selecionada. As configurações de fuso horário e horário de verão funcionam apenas quando o controle de conexão for através do banco de dados.

Guia Configurações

Habilitar utilização de fuso horário e horário de verão

Selecione essa opção para habilitar o recurso de fuso horário. No SGU, nas propriedades do usuário em Fuso horário e horário de verão, também estará disponível para configuração do fuso de cada usuário local em relação ao banco de dados. A parametrização de fuso horário é por base de dados. Sendo assim, poderá ser habilitada a parametrização de fuso horário para o Gestão Empresarial | ERP, mas o Gestão de Pessoas poderá não utilizar a parametrização de fuso horário, por exemplo.

Importante

Ao habilitar ou desabilitar o parâmetro “Habilitar utilização de fuso horário e horário de verão” e clicar em “OK”, será exibida a seguinte mensagem informativa: “Para habilitar/desabilitar o recurso de controle de fuso horário na base de dados deve-se recriar todas as Stored Procedures, Triggers e Views”.

Para maiores informações sobre este procedimento, consulte o arquivo Ferramentas de Apoio, tópico CBDS > Operações do CBDS > Operações de Personalização da Base de Dados > Exclusão de Objetos da Base de Dados. A não execução deste procedimento invalidará as parametrizações efetuadas.

Fuso horário do banco de dados

Deverá ser selecionado o fuso horário utilizado no servidor onde o banco de dados está instalado. Não é o fuso horário do banco de dados em si, mas sim do servidor onde o banco de dados está instalado. Neste momento, será levado em consideração o fuso horário parametrizado no sistema operacional.

Informações sobre o ambiente para parametrização adequada do fuso horário:

Nota

Caso o serviço do banco de dados esteja parametrizado para utilizar o “Sistema local/Local System”, o usuário que será utilizado para instanciar o serviço será o “Administrador/Administrator”. Neste caso, o horário e fuso horário desse usuário deverão ser conferidos para correta parametrização.

O horário e fuso horário do servidor de banco de dados devem estar parametrizados corretamente, pois eles irão influenciar em todos os cálculos efetuados pelo sistema para registro do horário.

Neste caso, se for utilizado o fuso horário “-04:00”, por exemplo, deve-se ter certeza de que o horário do servidor do banco de dados condiz com o fuso horário definido (não se deve parametrizar o fuso horário -04:00 e o horário equivalente ao fuso horário -03:00. Caso necessário, consulte a hora certa para cada fuso horário na Internet).

O parâmetro “Ajustar automaticamente o relógio para horário de verão”, disponível nos ambientes Windows (ou qualquer parâmetro equivalente em ambiente Linux), não influencia no processo de parametrização do fuso horário. Neste caso, deve-se considerar o fuso horário padrão do servidor do banco de dados.

Período

Informe o período em que o horário de verão estará válido.

Importante

Apesar de o período ser um parâmetro obrigatório, ele não influencia no recálculo dos horários dos registros dos sistemas, apenas definirá se o fuso horário (GMT) será acrescido em uma hora ou não.

Banco de dados utiliza horário de verão

Ao selecionar esta opção, os sistemas passarão a aplicar um acréscimo de uma hora no GMT definido no parâmetro “Fuso Horário do banco de dados”. Ou seja, se no parâmetro “Fuso Horário do banco de dados” estiver definido o GMT “-03:00”, habilitar o parâmetro “Banco de dados utiliza horário de verão” fará com que, logicamente, o sistema entenda que o GMT definido é “-02:00”.
O objetivo deste parâmetro é facilitar a parametrização do horário de verão de forma global para toda a base de dados, sem necessidade de alterar o GMT previamente definido.

Guia Assinalamentos Globais

Todos os usuários utilizam horário de verão

Se esta opção estiver habilitada, automaticamente nas propriedades de todos os usuários no SGU a opção “Este usuário utiliza horário de verão” estará marcada e desabilitada para edição, pois subentende-se que o parâmetro de horário de verão será comum para todos os usuários da base de dados parametrizada. O mesmo ocorre com a tela de “Periodicidade de processos automáticos” no agendamento dos processos de cada um dos sistemas Senior.

Indica-se a habilitação deste parâmetro caso todos os usuários do sistema que está sendo parametrizado utilizam o horário de verão.

Todos os usuários e processos automáticos utilizam o fuso horário padrão

Se esta opção estiver habilitada, automaticamente nas propriedades de todos os usuários no SGU a opção “Fuso horário” receberá o valor definido no campo Fuso horário padrão da Central de Configurações. Nas propriedades do usuário no SGU esta opção “Fuso horário” estará desabilitada, pois subentende-se que o fuso horário selecionado será comum para todos os usuários da base de dados parametrizada. O mesmo ocorre com a tela de “Periodicidade de processos automáticos” no agendamento dos processos de cada um dos sistemas Senior.

Fuso horário padrão

Para a opção de todos os usuários e processos automáticos utilizarem o mesmo fuso, deverá ser informado o fuso que será padrão a todos.

CBDS

Após terem sido realizadas as parametrizações adequadas no SeniorConfigCenter, é necessário efetuar o procedimento e exclusão e recriação dos objetos da base de dados. Esta operação é acessível pelo menu Ferramentas > Exclusão de objetos da Base de Dados. Através desta opção é possível excluir da base de dados Stored Procedures, Triggers e Views.

SGU

É através do SGU que é definido o Fuso Horário que cada usuário utilizará. As parametrizações estão disponíveis nos menus de Criação de Usuário e Propriedades do Usuário.

Cenários de utilização de fuso horário e horário de verão

Cenário 1

O servidor de banco de dados ficaria com o horário de verão, mas para os usuários de outras unidades, que não utilizam o horário de verão, deveria ser apresentado o horário local daquela unidade, quando solicitar a data e hora atual.

Configurações:

Consulte mais informações sobre o fuso horário nos sistemas: Ronda Senior, Gestão Empresarial | ERP, Gestão Empresarial PME | GO UP e no Gestão de Pessoas | HCM, módulo Controle de Ponto e Refeitório.

Este artigo ajudou você?