Código de Barras
Utilizado para a impressão de códigos de barra de algum dado de tabela ou valor determinado no evento na impressão. Os tipos de códigos disponíveis no Gerador de relatórios são:
UPC A
Os símbolos UPC (Universal Product Code) são usados em aplicações de varejo nos Estados Unidos e no Canadá. O UPC-A é um formato de 12 dígitos, consistindo de 11 dígitos de dados e 1 dígito de verificação. Normalmente, o 1º dígito representa o tipo de produto sendo identificado. Os 5 dígitos seguintes é um código de fabricante e os 5 dígitos seguintes são utilizados para identificar um produto específico.
EAN 13
O EAN-13 (European Article Number) é a versão européia do UPC (A) , que tem como diferença a codificação de um 13° dígito no padrão de paridade dos 6 dígitos da esquerda de um símbolo UPC (A). Esse 13° dígito, combinado com o 12°, representa um código de país. Um número opcional de 2 ou 5 dígitos pode ser acrescentado ao código de barras principal. Esse número é designado para uso em publicações e periódicos, aparecendo como um código de barras adicional no lado direito do código de barras principal.
Intercalado 2 de 5
Também conhecido como "Código 2 de 5", é um formato de código distinto, de comprimento variável. O formato Código 25 consiste em 2 barras espessas em um total de 5 barras para cada caractere codificado. É utilizado sobretudo em manuseio de inventários, em fichas de compensação bancária, na identificação de envelopes de acabamento de fotografias, em passagens aéreas, no manuseio de bagagens e cargas e em dezenas de outras aplicações.
Este código pode ser usado em qualquer aplicação que necessite codificar números e pode ser utilizado para qualquer quantidade de dígitos (número par), desde que o leitor seja capaz de ler toda a extensão.
Nota
Alguns leitores de mão disponíveis no mercado afirmam ler este código, mas não o fazem. Assim, se for necessário compatibilidade, é recomendado utilizar o Code 39, já que este código é mais amplamente reconhecido pelos leitores.
Code 128 General, Code 128 A, Code 128 B, Code 128 C
O código de barras linear alfanumérico, representa em cada bloco de barras até 48 caracteres desde que não ultrapasse 165mm de largura. Sua estrutura de dados é baseada nos Identificadores de Aplicação EAN.UCC, que anunciam o conteúdo do dado e seu formato. Esta simbologia pode ser interpretada por toda cadeia de suprimentos com exceção, da frente de loja do varejo. Uma das principais funções do UCC/EAN-128 é representar dados referentes a rastreabilidade de itens comerciais.
É o mais completo de todos os códigos, podendo representar qualquer sinal (dígitos, letras maiúsculas, letras minúsculas, etc.), e também o mais compacto de todos. Há também a variação chamada EAN-128 que usa identificadores de campos para permitir que um mesmo código represente várias informações. A desvantagem deste código é que requer uma precisão de impressão muito grande para que o código seja reconhecido pelos leitores.
Código 128 é um formato alfanumérico de alta densidade e comprimento variável utilizado na indústria de transporte e etiquetagem. Esse código possui 106 padrões de barras e espaços. Cada padrão pode ter três significados, dependendo de qual dos três conjuntos de caracteres é empregado. Um conjunto de caracteres codifica todos os caracteres de controle ASCII e maiúsculos, um outro codifica todos os caracteres maiúsculos e minúsculos e o terceiro conjunto codifica os pares de dígitos numéricos de 00 a 99. O conjunto de caracteres utilizado é determinado pelo caractere inicial.
O Código 128 também permite codificar os quatro seguintes códigos de função:
- FNC1: reservado para uso em EAN;
- FNC2: utilizado para instruir o leitor de código de barras na concatenação da mensagem em um símbolo de código de barras com a mensagem no símbolo de texto;
- FNC3: utilizado para instruir o leitor de código de barras a efetuar uma redefinição;
- FNC4: utilizado em aplicações de sistemas fechados.
Nossos tipos de códigos de barras Code 128 C e EAN 128 C suportam a junção com os caracteres CODE A e CODE B. Isso faz com que o tamanho do código de barras gerado fique menor do que utilizando apenas os conjuntos de caracteres das tabelas CODE A e CODE B. Essa funcionalidade pode ser implementada via regra, conforme exemplo:
A regra abaixo foi implementada no evento Na Impressão de um controle Código de Barras com a propriedade Tipo Cód. Barra = EAN 128 C (também poderia ser Code 128 C).
definir alfa CodeA;
definir alfa CodeB;
definir alfa CodeC;
definir alfa FNC1;
CaracterParaAlfa(207, FNC1); /* O decimal 207 representa o FNC1. */
CaracterParaAlfa(206, CodeA); /* O decimal 206 representa o CODE A. */
CaracterParaAlfa(205, CodeB); /* O decimal 205 representa o CODE B. */
CaracterParaAlfa(204, CodeC); /* O decimal 204 representa o CODE C. */
/* Para o tipo "128 C", a cada par de dígitos pode-se utilizar a tabela CODE C, onde para cada 2 dígitos monta-se uma sequência de 11 barras, já para valores que não sejam dígitos deve-se utilizar a tabela CODE A (ou CODE B, conforme necessidade), onde para cada símbolo é gerado uma sequência de 11 barras. Isso faz com que o tamanho do código de barras gerado fique reduzido quase a metade do que quando usa-se apenas a tabela CODE A ou B. */
/* Observações:
A) Deve ser observado que a sequência de dígitos deve sempre ser par para usar a tabela "CODE C", se necessário deve-se extrair a parte par e antecedê-la com a variável "CodeC", com exceção da inicialização que já é automático pelo START C.
B) A sequência de caracteres que não seja par de dígitos deve ser antecedida pela variável "CodeA".
Resumindo: Sempre que alternar entre tabelas de caracteres CODE A, CODE B ou CODE C deve-se sinalizar imediatamente antes com a respectiva variável CodeA, CodeB ou CodeC.
Para maiores informações, e é altamente recomendado consultar a documentação "Encarte Técnico UCC/EAN-128" fornecido pela GS1 Brasil - www.gs1brasil.org.br */
ValStr = "0207898912838186170811033709" + FNC1 + "10" + CodeA + "PAC" + CodeC + "3529";
Cancel(2);
EAN 128 A, EAN 128 B, EAN 128 C
É uma variação do formato Código 128. Esse símbolo utiliza o mesmo conjunto de códigos que o Código 128, mas os códigos de função de FNC2 a FNC4 não podem ser utilizados e FNC1 é utilizado como parte do código inicial.
Code 39
Este código permite representar não apenas dígitos, mas também letras e alguns sinais. O código pode ter qualquer tamanho (limitado pela capacidade do leitor). Requer mais espaço que o intercalado 2 de 5, porém é mais abrangente.
O Código 39, também conhecido como Código 3 de 9, é o formato mais popular utilizado em inventário e controle não varejista. O formato consiste em três elementos espessos (barras ou espaços) em um total de 9 elementos para cada caractere codificado. Esse código de barras é amplamente utilizado em manufatura, aplicações militares e de saúde. O formato distinto de comprimento variável aceita os 44 caracteres seguintes:
0123456789ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ-.*$/+%.
O asterisco (*) é utilizado como caractere de início/parada, não podendo ser utilizado no corpo da mensagem.
POST NET
Os códigos de barras POSTNET (Postal Numeric Encoding Technique) são utilizados para codificar códigos de endereçamento postal no correio dos E.U.A. O processo de manuseio de correspondência do Serviço postal foi desenvolvido para ser totalmente automatizado e os códigos de barras POSTNET alimentam o equipamento automatizado.
O POSTNET difere dos outros formatos em que a altura das barras varia, e não a largura das barras. Cada número é representado por um padrão de cinco barras. Uma única barra alta é utilizada para as barras de início e parada. O POSTNET pode ser utilizado como código de barras de ponto de entrega de cinco dígitos, de nove dígitos e de onze dígitos. Esses códigos são frequentemente utilizados em conjunto com as barras FIM que se encontram no canto superior direito de uma correspondência, como cartões-resposta comerciais.
EAN/UCC 14 (DUN14)
Código de barras destinado à marcação de caixas, fardos, e unidades de despacho em geral que contêm múltiplas unidades de venda ao consumidor de um produto. Utilizado nos processos de movimentação (expedição, recepção) e também em check-outs nas vendas por atacado. O EAN/DUN-14 é composto de 14 dígitos. Para montá-lo, o fabricante exclui o dígito de controle do código EAN-13, que identifica a embalagem de venda unitária do produto, e acrescenta um dígito chamado Variante Logística (VL). Esse dígito extra (VL) tem a finalidade de identificar a quantidade de unidades de venda do produto existentes naquela unidade de despacho. Antecede o prefixo do país do código EAN original e pode variar entre 1 e 8. A sigla DUN significa Distribution Unit Number.
Propriedades
Nome
Disponibilidade: relatório gráfico.
O nome do Controle tem de ser único no sistema.
Comprimento
Disponibilidade: relatório gráfico.
Define o comprimento do Código de Barra.
Altura
Disponibilidade: relatório gráfico.
Define a altura do Código de Barra.
Cor
Disponibilidade: relatório gráfico.
Selecionar uma cor para o controle.
Fonte
Disponibilidade: relatório gráfico.
Selecionar um tipo de letra para o controle.
Cor da Fonte
Disponibilidade: relatório gráfico.
Selecionar uma cor para o texto do controle.
Tam. Automático
Disponibilidade: relatório gráfico.
Permite definir se o código de barra terá exatamente o tamanho do valor que ele contêm.
Imprimir
Disponibilidade: relatório gráfico.
Imprimir ou não o controle.
Linha
Disponibilidade: relatório gráfico.
Tamanho em pixels da linha onde o controle está posicionado.
Coluna
Disponibilidade: relatório gráfico.
Tamanho em pixels da coluna onde o controle está posicionado.
Tam. Autom. Fonte
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica se o tamanho do fonte a ser utilizado deve ser o calculado pelo controle.
Tipo Cód. Barra
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica qual o tipo de código de barra deve ser utilizado, dentro dos tipos disponíveis no Gerador de Relatórios: UCPA, EAN13,Int 2 de 5, Código 128, Código 39 e Post Net.
Cor das Barras
Disponibilidade: relatório gráfico.
Cor do código de barra.
Dígito Verificador
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica se o dígito verificador deva ser calculado para determinado código de barra.
Nota
A geração do dígito verificador é especificada apenas para alguns tipos de códigos de barras, esta propriedade se aplica somente para os tipos:
- EAN-13 (se houver 13 caracteres, o último vira o dígito verificador);
- DUN-14 (se houver 14 caracteres, o último vira o dígito verificador);
- POSTNET;
- UPC-A (se houver 12 caracteres, o último vira o dígito verificador).
Código
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica o valor a ser impresso no código de barras. Este código determinará o formato das barras.
Alinhar Fontes
Disponibilidade: relatório gráfico.
Determina como o fonte será alinhado juntamente com as barras.
Posicionamento
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica de que forma o código de barras será impresso dentro do controle, por exemplo, de cima para baixo, da esquerda para direita.
Imprimir Extenso
Disponibilidade: relatório gráfico.
Se o texto que gerou o código de barras também deve ser impresso.
Tabela/Campo
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica se o código de barras deve ser gerado a partir de um campo de tabela. Esta propriedade permite selecionar o campo.
Quando o campo escolhido for referente ao código de barras do produto, ou seja, E075DER.CodBar, a edição dessa campo que estará na seção detalhe deve obrigatoriamente ser 999.9999.99999.9 para ser impresso a informação no relatório.
Caractere Prench.
Disponibilidade: relatório gráfico.
Caractere que será utilizado para preencher o código de barras, para os campos que possuem um tamanho menor que o definido.
Tam.Barra MM
Disponibilidade: relatório gráfico.
Identifica o tamanho em MM(milímetros) que a barra do código de barras deva possuir.
Exportação
Disponibilidade: relatório gráfico.
Indica qual o escopo da seção com relação as exportações de dados.
Importante
Este controle não é exportado para planilhas Excel (.xls e .xlsx).
Imprimir em Modo BMP
Disponibilidade: relatório gráfico.
Por padrão os códigos de barras do gerador de Relatórios são impressos em modo EMF. Este é um modo de impressão que utiliza comandos em linguagem que as impressoras interpretam e imprimem. Em algumas impressoras pode acontecer que a interpretação/conversão não seja exata e ao imprimir as barras do código de barras as mesmas saíam com falhas (pequenos espaços em branco incorretos entre as barras), isto porque ao converter de EMF para a linguagem interna da impressora a conversão não saiu correta. Para isto existe a propriedade "Imprimir em Modo BMP" que se alterada para VERDADEIRO (por padrão ela sempre será FALSO) fará com que as barras sejam impressas como BMP. Neste caso a informação enviada para a impressão e o .IMP salvo serão maiores, entretanto, não haverá problemas de conversão e as barras sairão sem falhas ou problemas.
Cor do Fundo
Disponibilidade: relatório gráfico.
Seta a cor do fundo do código de barras.
Tam. Margem
Disponibilidade: relatório gráfico.
Quando o Tamanho Automático for igual a Verdadeiro e Imprimir Extenso for igual a Falso, definindo esta propriedade para um valor maior que 0 (zero), ao visualizar e imprimir o código de barras será colocado uma margem no início e no fim do código, que será o prolongamento da faixa de fundo, apenas quando a cor do fundo for definida para uma cor diferente de branco (esquerda e direita, ou cima e baixo, dependendo da orientação do código). Alguns leitores de código de barras precisam que seja impressa uma margem antes e depois do código para "entendê-lo", fazendo necessidade disto apenas em cores diferente de branco.
Nota
Na exportação para os formatos DOCX e HTML, o relatório exportado terá um comportamento diferente do relatório impresso: o texto do código de barras sempre será cortado conforme o tamanho da barra, ou seja, o texto não irá transpor o tamanho do componente.
Eventos
Na Impressão
Disponibilidade: relatório gráfico.
Permite definir uma regra que será executada antes da impressão do controle.