WMS Alcis – Manual do Usuário > Manuais de integração – WMS Alcis > Integração com o Gestão da Mão de Obra no Armazém

Integração com o Gestão da Mão de Obra no Armazém

 

O intuito das integrações junto ao WMS Alcis é permitir que os clientes que adquirirem esta ferramenta e possuam o Gestão da Mão de Obra no Armazém possam ter visibilidade e métricas para aferir e analisar a mão de obra dos separadores/operadores nos processos de expedição dos pedidos do Armazém/Depósito.

Para maiores informações sobre as funcionalidades do Gestão da Mão de Obra no Armazém, acesse o manual do usuário do produto.

As integrações ocorrem via API, observe abaixo os processos que fazem parte da integração:

Código Integração Descrição Método Sistema Status URL de Notificação
LMS_DEP_D Senior - Integração com o LMS - Depositante - DELETE DELETE WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/depositante/{Id}
LMS_DEP_I Senior - Integração com o LMS - Depositante - POST POST WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/depositante
LMS_DEP_S Senior - Integração com o LMS - Depositante - GET GET WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/depositante
LMS_DEP_U Senior - Integração com o LMS - Depositante - PUT PUT WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/depositante/{Id}
LMS_OPER_D Senior - Integração com o LMS - Operador - DELETE DELETE WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/operador/{Id}
LMS_OPER_I Senior - Integração com o LMS - Operador - POST POST WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/operador
LMS_OPER_S Senior - Integração com o LMS - Operador - GET GET WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/operador
LMS_OPER_U Senior - Integração com o LMS - Operador - PUT PUT WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/operador/{Id}
LMS_SITE_D Senior - Integração com o LMS - Site - DELETE DELETE WMS 00

https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/unidadeLogistica/{Id}

LMS_SITE_I Senior - Integração com o LMS - Site - POST POST WMS 00

https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/unidadeLogistica

LMS_SITE_S Senior - Integração com o LMS - Site - GET GET WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/unidadeLogistica
LMS_SITE_U Senior - Integração com o LMS - Site - PUT PUT WMS 00

https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/unidadeLogistica/{Id}

LMS_TASK_I Senior - Integração com o LMS - Tarefa/Operações POST WMS 00

https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/actions/integrarTarefa

LMS_TASK_S Senior - Integração com o LMS - Tarefa/Operações GET WMS 00 https://platform-homologx.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/lms/wms_data/entities/historicoTarefa

Ativando a Integração com o Gestão da Mão de Obra no Armazém no WMS Alcis

Para ativar a integração com o Gestão de Mão de Obra no Armazém, acesse Configurações de URL de Notificação (SD314) e, ao realizar uma pesquisa com o valor LMS pela coluna Código Integração, veremos todas as integrações relacionadas e na coluna Status, quando estiver com o parâmetro 00 está Ativo e se estiver com 90 está Inativo. Caso seja necessário alterar algum parâmetro, basta em seguida clicar no botão Salvar.

É importante que os campos de configuração das APIs estejam configurados conforme as informações de ativação de cada projeto.

Atenção

Para a descrição dos cadastros de Site, Usuário, Depositante, Cliente e Produtos, deverão haver somente caracteres alfanuméricos. Caracteres especiais não são permitidos e comprometerão a integração WMS Alcis x Gestão da Mão de Obra no Armazém.

Importante

No Cadastro de Produtos (SD340), todas as cubagens de acondicionamento (peso, altura, largura, volume e suas unidades de medida) deverão ser parametrizadas, para que na integração, as métricas não sejam comprometidas.

Nota

Caso o Gestão da Mão de Obra no Armazém tenha sido adquirido depois do WMS Alcis, para enviar os cadastros primários (Site e Depositante) já cadastrados no sistema para o Gestão da Mão de Obra no Armazém, basta realizar algum tipo de alteração nesses cadastros. Ao salvar a alteração, o cadastro será enviado automaticamente.

Para novos produtos cadastrados no WMS Alcis, após a configuração do Gestão da Mão de Obra no Armazém, esses cadastros serão disparados automaticamente.

Para a realizar o cadastro em massa dos produtos da base do WMS Alcis para o Gestão da Mão de Obra no Armazém é necessário negociar junto à equipe comercial e de serviços a realização desse processo.

Cadastros

Unidade Logística, Armazém ou Site

O primeiro passo é ter o cadastro da unidade logística que, no caso do WMS Alcis, é a informação de SITE. É necessário ter dois métodos para envio:

  1. Automático: sempre que um novo site for criado no ambiente pela tela SD201-Criação de Site, deverá haver o disparo das informações contidas nesta API (ver na tela SY700 as integrações LMS_SITE_S, LMS_SITE_I, LMS_DEP_S, LMS_DEP_S, LMS_OPER_S e LMS_OPER_I), para que esta nova unidade logística (site) seja cadastrada no Gestão da Mão de Obra no Armazém. Observe o exemplo:

  2. Manual: utilizado para enviar informações sobre unidade logística (site) em casos onde o Gestão da Mão de Obra no Armazém possa ser integrado a unidades logísticas (sites) cadastradas no WMS Alcis.
    • Endpoint: /wms_data/entities/unidadeLogistica

      Método GET

      Layout JSON:

      {

      "nome": "Nome da unidade logística",

      "code": "número de identificação",

      "ativo": "status do armazém, se está ativo (em funcionamento) ou desativado."

      }

Depositante ou Proprietário de Estoque

O segundo passo é ter o cadastro do depositante, que no caso do WMS Alcis também é conhecido como Depositante. É necessário ter dois métodos para envio:

  1. Automático: sempre que um novo depositante for criado no ambiente na tela SD310-Depositante, deverá haver o disparo das informações contidas nesta API (verifique na tela SY700 as integrações LMS_DEP_S e LMS_DEP_I), para que este novo depositante (proprietário de estoque) seja cadastrado no Gestão da Mão de Obra no Armazém.

  2. Manual: utilizado para enviar informações sobre depositante (proprietário de estoque) em casos onde o Gestão da Mão de Obra no Armazém possa ser integrado a depositantes (proprietários de estoque) já previamente cadastrados no WMS Alcis.
    • Endpoint: /wms_data/entities/depositante

      Método: GET

      Layout JSON:

      }

      "nome": "Nome do armazém depositante",

      "code": "número de identificação",

      "ativo": "status do armazém, se está ativo (em funcionamento) ou desativado."

      }

Operador, Separador ou Operador de Equipamento

O terceiro passo é ter o cadastro do operador, que no caso do WMS Alcis, é o usuário que exerce uma atividade de separação, ou Usuário Operacional, seja ela de picking ou onda. É necessário ter dois métodos de envio:

  1. Automático: nesse primeiro caso,sempre que um novo usuário (proprietário do estoque) for criado no ambiente na tela SD953 e realizando associação ao site na tela SD955 deverá haver o disparo das informações contidas nesta API (verifique na tela SY700 as integrações LMS_OPER_I e LMS_OPER_S), para que este novo usuário (operador) seja cadastrado no Gestão da Mão de Obra no Armazém. Também deverá ser enviada em casos onde o usuário tenha alteração de status (ativo ou inativo).

  2. Manual: esse segundo caso será utilizado para enviar informações sobre usuário em casos onde o Gestão da Mão de Obra no Armazém possa ser integrado a um ambiente que já possua usuários cadastrados no WMS.
    • Endpoint: /wms_data/entities/operador

      Método: GET

      Layout JSON:

      {

      "nomeUsuario": "nome de usuário cadastrado no sistema e no coletor",

      "nome": "nome do colaborador",

      "cracha": "número do crachá do colaborador",

      "ativo": "status do colaborador",

      "deleted": "campo para informar se o operador foi deletado",

      "code": "id do usuário"

      }

Operações

Histórico de Tarefa

A API de histórico de tarefa é responsável por enviar ao Gestão da Mão de Obra no Armazém a previsão e a efetiva execução das tarefas de separação. É necessário ter um método de envio que será utilizado na criação, cancelamento e execução das tarefas de separação (picking e/ou onda).

A solução integrada entre o WMS Alcis e o Gestão da Mão de Obra no Armazém permite, através de um painel de gestão, monitorar as atividades realizadas pelos colaboradores (Usuários Operacionais) e seus níveis de produtividade. Apresenta visibilidade total da operação, tanto individual quanto coletiva, relacionada às metas de separação de mercadorias. Além de acompanhar os indicadores em tempo real ou consolidados periodicamente, as informações ficam disponíveis por até 60 dias.

Para acessar o Gestão da Mão de Obra no Armazém, insira as informações de usuário e senha na URL de acesso. Dentro do Senior X, através do menu Gestão Logística > Gestão de Mão de Obra > Separação, ou digite Separação na caixa de pesquisa do menu. Para ter acesso aos dados basta utilizar os Filtros seguindo os seguintes critérios:

Confira também o manual do usuário do Gestão da Mão de Obra no Armazém.

Este artigo ajudou você?