WMS Alcis – Manual do Usuário > Manuais funcionais – WMS Alcis > Manual do Processo de Cartonização

Processo de Cartonização

Este manual tem como objetivo demonstrar e exemplificar a utilização do processo de cartonização.

O processo de cartonização é uma opção para os clientes que precisam acondicionar melhor seus produtos dentro das caixas de embalagens de diferentes tamanhos, seja por volumetria máxima ou por peso máximo das embalagens ou mesmo por caixas fechadas de produtos.

Por esse motivo, devemos seguir alguns passos para que tenhamos o melhor aproveitamento do processo de cartonização:

Cartonização por dispositivo de separação

Para acessar o cadastro do dispositivo de separação, devemos ir ao menu Conceitos Principais/Cadastro/SD230: Tipo de Unitizadores.

Ao acessar o menu será exibida a tela SD230: Tipo de Unitizadores, em verde, pronta para começar o cadastro do tipo de unitizador.

Nesta tela devemos preencher o campo “Tipo”, “Descrição” e selecionar a “Classe” e a “Descrição do Status”. Feito isso, devemos clicar no botão Salvar ou usar o atalho “CTRL + S” do teclado.

Na classe, temos as seguintes opções:

Parametrização da Estratégia – AUFTR

Para acessar a configuração da estratégia devemos ir ao menu Alcis Menu/Configurações/SD250: Configurações de Estratégia.

Ao acessar o menu, será exibida a tela SD250: Configurações de Estratégia, onde devemos pesquisar “AUFTR” no campo estratégia, para inserir as respectivas configurações.

Devemos acessar a estratégia “AUFTR”.

Assim que a tela SD250 for atualizada, devemos utilizar o botão “Parâmetros”.

Será exibida a tela SD251: Parâmetrização de Estratégia, nessa tela temos o parâmetro “KNZ_MOUNT_TYP_LE”, onde é possível ativar uma das 4 opções de lógica de parametrizações, conforme segue:

Entendendo cada lógica de parametrização

Cada lógica (parametrização) pode ser vantajosa para um tipo de operação.

Indexar pelas dimensões independe do endereço do produto. É privilegiado alocar produtos de maior (ou menor) dimensão primeiro, o mesmo acontece com volume e peso.

Não é recomendável para separação em coletor.

Não privilegia o percurso do separador e, sim, a configuração do produto e o balanceamento no depósito.

Acomodação melhor dos produtos, seja por dimensão, volume ou peso.

Ideal para operação por esteira.

Indexar pelo caminho de separação independe de tamanho, peso ou dimensão. O sistema respeita o caminho de separação acomodando os produtos até a volumetria limite das embalagens.

O percurso do separador será o menor possível.

Pode ser que a acomodação dos produtos não seja tão perfeita, pois o sistema prioriza o caminho e não dimensões e peso do produto.

Agora que você já conhece qual a aplicação de cada lógica, deve definir qual delas será utilizada no processo de cartonização.

Processo de reserva

É necessário acessar a tela AK300: Reserva de Pedido, consultar o pedido a ser reservado e efetuar a sua reserva.

Depois de terminada a reserva, é iniciada a montagem dos lotes de separação, onde podem ser visualizados os endereços. A quebra de separação dependerá da regra estabelecida, se será por zona de separação ou condicionamento do produto.

Atualizando a consulta pelo nº do pedido na AK100: Criação e Consulta de Pedidos, podemos verificar que o status do pedido foi atualizado para 35-Reservado.

Consultando o pedido na tela AK400: Consulta da Separação, onde é possível identificar a quebra dos Lotes de Separação efetuada no ato da reserva, conforme parametrização do processo de Cartonização.

Análise das quebras do lote de separação – Cartonização

Este artigo ajudou você?