Tecnologia > Manual de Instalação > Middleware Senior > WindowsAccess

Aplicativo WindowsAccess

O WindowsAccess é um aplicativo cliente da solução Middleware Senior. Com ele é possível acessar os sistemas Senior sem a necessidade de instalação de nenhum sistema ou banco de dados. O único arquivo necessário é o WA.exe, que é o cliente desktop para Windows.

Por padrão, os dados sempre serão compactados antes de serem enviados e descompactados ao chegarem no aplicativo cliente, o que garante menor quantidade de dados transmitos, sem perder performance ao gerá-los.

Ao executar o arquivo WA.exe são apresentadas as opções abaixo.

Conexão: O único modo de conexão é TCP/IP.

Na grade abaixo temos as informações de parâmetro e valor, com os seguintes parâmetros:

Ao clicar sobre a opção Exibir parâmetros avançados, serão exibidas as seguintes opções:

Após fazer as configurações na tela de entrada do WindowsAccess, ao clicar no botão OK, será apresentada uma lista dos sistemas Senior disponíveis no servidor escolhido. Ao selecionar a aplicação, o WindowsAccess aguarda 10 minutos por uma resposta do servidor, se não houver resposta apresenta a mensagem:

O Aplicativo "<nome do aplicativo>" não respondeu em tempo hábil.

Funcionalidades do WindowsAccess

A forma de acesso WindowsAccess, permite o acesso remoto de usuários que estejam dentro ou fora da rede local, como por exemplo em filiais, e acessem as aplicações Senior em interface desktop Windows. O WindowsAccess é uma ferramenta exclusiva para acesso remoto aos sistemas da Senior e é uma alternativa ao uso de outras ferramentas de acesso remoto. O WindowsAccess não exige licença adicional de uso e consome menos banda de comunicação que outras ferramentas de acesso remoto.

Através do WindowsAccess é possível utilizar os periféricos da estação, como leitoras de código de barras, dispositivos de captura de imagem e impressoras. Permite também a impressão de relatórios nas impressoras instaladas no servidor.

Todas as funcionalidades de negócio do sistema estão disponíveis através do WindowsAccess, com algumas restrições nos recursos de administração. O processamento da aplicação acontece inteiramente no servidor, que apenas reflete a interface da aplicação aberta no servidor, exigindo poucos recursos de processamento da estação remota.

Cache de arquivos

Alguns recursos do Middleware Senior utilizam arquivos, sendo que muitos desses arquivos não mudam durante algum tempo e podem ser reutilizados. Para reutilizar esses arquivos sem precisar enviar novamente do server para o client, foi implementado o recurso de cache de arquivos. O recurso de cache de arquivos foi criado para melhorar a performance do Middleware Senior, diminuindo a quantidade de informações enviadas entre server e client. Por isso, se o diretório de cache for apagado, todos os arquivos que já estavam no client serão enviados novamente, aumentando a transmissão de dados e consequentemente tornando o WindowsAccess mais lento.

Para fazer cache dos arquivos, é criado um diretório chamado STSCachedFiles. Esse diretório é criado dentro do diretório temp da máquina onde o WindowsAccess estiver executando.

Quando o WindowsAccess utilizar algum arquivo que permite o uso de cache, ele procura por este arquivo no diretório de cache. Se o arquivo for encontrado, utiliza o arquivo local, se não for encontrado, então o client envia uma requisição ao servidor para que o servidor envie este arquivo para ser armazenado no cache do client.

Esses são os recursos que utilizam cache:

Impressão em Middleware Senior

O Middleware Senior reconhece as impressoras do servidor e da máquina cliente, sem a necessidade de qualquer configuração. Basta que exista alguma impressora instalada no cliente e/ou no servidor para aparecer na lista de impressoras do usuário. Na lista de impressoras, as impressoras apresentadas com "Middleware - Server " são aquelas que estão instaladas no servidor, e as impressoras que não têm o "Middleware - Server:" são aquelas instaladas no cliente.

Quando a impressão é feita no servidor, o processo é feito normalmente, já que a própria aplicação faz essa impressão. Quando a impressão é feita na máquina cliente, a aplicação no servidor monta um METAFILE com todas as páginas a serem impressas, e ao final manda esse METAFILE para a máquina client e todas as API's para acesso a impressora (StartDoc, StartPage, etc...) são executadas nessa máquina cliente.

Outros detalhes sobre recursos disponíveis considerando as opções de acesso.

Este artigo ajudou você?