Direitos do usuário
A tela Direitos do usuário, disponível em Segurança > Direitos Gerais..., e determina quais os direitos que grupos ou usuários podem ter. Os grupos e usuários adicionados podem ser verificados individualmente por item selecionado na Lista de direitos.
Para autorizar grupos ou usuários a uma determinada operação, selecione um item da lista de direitos, clique em Autorizar..., e selecione o usuário/grupo na tela Selecionar usuários/grupos.
Para proibir grupos e usuários a uma determinada operação, selecione um item da lista, em seguida os grupos e usuários exibidos na grade Usuário/Grupo e, por fim, pressione o botão Proibir.
Lista de direitos
- Administrar plenamente o sistema (realizar qualquer ação);
- Usar o Gerenciador de Usuários;
- Gerenciar usuários/grupos (incluir/alterar/excluir usuários/grupos);
- Gerenciar usuários/grupos (incluir usuários/grupos);
- Gerenciar usuários/grupos (alterar usuários/grupos);
- Gerenciar usuários/grupos (excluir usuários/grupos);
- Consultar usuários pela tela Propriedades do usuário;
- Gerenciar políticas (incluir/alterar/excluir políticas);
- Gerenciar permissões (Conceder ou remover permissões);
- Gerenciar Auditoria;
Exemplo:
Determinar quais tabelas devem ter seu acesso monitorado.
- Designar Substitutos;
Exemplo:
O usuário ativo no sistema poderá designar um usuário substituto para o período em que estiver ausente. Apenas durante o período estipulado, o usuário substituto terá as mesmas permissões de acesso ao sistema que tem o usuário titular.
- Permissão para manipular entidade de Administradores: permite adicionar e remover membros para os usuários/grupos definidos administradores, tal como o direito Administrar plenamente o sistema (realizar qualquer ação). Caso todos os usuário forem removidos do direito Permissão para manipular entidade de Administradores, apenas o usuário DBA poderá redefinir usuários ADMINISTRADORES;
- Acessar simultaneamente um mesmo aplicativo: Restrito a ambiente cliente/servidor e com o controle de conexões via banco de dados;
- Executar o comando ExecSQL nas regras;
- Cadastrar abrangência para grupos de usuário;
- Consumir conexão Flutuante: Consome a conexão Flutuante no Controle de conexões por Processo;
- Visualizar lista de usuário;
- Visualizar lista de grupos;
- Selecionar apenas usuários para grupo: os grupos/usuários que tiverem essa permissão, ao adicionar um membro a um grupo, visualizará todos os usuários na tela Selecionar usuários/grupos, porém não será possível visualizar os grupos.;
- Acessar a Central de Monitoramento;
- Montar Ambiente de Customização (SeniorDeveloper): permite a customização de processos embarcados, regras, entre outros, através do Ambiente de Customização (SeniorDeveloper).
- Efetuar deploy de customizações Ambiente de Customização (SeniorDeveloper): permite que o customizador publique as customizações do projeto customizado e adicione novos processos Workflow ao projeto.
- Utilizar os aplicativos móveis: essa permissão é verificada pelo aplicativo Marcação de Ponto 2.0, mas somente se o cliente não possuir o módulo Controle de Ponto e Refeitório na proprietária. Caso o cliente tenha o módulo, essa permissão é desconsiderada, sendo irrelevante se ela está habilitada ou não. Por fim, destacamos que essa permissão é utilizada quando há integração do aplicativo com o módulo Acesso e Segurança (Ronda).
Comportamento dos sistemas
Alguns direitos atribuídos pelo SGU (Designar Substitutos, Cadastrar abrangência para grupos de usuário e Consumir conexão Flutuante), tem seu comportamento de acordo com a implementação de cada sistema, o SGU só atribui permissão.