Esquecimento da senha
A tela Esquecimento das senhas, acessada em Segurança > Políticas de Senha... > Esquecimento de Senhas..., através do botão Adicionar e/ou Editar, permite definir ações para quando a senha é esquecida. Para definir uma política, informe uma descrição e escolha uma opção em Quando o usuário esquece a senha:
- Obrigá-lo a falar com o administrador: não será possível trocar a senha a não ser falando com o administrador do sistema.
- Gerar nova senha e enviar por e-mail: apresenta a seguinte mensagem quando o usuário clicar em Esqueci a senha! no sistema: "Deseja que uma nova senha seja enviada para o e-mail nome.sobrenome@empresa.com.br?". Caso não tenha e-mail cadastrado no Senior Gerenciador de Usuários, o sistema apresenta uma mensagem informando para contatar o administrador:
- Usuário deve alterar senha no próximo logon: obriga a alteração de senha no próximo logon. Quando não estiver selecionado, será possível fazer logon sem alteração da senha.
- Fazer perguntas para confirmar a identidade: usa perguntas para garantir a identidade do usuário e caso as respostas estejam corretas, permite acessar o sistema e trocar sua senha. É preciso informar a Quantidade mínima de perguntas, e adicioná-las.
Qualquer usuário que use uma política de esquecimento de senhas com perguntas para confirmar a identidade, deve informar as devidas respostas das perguntas em Segurança > Políticas de Senha > Meu usuário..., no item Perguntas Pessoais..., sendo possível aceitar ou não as perguntas sugeridas e acrescentar quaisquer outras perguntas se assim desejar. Caso não sejam definidas as perguntas e respostas, ao utilizar o botão Esqueci minha senha..., será exibida uma mensagem informando que o sistema não está configurado para identificar o usuário em questão sem a senha.
Importante
Recurso de Gerar nova senha e enviar por e-mail não é válida para usuários do Workflow e Gestão do Ponto. Ao fazer a configuração da opção Gerar nova senha e enviar por e-mail, haverá um redirecionamento para entrar em contato com o administrador.
Perguntas padronizadas
Adicione uma nova pergunta padronizada de identificação.
Ao ocorrerem erros de login, pelo botão Esqueci a senha ou no bloqueio de senha, pode ser exibida a Mensagem para contatar Administrador, caso definida.