Arquitetura
A Senior disponibiliza ferramentas e recursos de tecnologia agregadas em todos os seus produtos. Essas ferramentas são responsáveis por auxiliar na customização dos aplicativos, disponibilizar recursos que facilitam as implantações e configurações do ambiente do cliente (Middleware) e Integrar aplicativos Senior ou de terceiros.
A arquitetura das soluções é formada pelo conjunto de elementos que constituem a infraestrutura, composta por hardwares e softwares. Nas instalações de sistemas da Senior, os elementos que constituem essa estrutura são os computadores dos usuários, chamados aqui de estações de trabalho, o Middleware e o banco de dados, que opera num servidor.
Com o fim de aproveitar ao máximo a infraestrutura disponibilizada, existem cinco opções de acesso a um software na estação: cliente-servidor, WindowsAccess, BrowserAccess, web e portal. A representação abaixo demonstra o processo de transmissão de dados entre as estações de trabalho e os servidores:
Middleware Senior
A base para muitos destes recursos e ferramentas é o Middleware Senior, um conjunto de componentes, que aliados aos sistemas, formam a parte servidora de aplicativos. Com a centralização dos componentes na parte servidora, são obtidos vários benefícios, entre eles podemos listar:
- Economia: O investimento de infraestrutura é feito em alguns servidores específicos e não em várias estações de trabalho;
- Segurança: Permite maior controle e segurança nas informações que trafegam pelos sistemas;
- Escalabilidade: Permite a instalação ou configuração de mais recursos conforme o aumento da demanda.
A solução Senior que utiliza Middleware, é formada basicamente por Gerenciador do Middleware, Gerenciador de aplicativos e Servidor de aplicativos.
Aplicativos cliente
Os componentes do Middleware Senior possibilitam a comunicação entre usuários e sistemas, através das formas de acesso remoto. O Middleware também possibilita a comunicação entre sistemas, utilizando web services.
Para determinar qual forma de acesso, componentes e camadas devem estar instalados na parte servidora, é preciso determinar quais recursos dos sistemas serão disponibilizados para os usuários.