Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Telas > Parametrização de Saída

Parametrização de Saída

Modo de Execução

Estão disponíveis três modos de execução: Local, Assíncrono e Agendado, porém os modos de execução Assíncrono e Agendado somente estarão disponíveis se o serviço multicamada estiver habilitado.

A opção configurada nesse campo não é salva, ou seja, sempre que for executado um relatório, por padrão o campo Modo Execução virá com a opção Local selecionada automaticamente, sendo necessário alterar o valor do campo conforme a necessidade antes da execução do relatório.

Local

Executa o relatório na máquina local de acordo com a operação selecionada pelo usuário (imprimir, abrir no visualizador, salvar ou enviar por e-mail).

Assíncrono

Executa o relatório em uma das máquinas configuradas como servidor de Middleware Senior assim que existir uma instância configurada disponível. O usuário deve utilizar o console de serviços para visualizar o status e o resultado da execução. O resultado da execução poderá ser um arquivo salvo em disco, quando informado um diretório para o arquivo, ou salvo diretamente no banco de dados.

Agendado

O relatório será executado conforme o mesmo for agendado no servidor utilizando recursos disponibilizados pelo servidor Java EE. Para configurar o agendamento, utilize o botão ao lado da opção Agendado, com isso a tela Periodicidade do serviço será exibida. O usuário deve utilizar o console de serviços para visualizar o status e o resultado da execução acessado através do menu Recursos > Implementações > Web Services > Console (guia Agendado).

Saída

De acordo com o tipo de saída escolhida, os formulários com as respectivas configurações de cada saída serão habilitados. Porém os formulários com as opções de Formato de Arquivo e Parametrização de Relatórios Texto são habilitados de maneira diferenciada.

O formulário com as opções de Formato de Arquivo, permanece habilitado para quase todos os tipos de saída, exceto para o tipo de saída "Impressora".

O formulário com as opções de Parametrização de Relatórios Texto, estará habilitado somente para "Relatórios Texto".

O campo Codificação do arquivo estará visível apenas para relatórios do tipo arquivo de texto.

Vídeo

Esta opção define que a saída será via tela de Visualização de Relatório.

Nota: Esta opção é suportada somente no Modo de Execução Local.

Impressora

Esta opção habilita o formulário com as opções de impressoras disponíveis e desabilita o formulário do Formato de Arquivo, este que é fixado como Padrão neste caso.

Nota:

Mesmo com a Impressora de Destino definida, se a opção Solicitar Impressora for a marcada, ao imprimir será exibida a tela Configurar impressora.

Arquivo

Esta opção habilita o formulário de dados para geração do arquivo. Por padrão o arquivo será gerado com o nome do relatório no caminho definido na Central de Configurações Senior (Sistemas > Gestão de Pessoas > Configurações). Porém através do formulário é possível definir um novo caminho e nome para o arquivo que será gerado (opcional).

E-mail

Esta opção habilita o formulário de dados de envio de e-mail, informe os dados de envio com os destinatários, assunto e mensagem desejados. Após a geração do relatório, ele será enviado de acordo com os dados informados.

Nota: No campo De (remetente), informe a mesma conta de e-mail cadastrada na Central de Configurações Senior (Conexões de rede > Envio de e-mail).

Parametrização de Relatórios Texto

Este formulário estará habilitado somente para relatórios texto, embora seja exibido (desabilitado) para relatórios gráficos e arquivos texto.

Através deste formulário, define-se o comportamento da escolha de impressora ao gerar o relatório. É possível definir para que seja solicitada a impressora no momento da geração do relatório, usar a impressora padrão do sistema (definida na Central de Configuração Senior) ou usar outra impressora disponível.

Este artigo ajudou você?