Wiipo - Perguntas Frequentes (FAQ) - Empresa/RH
Informações Gerais
A Wiipo é uma plataforma digital que nasce para trazer agilidade, flexibilidade, autonomia e tecnologia de ponta. Somos a fintech da Senior Sistemas S.A. e temos o propósito de levar a empresas e pessoas uma nova experiência no consumo de serviços financeiros e benefícios corporativos, dando liberdade e poder de escolha.
O app Wiipo é um aplicativo móvel que permite que os colaboradores das empresas acessem serviços financeiros e benefícios, como o Holerite Digital e o Informe de Rendimentos.
O integrador Wiipo é um agente instalado no servidor dos sistemas da Senior Sistemas que permite a sincronização dos dados com a plataforma da Wiipo.
O Holerite Digital é um dos serviços oferecidos pela Wiipo. Permite que as empresas disponibilizem o Holerite Digital no app Wiipo de seus colaboradores e também o Informe de Rendimentos.
Sim, ambos são formas modernas e sustentáveis de entregar aos colaboradores.
Não existem leis sobre holerite. Mas é importante analisar se todos os funcionários terão acesso ao Holerite Digital. No artigo 464 da CLT é citado que: Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)
Dessa forma, se a empresa faz o deposito bancário, não há obrigatoriedade do recibo com recolhimento de assinatura. Porém é importante observar se não há alguma regra específica na convenção coletiva presente na atividade da empresa.
Crédito Consignado
Não, a configuração é feita somente uma vez, nas telas de configuração de margem, no portal da Wiipo.
Na implantação é dado um treinamento para o RH poder fazer a gestão de sua margem, isso dá autonomia para o RH alterar da forma que necessita.
Por exemplo, caso for criado algum novo evento dentro do software de gestão da folha da Senior (HCM) esse evento pode ser adicionado para compor a margem dos colaboradores.
Também é possível fazer a validação de um CPF específico, para verificar se a margem desse colaborador está correta.
Não é possível fazer diferenciação entre os colaboradores, pois fere diretamente a legislação.
A empresa terá acesso a plataforma da Creditas.
Em realidade, o repasse de 30% do líquido da rescisão não é uma opção do colaborador, ele é assegurado por lei e deverá ocorrer em qualquer rescisão em que haja saldo líquido. O processo é feito na plataforma da Creditas.
A empresa não tem mais a obrigação de fazer o repasse, por lei é permitido utilizar 30% das verbas rescisórias para quitação. Porém no caso que ainda ficar valor em aberto, trataremos diretamente com o colaborador, não tendo nenhuma responsabilidade sobre a empresa.
Crédito para colaboradores CLT de 18 até 59 anos.
Solicitação fica disponível por 10 dias para aprovação do RH. A aprovação manual é obrigatória.
O afastamento deve ser informado no processo de conciliação. Neste caso, a parcela do mês deste colaborador é retirada da lista de descontos em folha (e do montante a ser pago no boleto de repasse).
A Creditas cobra o colaborador via boleto diretamente.
É importante frisar que todo mês este processo deve ser feito, caso o afastamento dure mais que um mês. O "default" são as parcelas com desconto em folha.
Não, sem custo algum para a empresa.
Por meio da Central de ajuda da Wiipo.
Através da plataforma Wiipo Empresas, em Consignado > Validação. Nessa tela basta inserir o CPF do colaborador para verificar como está a margem dele e como está a configuração.
Por exemplo, se o colaborador já tiver evento de consignado com a Creditas cadastrado na margem, ele não vai poder contratar outro consignado, e sim ter que fazer um Refinanciamento
Holerite Digital
A versão atual do serviço permite os cálculos parciais e finais das folhas mensais.
Sim, o ex-colaborador pode continuar acessando o app Wiipo para visualizar os Holerites Digitais processados anteriormente e também os Informes de Rendimentos.
Sim, basta publicar o cálculo.
CPF e número do celular pessoal.
Deve ser aberto um chamado para nossa equipe de atendimento/suporte do produto Gestão de Pessoas da Senior, no caminho: Administração de Pessoal > Cálculos> Holerite Digital.
Os eventos serão os mesmos que são gerados para o Holerite/Envelope. Ainda será possível configurar a geração dos eventos 5 e 6, caso seja necessário.
Sim, essa funcionalidade está disponível desde 01/03/2021. Basta que a empresa tenha o app Wiipo atualizado e o HCM com Módulo de Gestão Pessoal nas versões 6.2.35.53/6.2.34.118 ou superior e que o colaborador tenha o app Wiipo atualizado.
Todos os colaboradores ativos e inativos.
Sim. Por meio de uma integração, o Informe de Rendimentos do HCM será disponibilizado no app Wiipo, facilitando o acesso. Os colaboradores podem escolher acessar pelo HCM, como já de costume, ou pelo app Wiipo.
Sim, selecionando grupos conforme as regras de abrangências do Gestão de Pessoas Senior.
Sim. Você pode reenviar o Holerite Digital quantas vezes forem necessárias, observando o período e abrangências definidas.
A partir da disponibilização das informações para o app Wiipo, o colaborador pode acessar quando ele quiser independente dos status dele junto à organização. Basta entrar no app.
Adesão do Serviço
Basta clicar no botão ativar, no momento que aparece a janela (pop-up) do Holerite Digital no sistema de Gestão de Pessoas Senior e aceitar os termos de uso e política de privacidade.
Os dados de validação dos cadastros dos colaboradores sobem para a nuvem da Wiipo criptografados, e os dados dos holerites somente são exibidos no aplicativo de um colaborador que tenha aderido aos termos de uso e política de privacidade, tenha o seu cadastro verificado e que tenha passado pela etapa de autenticação por chave, enviado por SMS.
Os documentos de Política de Privacidade e Termos de Uso equivalem a um contrato de adesão firmado pela empresa com seus consumidores, quando eles de fato adquirem os produtos ou serviços que são ofertados pela empresa no ambiente digital.
O Holerite Digital é gratuito. Você não precisa de proposta comercial para este serviço. O caminho para a adesão é pela janela (pop-up) Holerite Digital apresentado no sistema Gestão de Pessoas | HCM Senior, que aparece ao acessar: menu efetuar cálculo> definições de cálculo> ícone Wiipo.
Sim, você precisa ter atualizado o telefone pessoal dos colaboradores, no formato: (99) 99999-9999.
Configurações
A empresa precisa ter em ambiente de produção a versão do Gestão de Pessoas 6.2.34.91, 6.2.35.23 disponibilizada dia 07/08/2020 ou superior.
Atualmente no app Wiipo, o colaborador pode visualizar os holerites do mês, visualizar os holerites anteriores, receber notificação de novos cálculos, compartilhar os holerites por meio de aplicativos de mensagens e ainda baixar o holerite em seu celular. Além disso, agora podem ter acesso aos Informes de Rendimentos. Dentre outros serviços mediante contratação.
Passo 1: Acessar o modulo Administração de Pessoal, menu Diversos / Definições Holerite Digital, para fazer as configurações dos eventos da folha de pagamento.
Passo 2: Acessar o modulo Administração de Pessoal, menu Cálculos / Holerite Digital, para comandar o processo de geração de holerites e ser enviado para o app Wiipo.
Para saber o passo a passo, acesse a documentação Informe de Rendimentos Senior - Wiipo.
Na versão atual do serviço ainda não é possível colocar a marca da empresa, o app Wiipo exibe o holerite apenas com o nome da empresa.
A versão ficará disponível em um ambiente FTP (servidor que arquiva os apps para atualização), a empresa pode baixar e executar o arquivo de atualizar. Após a execução, toda atualização é feita de forma automática. Essa atualização geralmente é feita pela sua área de TI.
Cancelamento
Para cancelar o serviço, você precisa mandar um e-mail para holerite@wiipo.com solicitando o cancelamento do serviço de Holerite Digital.
A empresa também pode optar por simplesmente parar de usar a solução, pois as informações dos colaboradores só ficarão disponíveis no app caso a empresa disponibilize o holerite.
Sim, os colaboradores continuam tendo acesso ao aplicativo e as funcionalidades que não estão vinculadas a empresas. Além disso, os dados históricos dos holerites sincronizados anteriormente ficam disponíveis.
Wiipo Flex
Nos contratos e propostas do cartão Wiipo Flex, estabelecemos uma tarifa por conta ativa que é cobrada da empresa quando a mesma não atinge a média de recarga negociada em contrato.
Como é hoje?
A tarifa de cobrança para contas ativas tem o valor de R$2,90 para cada usuário e é cobrada ao fim de cada mês, somente quando a empresa não atinge o valor de recarga média pré estabelecido no contrato.
Como vai ficar?
Teremos mudanças apenas no valor da tarifa, que passa a ser R$3,90 para cada usuário.
Quando entra em vigor?
O novo valor passará a ser considerado a partir do dia 01/06/2023, com a cobrança no início do mês de Julho e as demais nos meses subsequentes.
Em caso de qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso time via e-mail suporte@wiipo.com.
A Wiipo, uma empresa que oferece benefícios por meio de uma rede aberta viabilizada por um cartão bandeirado, precisa seguir rigorosos parâmetros e requisitos de segurança estabelecidos pelo Banco Central e pela bandeiras, sendo a nossa a Mastercard.
Com as recentes alterações, os critérios de aprovação cadastral serão reforçados, adicionando camadas adicionais de segurança. Isso é essencial para garantir que apenas usuários elegíveis possuam uma conta de cartões, prevenindo possíveis problemas relacionados a fraudes que poderiam comprometer tanto a empresa quanto o colaborador. No entanto, usuários que fornecerem informações incorretas podem ser reprovados durante essa verificação.
A seguir, apresentamos uma lista de itens que podem resultar na reprovação do cadastro:
- Divergências cadastrais, como nome incorreto, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, etc.
- Presença na lista da Interpol.
- Antecedentes criminais do usuário.
- Restrições perante a Receita Federal.
- Usuários politicamente expostos.
- Restrições nas bandeiras de cartão.
No caso de algum colaborador ter seu cadastro reprovado, pedimos que entrem em contato conosco por meio do e-mail suporte@wiipo.com. Nossa equipe de suporte realizará uma análise exclusiva em conjunto com a bandeira do cartão. Estamos comprometidos em oferecer assistência e solucionar eventuais problemas de forma eficiente.
Todos os bolsos Wiipo Flex possuem finalidades específicas, permitindo que você centralize todos os benefícios da sua empresa em um único cartão. Abaixo estão listados todos os bolsos disponíveis atualmente em nosso cartão:
- Livre: aceito em qualquer estabelecimento que aceita a bandeira MASTERCARD.
- Refeição: destinado a apps de delivery, restaurantes, lanchonetes e bares.
- Alimentação: utilizado em mercados, açougues e hortifrutis.
- Mobilidade: aplicativos como Uber e 99, postos de gasolina, pagamento de pedágio e recarga de cartão de transporte público.
- Educação: destinado a cursos online, cursos de idiomas, ensino técnico e superior, materiais escolares, etc.
- Saúde: utilizado em farmácias e para pagamento de exames médicos.
- Cultura e Lazer: válido em livrarias, cinemas, teatros e aplicativos de streaming como Netflix, Spotify e Amazon Prime.
- Farmácias: aceito em compras em qualquer farmácia.
- Combustível: utilizado em postos de combustível.
- Pet Shop: destinado a compras em pet shops e clínicas veterinárias.
- Casa: válido em lojas de móveis, decoração e materiais de construção.
- Odontológico: utilizado em clínicas odontológicas e para pagamento de serviços odontológicos.
- Moda: aceito em lojas de roupas, acessórios e calçados.
- Academia: destinado a academias, clubes de pilates e outras atividades físicas.
- Beleza e Estética: válido em lojas de cosméticos, salões de beleza e barbearias.
- Food: junção dos bolsos Alimentação e Refeição.
- Clube Wiipo: bolso utilizado para resgatar o valor pré-determinado pela empresa como limite de uso.
Você possui acesso aos extratos e faturas de todos os cartões ativos vinculados à sua empresa. Neste extrato, você poderá visualizar todas as transações realizadas pelos seus colaboradores.
Atenção
O campo de faturas, sempre ficará como pago, pois ainda trabalhamos na função pré paga, com isso todos os boletos assim que são criados, já ficam marcados como Pago.
A seguir, apresentamos o passo a passo de como acessar essa nova área no administrador Wiipo:
- Acesse o admin Wiipo utilizando suas credenciais de login e senha.
- Na lateral esquerda, localize a opção Faturas e clique para visualizar.
- Acesse a fatura clicando no ícone (ícone de download do PDF).
Nesta funcionalidade, você terá acesso a:
- Visualizar o extrato da fatura, que será disponibilizado após o último dia de cada mês.
- Filtrar por empresa e por data (meses anteriores).
- Visualizar a data de emissão da fatura.
Prontinho! Agora você já tem acesso a todas as faturas disponibilizadas.
Ao realizar o processo de exportação, a planilha em Excel estará habilitada para download no seu navegador ou computador. Com esse relatório, você terá acesso às seguintes informações:
- Dados da Empresa: Nome e CNPJ.
- Dados do Colaborador: CPF, nome e e-mail.
- Dados da Recarga: Valor, data e hora da recarga, e o bolso associado.
- Logs de Falhas: Serão separados por pastas aqueles que foram bem-sucedidos na recarga e os que apresentaram falhas.
Para acessar o relatório, basta seguir os passos abaixo na plataforma admin.wiipo:
- Acesse a Recarga de Cartões.
- Clique no ícone (ícone de arquivo Excel) para baixar o modelo de importação.
- Selecione o mês desejado para extrair o relatório e clique em Exportar.
Atenção
O período máximo de extração do relatório é de 31 dias. Caso deseje verificar um período maior, será necessário realizar outra exportação. Este procedimento visa garantir a precisão e a integridade das informações, proporcionando uma análise mais detalhada e eficiente dos dados relacionados às recargas de cartões.
Se você não encontrar uma resposta para sua dúvida nas perguntas frequentes disponíveis nesta página, por favor, entre em contato com nosso suporte através do chat de ajuda disponível em nosso site.


English
Español


