Tecnologia > Manual de Instalação > Instalação > Passo a passo para a instalação do Servidor de Aplicativos > Pré-requisitos por produto > Ronda Senior > Harbor

Harbor

Os Recintos Alfandegados de todo o Brasil são regulamentados pela RFB (Receita Federal do Brasil) para atender ao ADE (Ato Declaratório Executivo Conjunto Coana/Cotec nº 2) e às portarias específicas de cada porto e região do Brasil. Estas regulamentações aos recintos, entre outros assuntos, abrangem também toda a parte de movimentação e controle de acesso que ocorrem nas áreas alfandegadas, tanto de pessoas como de veículos. O módulo Controle de Acesso Alfandegado atende à Portaria Alf/Sts n° 200/2011 do Porto de Santos, e está em análise a inclusão das exigências das demais portarias vigentes no país.

De acordo com essa Portaria, a Alfândega não autorizará o acesso aos locais/recintos por outro meio que não seja através de um banco de dados de crachá homologado chamado BDCC® (Banco de Dados Comum de Credenciamento).

BDCC® é um sistema desenvolvido pela Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA, que sob a orientação das equipes da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos, estabeleceu um ambiente centralizado para a confirmação dos dados de identificação de pessoas e veículos, e para a emissão de um crachá de identificação homologado a ser lido em todos os locais e recintos alfandegados do Porto de Santos e região (para mais informações acesse www.bdcc.org.br).

A solução de Acesso e Segurança da Senior integra com os dados do BDCC®, acessando diretamente esse aplicativo via webservice, atualizando de maneira síncrona ou assíncrona as ocorrências de bloqueio e desbloqueio de crachás.

O Harbor é o middleware de comunicação e entre o servidor BDCC e o sistema Ronda Senior. É um aplicativo baseado na tecnologia J2EE que usa webservices como forma de comunicação. A principal função do produto é receber, transformar e enviar informações. O formato dos dados trafegados respeita o padrão XML de modo a garantir interoperabilidade entre o BDCC e o sistema de Acesso e Segurança. Toda a comunicação realizada via webservices utiliza certificado digital de modo a garantir a integridade, confidencialidade, confiabilidade, validade jurídica e segurança do dado trafegado.

IMPORTANTE:

Para utilização do Harbor é indispensável que a Proprietária tenha o Módulo de Controle de Acesso Alfandegado, para mais informações sobre como adquirir este Módulo entre em contato com CRM da Senior.

Para obter informações sobre o funcionamento do Harbor e o Módulo de Controle de Acesso Alfandegado, acesse o arquivo de ajuda do sistema, menu Funcionalidades Ronda Senior > Controle de Acesso Alfandegado.

Este artigo ajudou você?