Wiipo - Perguntas Frequentes (FAQ) - Colaborador
Informações Gerais
A Wiipo é uma plataforma digital que nasce para trazer agilidade, flexibilidade, autonomia e tecnologia de ponta. Somos a fintech da Senior Sistemas S.A. e temos o propósito de levar a empresas e pessoas uma nova experiência no consumo de serviços financeiros e benefícios corporativos, dando liberdade e poder de escolha.
O app Wiipo é um aplicativo móvel que permite que os colaboradores das empresas acessem serviços financeiros e benefícios, como o Holerite Digital e o Informe de Rendimentos.
O integrador Wiipo é um agente instalado no servidor dos sistemas da Senior Sistemas que permite a sincronização dos dados com a plataforma da Wiipo.
O Holerite Digital é um dos serviços oferecidos pela Wiipo. Permite que as empresas disponibilizem o Holerite Digital no app Wiipo de seus colaboradores e também o Informe de Rendimentos.
Sim, ambos são formas modernas e sustentáveis de entregar aos colaboradores.
Não existem leis sobre holerite. Mas é importante analisar se todos os funcionários terão acesso ao Holerite Digital. No artigo 464 da CLT é citado que: Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)
Dessa forma, se a empresa faz o deposito bancário, não há obrigatoriedade do recibo com recolhimento de assinatura. Porém é importante observar se não há alguma regra específica na convenção coletiva presente na atividade da empresa.
Crédito Consignado
Diretamente através do aplicativo da Wiipo! Agora é possível realizar todo o procedimento de simulação e contratação de crédito consignado no próprio aplicativo da Wiipo.
- RG ou CNH,
- Comprovante de residência,
- Dados bancários.
O primeiro passo é clicar no botão do crédito consignado na home do app da Wiipo.
O processo começa com a tela com a listagem dos documentos necessários para pedir o crédito consignado e com a tela de privacidade e termos de uso, onde o colaborador precisa aceitar para continuar a jornada
O colaborador informe os seus dados iniciais e escolha o objetivo do empréstimo
Após o envio dessas primeiras informações, é calculado o valor pré aprovado, nessa tela o colaborador pode escolher o valor que deseja simular
Na tela seguinte o colaborador pode escolher a quantidade de parcelas que deseja e visualiza os juros
Após começa a confirmar mais alguns dados e faz o envio dos documentos (foto de CNH/RG, selfie com o documento para a prova de vida).
O próximo passo é confirmar o endereço residencial e enviar um comprovante do mesmo.
Após, o colaborador deve inserir a conta bancária que deseja receber o dinheiro do empréstimo (o colaborador deve ser titular da conta obrigatoriamente)
O próximo passo é assinar as autorizações e o contrato digitalmente
Agora é necessário aguardar a modificação do status, a proposta pode ser aprovada ou reprovada pela Creditas.
Caso algum documento enviado não esteja correto, a Creditas entrará em contato para poder fazer o reenvio.
Não, você não precisará enviar o comprovante de renda. Ele vai ser enviado automaticamente pela Wiipo através do seu holerite.
Após aprovação, o pedido será liberado em até 2 dias úteis.
Na tela de acompanhamento dentro do app Wiipo.
É possível cancelar o consignado em várias etapas, exceto se dentro do app Wiipo a sua simulação tiver com o status “Aprovado”. Com esse status não será mais possível cancelar o pedido de crédito consignado.
Você pode entrar em contato por meio da Central de ajuda da Wiipo.
Holerite Digital
Não, o login do app Wiipo é independente dos sistemas da Senior.
Aproximadamente 30 min após a disponibilização pela empresa, já será possível acessar o Holerite Digital com cálculo atualizado no app Wiipo.
Sim, o aplicativo mostra os cálculos parciais e o cálculo final.
Sim, para isso basta escolher a opção “Esqueci minha senha” na tela de entrada do aplicativo e seguir os procedimentos.
É possível que o CPF informado ou telefone do colaborador não estejam conferindo com o que está cadastrado na empresa. A orientação nesses casos é para que o colaborador procure o RH da empresa para atualização cadastral.
Sim, o aplicativo vai guardar o histórico de holerites a partir da validação cadastral do colaborador no app Wiipo.
Android: Versão 5 ou superior.
IOS: Versão 9 ou superior.
Sim, o Holerite Digital é acessado somente pelo app Wiipo.
Acessar o menu do app Wiipo > solicitar o Informe de Rendimentos > download do Informe de Rendimentos (quando disponível, você receberá uma notificação)
Wiipo Flex
Para ativar o seu cartão, basta acessar o aplicativo da Wiipo e fazer a leitura do QR Code que se encontra no verso do seu cartão.
Para mais detalhes, veja o vídeo a seguir:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube - para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Caso o QR Code apresente algum erro de leitura, certifique-se de que você está com o aplicativo atualizado. Se o erro persistir, você pode entrar em contato através do e-mail meajuda@wiipo.com informando os seguintes dados: seu CPF, os 4 últimos dígitos do seu cartão, o nome da sua mãe e a sua data de nascimento.
O seu cartão é aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos, que vão desde mercados, restaurantes, lojas, postos de gasolina até academias, salões, clínicas, deliverys, streamings e muito mais! Por ser um cartão da bandeira MasterCard, ele é aceito em todos os lugares.
As compras feitas com o cartão Wiipo Flex devem ser passadas sempre na modalidade crédito.
Não, o cartão Wiipo Flex é válido somente para compras à vista, não sendo possível a utilização para compras parceladas.
Por questões de segurança, a senha do seu Wiipo Flex não pode conter nenhum número repetido, nenhum número sequencial, e não é permitido usar parte do seu CPF ou data de nascimento.
Você pode redefinir a sua senha direto pelo aplicativo da Wiipo, é só ir até o campo Esqueci minha senha e seguir o procedimento para redefini-la.
Para alterar a senha do cartão, esteja com o aplicativo Wiipo aberto e siga o passo a passo abaixo:
Clique em Cartão de Beneficios > Segurança > Trocar senha.
Ao chegar na tela de redefinição, será necessário o envio de Token para o seu telefone ou e-mail (por motivos de segurança e garantirmos que o titular do cartão está realizado essa alteração) e logo em seguida será possível redefinir a senha.
Para habilitar pagamentos por aproximação é necessário que você realize uma primeira compra inserindo o cartão na máquina de pagamento e digitando a senha que foi cadastrada pelo aplicativo da Wiipo. Nas próximas compras, o recurso de aproximação já estará liberado e você pode utilizá-lo normalmente.
É possível desabilitar esse recurso na área de segurança no aplicativo Wiipo.
Diferente de alguns concorrentes, o Wiipo Flex conta com a facilidade do pagamento por aproximação, função essa que pode ser gerenciada pelo próprio usuário através da área de segurança do aplicativo.
Quando o pagamento via aproximação estiver habilitado no aplicativo, você conseguirá pagar com aproximação compras até R$ 100,00. Acima de R$ 100,00 é necessário finalizar a compra com o cartão inserido e digitando senha.
Os bolsos são divididos e consultados separadamente cada vez que você for realizar uma compra. Nesse caso, você deve passar o cartão mais de uma vez, respeitando o valor de saldo de cada bolso.
Exemplo: você tem R$ 10,00 no bolso livre + R$ 20,00 no bolso food, totalizando R$ 30,00 de saldo. Caso queira utilizar o saldo total em uma compra de mercado, você terá que passar R$ 20,00 e depois novamente os R$ 10,00 faltantes.
O valor a ser recebido no seu Wiipo Flex e sua distribuição inicial nos bolsos, dependerá da política da sua empresa.
As maquininhas de pagamento seguem uma classificação e existe a possibilidade de um estabelecimento que vende comida/bebida estar registrado em outra categoria que não seja a de alimentação, nesse caso, o débito sairá do bolso livre e não do bolso de alimentação.
O bolso livre pode ser utilizado em qualquer estabelecimento, é um bolso que foi criado pensando em atender os seus interesses e necessidades pessoais, então sinta-se à vontade para utilizar da maneira que quiser.
Bloqueie o seu cartão imediatamente pelo aplicativo da Wiipo e procure o RH para solicitar um novo cartão. Após estar com a 2ª via do cartão em mãos, envie um e-mail para meajuda@wiipo.com solicitando o desvinculamento do cartão antigo para que você possa ativar o novo.
Em caso de roubo também do celular, você pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Wiipo.
Na maioria dos casos, o estorno é feito automaticamente em poucos minutos e irá aparecer no seu extrato riscando a compra original. Em outros casos, esse estorno fica em análise pela bandeira do cartão e pode levar até 90 dias para ser realizado. Nesse caso, você deve fazer a tratativa e o acompanhamento direto com o estabelecimento.
Sim, pode continuar usando o seu saldo disponível no Wiipo Flex e se sua nova empresa também for cliente da Wiipo, ela poderá fazer novas recargas para esse mesmo cartão, pois ele está vinculado ao seu CPF.
Enquanto você for colaborador da empresa que contratou nossos benefícios, o saldo não expira. Caso você saia da empresa, há um prazo de 30 dias para utilizar o saldo disponível no cartão sem cobranças de taxas.
Se a compra foi efetuada portando o cartão (chip/senha ou aproximação), abra um chamado de chargeback/contestação em até 2 dias após o ocorrido no meajuda@wiipo.com. O seu pedido será analisado em até 3 dias úteis e caso deferido, você será restituído em até 7 dias úteis após o deferimento.
Caso a compra tenha sido online, o procedimento é o mesmo, mas o prazo de restituição pode levar até 90 dias pois passa por um processo adicional dentro da bandeira do cartão.
O bloqueio temporário do seu cartão está disponível diretamente no aplicativo, para você fazer a gestão deste recurso sempre que precisar. Essa opção pode ser utilizada sempre que precisar bloquear o cartão por um curto período, onde você irá utilizar o mesmo cartão novamente.
Lembrando que essa função não se aplica para em casos de perda, furto ou roubo do seu cartão, para estes casos é necessário utilizar o bloqueio definitivo na opção segurança. Abaixo o passo a passo para este processo:
Atenção
Enquanto o bloqueio temporário estiver ativo, nenhuma transação será aprovada, seja para compras online ou físicas.
O Wiipo Flex permite o erro de senha duas vezes seguidas e na terceira tentativa o seu cartão é bloqueado por medida preventiva de segurança, para realizar o desbloqueio é só entrar em contato com nosso time de atendimento clicando aqui e solicitar que o desbloqueio seja realizado. Lembrando que essa solicitação, leva algumas etapas para que consigamos comprovar que o solicitante seja o titular do cartão.
O bloqueio definitivo do cartão ocorre após a senha ser inserida incorretamente 9 vezes, na 10° tentativa o cartão é bloqueado permanentemente, sendo necessário solicitar uma nova via para o RH. Essas tentativas são durante toda a “vida ativa” do seu cartão, ou seja, durante todo o tempo que você estiver com o seu Wiipo Flex.
Primeiramente, sim. É possível utilizar o seu Wiipo flex fora do Brasil!
Para isso, é necessário entender as considerações abaixo:
- A conversão para a moeda local, ocorre na hora da transação com base na cotação do dia. Dessa forma o valor da sua transação varia de acordo com a valorização ou desvalorização do país em que a compra será realizada;
- O IOF (Imposto sobre operações financeiras) cobrado atualmente é de 5,38% por transação e ele pode variar de acordo com a moeda ou o período em que a compra for realizada – essa alíquota é a de 2023;
- Antes de começar a utilizar o cartão fora do país, não se esqueça de enviar um e-mail para o nosso suporte no meajuda@wiipo.com. Assim nosso time irá solicitar a liberação junto a nossa operadora.
Prontinho, você já está pronto para aproveitar seu wiipo flex fora do Brasil!
Destacamos que essas informações podem alterar de acordo com a data da compra e as alíquotas atuais.
A transferência é utilizada para unificar o valor em um único bolso ou até mesmo utilizar em outra modalidade.
Atenção
A liberação de transferência é feita diretamente pelo seu RH. Em caso de transferência incorreta, é necessário procurar a sua empresa para solicitar suporte. Sugerimos verificar juntamente a sua empresa a politica de transferência e para quais bolsos estão disponíveis este serviço.
Em caso de óbito, a conta é encerrada e o saldo, se houver, fica sob custódia da emissora. Os valores retidos ficam à disposição do herdeiro ou responsável pelo inventário, caso este entre em contato. Lembrando que o herdeiro se torna proprietário do recurso por meio de um processo de inventário, que pode ser judicial, realizado através de um juiz, ou extrajudicial, por meio de um tabelião em cartório.
Se o processo de inventário for judicial, ele se encerra com uma sentença, e o resultado é denominado formal de partilha, um documento que especifica qual herdeiro recebe o quê. Se o inventário for extrajudicial, a partilha de bens é concluída por meio de uma escritura de cartório.
Desta forma, o desbloqueio e a retirada do saldo disponível só serão realizados mediante a apresentação dos documentos cabíveis e necessários.
Envie um e-mail para meajuda@wiipo.com
Se você não encontrar uma resposta para sua dúvida nas perguntas frequentes disponíveis nesta página, por favor, entre em contato com nosso suporte através do chat de ajuda disponível em nosso site.


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