Processo de Anonimização LGPD
Este manual é sobre o processo de anonimização de cadastro de pessoas físicas, referente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ele mostra como o WMS Alcis foi impactado pela nova lei e demonstra todas as adequações realizadas no sistema para atender esta legislação.
Partindo do princípio de proteger e garantir a integridade da pessoa física, conforme determina a LGPD, o WMS ALCIS está seguindo rigorosamente todos requisitos previstos na lei. Nesse sentido, os dados serão conservados para a finalidade para a qual foram coletados e deverá ser informado ao titular caso haja alguma alteração nesta finalidade.
Os dados serão protegidos, além de criptografia, por antivírus.
Importante
A empresa que recebe dados de terceiros estará dando o melhor tratamento enquanto estes permanecerem em sua rede ou sistema. Além disso, poderão ser transferidos somente por determinação judicial, órgãos da segurança pública e/ou em investigação de fraudes.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Nº 13.709) foi criada em agosto de 2018 e entrou em vigor dois anos depois, a partir de agosto de 2020.
Objetivo: garantir a proteção dos dados pessoais das pessoas naturais, deixando explicito por parte das pessoas jurídicas de direito público ou privado o tratamento e a finalidade do uso com consentimento dessas informações.
A quem se aplica: a lei se aplica aos titulares dos dados e toda empresa que têm estabelecimento no Brasil, ofereçam serviços ao mercado brasileiro ou coletem dados pessoais no país, independentemente se for por meio físico ou digital.
Quem fiscaliza: o órgão da administração pública que zela, implementa e fiscaliza o cumprimento da LGPD é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais.
Foi criada uma tela específica para anonimizar o cadastro da pessoa física no WMS, SD352: Anonimizar Cadastro (LGPD). Para utilizá-la, é necessário selecionar o tipo de cadastro e preencher os dados nos campos “CPF”, “Código” e “Descrição”.
No processo de anonimização de cadastro no WMS FULL, existem dois pontos importantes: um em que o cadastro é anonimizado com sucesso e outro em que o sistema não permite a anonimização por algum motivo e emite uma mensagem de alerta para ser verificado.
Execução
Transportadora – Processo recebimento finalizado
Consulta do cadastro da transportadora:
Consulta de um processo de recebimento finalizado:
Realizando o processo de anonimização da transportadora, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Consultando novamente a tela SD350 e SD390D pode-se verificar que os dados pessoais foram anonimizados.
Transportadora – Processo pedido finalizado
Consulta de um processo de pedido de saída/finalizado:
Realizando o processo de anonimização da transportadora, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Ao consultar a tela SD350 e SD390D pode-se verificar que os dados pessoais foram anonimizados.
Transportadora – Processo portaria finalizado
Consulta Cadastro da Transportadora:
Consulta tela GT100: Controle de Entradas e Saídas
Realizando o processo de anonimização da transportadora, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Ao consultar novamente a GT100, SD350 e SD390D, pode-se verificar que os dados pessoais foram anonimizados.
Motorista/Pedestre – Processo portaria finalizado
Cadastro motorista e cadastro ajudante:
Consulta GT100 – Registro de portaria finalizada:
Realizando o processo de anonimização do motorista e do ajudante, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Transportadora – Processo de agendamento finalizado
Cadastro da transportadora:
Processo de agendamento finalizado:
Realizando o processo de anonimização da transportadora, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Transportadora: Anonimização de processo de agendamento finalizado
Transportadora: Consulta da anonimização realizada
Considerações do processo de anonimização de transportadora, motorista e pedestre
Só é possível realizar o processo de anonimização se os registros estiverem finalizados ou cancelados.
Se a transportadora estiver ativa em algum desses processos: agendamento, portaria, recebimento ou expedição, não será possível efetuar o processo de anonimização e será exibida uma mensagem similar a essa:
Cliente – Processo de anonimização pedido de saída
Cadastro Depositante/Proprietário de estoque:
Cliente pedido cancelado:
Cliente pedido finalizado:
Realizando o processo de anonimização do cliente, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Ao consultar as telas SD330 e SD390D podemos verificar que os dados pessoais dos clientes cadastrados foram anonimizados.
Considerações sobre o processo de anonimização de clientes
Só é possível realizar o processo de anonimização se os registros estiverem finalizados ou cancelados.
Caso o cliente tenha algum pedido ativo não será possível efetuar o processo de anonimização e será exibida uma mensagem similar a essa:
Fornecedor – Processo de anonimização recebimento
Cadastro Depositante/Proprietário de estoque:
Cadastro de fornecedor:
Fornecedor – Recebimento finalizado:
Fornecedor – Recebimento cancelado:
Realizando o processo de anonimização do Fornecedor, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Ao consultar as telas SD320, SD320D e SD390D podemos verificar que os dados pessoais dos Fornecedores foram anonimizados.
Considerações sobre o processo de anonimização de fornecedores
Só é possível realizar o processo de anonimização se os registros estiverem finalizados ou cancelados.
Caso o fornecedor tenha alguma entrada ativa não será possível efetuar o processo de anonimização e será exibida uma mensagem igual a essa:
No WMS AG foi criada uma tela específica para efetuar o processo de anonimização do cadastro.
- Tela EN145: Anonimizar Cadastro (LGPD) FISCAL.
Para utilizar a tela EN145 devemos selecionar o tipo de cadastro e preencher os dados nos campos “CPF”, “Código” e “Descrição”.
No módulo AG devemos seguir alguns passos antes de anonimizar qualquer cadastro. Inicialmente devemos cadastrar a Entidade para depois parametrizar os cadastros de Fornecedor e Cliente etc.). Quando efetuamos o processo de Anonimização de Fornecedor ou Cliente no módulo AG, automaticamente os cadastros do WMS também serão anonimizados.
Execução
Fornecedor e cliente – cadastro entidade
Cadastro fornecedor e cliente - AG
Cadastro de fornecedor e cliente replicado automaticamente no WMS
Recebimento – Finalizado:
Pedido – Finalizado:
Atenção
No WMS AG o processo de anonimização usa o CPF/Código/Nome e quando realizamos o processo executamos uma pesquisa na aplicação e realizamos a anonimização de todos os registros associados a referida Entidade (CPF).
Processo de anonimização
Realizando o processo de anonimização, Fornecedor/Cliente, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Consulta do cadastro do fornecedor e cliente – Anonimizado no AG:
Consulta do cadastro do fornecedor e cliente – Anonimizado no WMS:
Consulta do cadastro da entidade anonimizada no AG:
Considerações sobre o processo de anonimização - WMS AG
Só é possível realizar o processo de anonimização se os registros estiverem finalizados ou cancelados.
Caso a entidade tenha algum processo seja de recebimento ou pedido de saída ativo na aplicação não será possível efetuar o processo de anonimização e serão exibidas as seguintes mensagens:
Transportadora - Cadastro da entidade
AG - Cadastro da transportadora
WMS - Cadastro da transportadora
Transportadora associada ao pedido de venda
Processo de anonimização
Realizando o processo de anonimização, transportadora, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Consulta do Cadastro da Transportadora – Anonimizado no AG:
Consulta do cadastro da transportadora – anonimizado no WMS:
Consulta da entidade anonimizado no AG:
Considerações sobre o processo de anonimização - WMS AG
Só é possível realizar o processo de anonimização se os registros estiverem finalizados ou cancelados.
Caso a entidade tenha algum processo ativo na aplicação, seja num recebimento ou pedido de saída não será possível efetuar o processo de anonimização e será exibida a mensagem abaixo.
Cadastro de visitante
Cadastro da entidade:
Portaria – visitante:
Registro visitante na GT800:
Processo de anonimização - WMS
Realizando o processo de anonimização, visitante, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Visitante anonimizado - Consulta registro de portaria:
Consulta GT800 – Registro visitante anonimizado:
Processo de anonimização entidade - AG
Como realizamos o cadastro da Entidade no AG devemos realizar um novo processo de anonimização agora da entidade do visitante, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Consulta pelo nome da entidade:
Cadastro motorista/ajudante
Portaria – Registro do motorista:
Portaria – Registro do ajudante:
Processo de anonimização WMS
Realizando o processo de anonimização, Motorista e Ajudante, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Motorista
Ajudante
Portaria – Consulta motorista anonimizado:
Portaria – Consulta ajudante anonimizado:
GT800 – Consulta nome visitante anonimizado:
Motorista - Processo de agendamento
Cadastro do motorista no WMS:
Agendamento criado e cancelado:
Processo de anonimização WMS
Realizando o processo de anonimização, Motorista com Agendamento, um pop-up de atenção será exibido questionando se realmente deseja realizar a anonimização, após a confirmação será exibida a mensagem de que a anonimização foi realizada.
Consulta do agendamento com motorista anonimizado:
Considerações sobre o processo de anonimização WMS
Só é possível realizar o processo de anonimização do Motorista ou Ajudante se os registros de Portaria ou Agendamento estiverem finalizados ou cancelados.
Caso tenha algum processo ativo na aplicação, não será possível efetuar o processo de anonimização e serão exibidas as mensagens abaixo.
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