Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Ferramenta de deploy

Ferramenta de deploy

A ferramenta de deploy é utilizada após realizar customizações em web services, não sendo necessário atualizar todo o sistema para aplicar a customização, apenas realizando um novo deploy do web service customizado.

Os web services são disponibilizados pelos sistemas e são utilizados na integração, fazendo a comunicação entre aplicações diferentes. Permitem que aplicações novas interajam com antigas, mesmo que desenvolvidas em plataformas diferentes, enviando e recebendo dados no formato XML. Como cada aplicação pode ter a sua própria linguagem, o XML traduz as informações em uma linguagem universal.

Características principais:

Importante

Ao utilizar a Bridge, o Deploy de Recursos e Efetuar o deploy não estarão disponíveis. Apenas estará disponível aos usuários a função Gerador de documentação.

Acessando a Ferramenta

Para acessar a ferramenta de deploy, acesse um navegador web e informe o endereço onde a ferramenta foi disponibilizada, que é composto do nome do servidor juntamente com a porta e o contexto "SeniorDeployTool".

Ao acessar a ferramenta, será exibida a tela de login, onde devem ser informados os dados do ambiente que se deseja iniciar (previamente configurado no Instalador), além do Usuário e Senha do administrador do servidor Java EE, nesse caso, o mesmo usuário do console de administração do GlassFish. Após informar os dados de acesso, clique em Entrar para visualizar a tela principal da ferramenta.

Deploy de Recursos

Esta funcionalidade tem por objetivo disponibilizar os recursos do instalador na ferramenta e permitir realizar o deploy em uma única etapa, selecionando todos os recursos, desde que o Middleware Senior do ambiente esteja iniciado.

Efetuar o deploy

Para efetuar o deploy de vários web services, eles devem ser selecionados na listagem de itens, podem ser selecionados somente alguns, ou todos clicando sobre a primeira caixa de seleção:

Observação

Somente serão exibidos os web services e portas ativas. Aqueles que foram desativados na tela Editor de web services serão ignorados.

Ao clicar no botão Iniciar deploy dos recursos selecionados o processo é iniciado. Ao final do procedimento os recursos estarão disponíveis no servidor Java EE.

É possível efetuar o re-deploy de recursos, selecionando os recursos desejados e clicando no botão Iniciar deploy dos recursos selecionados, todo o processo de deploy será efetuado novamente.

Nota

Caso já exista algum web service agendado para execução no servidor Java EE e, novamente for realizado o deploy dos web services, o agendamento será mantido com a mesma sequência (ID) gerada no deploy anterior.

Os sistemas Senior que utilizam esse ID para controle interno dos agendamentos não perderão essa referência após sucessivos deploys dos web services.

Gerar a documentação

O botão Gerar Documentação exporta apenas as informações de web services customizados (implementados pelo cliente). Ou seja, os que são nativos da solução Senior tem a documentação diferenciada, que pode ser acessada no Portal de Documentação de acordo com o produto e versão, ou diretamente no Editor de web services.

Este artigo ajudou você?