Processo de Cartonização
Este manual tem como objetivo demonstrar e exemplificar a utilização do processo de cartonização.
O processo de cartonização é uma opção para os clientes que precisam acondicionar melhor seus produtos dentro das caixas de embalagens de diferentes tamanhos, seja por volumetria máxima ou por peso máximo das embalagens ou mesmo por caixas fechadas de produtos.
Por esse motivo, devemos seguir alguns passos para que tenhamos o melhor aproveitamento do processo de cartonização:
- Cadastro do dispositivo de separação (pallet) com suas devidas dimensões: Comprimento, Largura, Altura, Volumetria e Peso Máximo de Carga.
- Cadastro das embalagens com suas devidas dimensões: Comprimento, Largura, Altura, Volumetria e Peso Máximo de Carga.
- Cadastro dos produtos com suas devidas dimensões: Comprimento, Largura, Altura, Volumetria e Peso. No caso dos produtos, devemos efetuar o cadastro de todas as cubagens de suas unidades a caixas.
- Realizar as parametrizações necessárias para atender a necessidade do cliente.
Cartonização por dispositivo de separação
Para acessar o cadastro do dispositivo de separação, devemos ir ao menu Conceitos Principais/Cadastro/SD230: Tipo de Unitizadores.
Ao acessar o menu será exibida a tela SD230: Tipo de Unitizadores, em verde, pronta para começar o cadastro do tipo de unitizador.
Nesta tela devemos preencher o campo “Tipo”, “Descrição” e selecionar a “Classe” e a “Descrição do Status”. Feito isso, devemos clicar no botão Salvar ou usar o atalho “CTRL + S” do teclado.
Na classe, temos as seguintes opções:
- Nível 1 - o maior unitizador (pallet PP ou PS).
- Nível 2 - o intermediário (CX, PT).
- Nível 3 - a menor unidade (UN, KG, L, PC).
Para acessar o cadastro do dispositivo de separação, devemos ir ao menu Conceitos Principais/Cadastro/SD230: Tipo de Unitizadores.
Após preencher a tela e salvar, devemos clicar no botão “Detalhes”, para terminar de configurar o unitizador na tela SD230D: Tipo Unitizador (Detalhes).
Na SD230D: Tipo Unitizador (Detalhes), com extrema atenção, devemos preencher as Dimensões e Peso do unitizador e, após realizar o processo, devemos novamente salvar.
Para acessar o cadastro do dispositivo de separação, devemos ir ao menu Conceitos Principais/Cadastro/SD230: Tipo de Unitizadores.
Após preencher a tela e salvar, devemos clicar no botão “Detalhes”. Na SD230D: Tipo Unitizador (Detalhes), com extrema atenção, devemos preencher as Dimensões e Peso do unitizador e, após realizar o processo, devemos novamente salvar.
Para acessar o cadastro dos produtos com suas cubagens, devemos ir ao menu Conceitos Principais/Cadastro/SD343: Condicionamento de Produto.
Ao acessar o menu, será exibida a tela SD343: Condicionamento de Produto, em verde, pronta para começar o cadastro do condicionamento do produto.
Nesta tela devemos, inicialmente, selecionar o proprietário do estoque.
Depois de selecionar o proprietário, é importante informar, com atenção, todas as dimensões e peso do condicionamento do produto.
Dimensões por unidade do produto:
Dimensões por caixa do produto:
Para acessar o cadastro da Zona de Separação, é necessário ir ao menu Conceitos Principais/Layout Depósito e Regras/SD279: Parametrização das Zonas de Separação.
Ao acessar o menu, será exibida a tela SD279: Parametrização das Zonas de Separação, em verde, pronta para começar inserir a zona de separação e os parâmetros da zona de separação.
Devemos selecionar a zona de separação e marcar um flag nos parâmetros necessários. É importante marcar o campo “Ativar Cartonização”, para que o processo da quebra de lote da cartonização seja executado.
As informações do grid “Unitização/Cartonização” são referenciadas da tela SD230: Tipo de Unitizadores.
Exemplo de parametrização de separação por “Pallet”:
Exemplo de parametrização de separação por “Pallet”:
Parametrização da Estratégia – AUFTR
Para acessar a configuração da estratégia devemos ir ao menu Alcis Menu/Configurações/SD250: Configurações de Estratégia.
Ao acessar o menu, será exibida a tela SD250: Configurações de Estratégia, onde devemos pesquisar “AUFTR” no campo estratégia, para inserir as respectivas configurações.
Devemos acessar a estratégia “AUFTR”.
Assim que a tela SD250 for atualizada, devemos utilizar o botão “Parâmetros”.
Será exibida a tela SD251: Parâmetrização de Estratégia, nessa tela temos o parâmetro “KNZ_MOUNT_TYP_LE”, onde é possível ativar uma das 4 opções de lógica de parametrizações, conforme segue:
- 0 – Dimen (Dimensão): utilizada para cartonizar pela dimensão do produto.
- 1 – Vol (Volumetria): utilizada para cartonizar pelo volume do produto.
- 2 – Peso: utilizada para cartonizar pelo peso do produto.
- 3 – C.Sep (Caminho de Separação): utilizada para cartonizar pelo caminho de separação.
Entendendo cada lógica de parametrização
Cada lógica (parametrização) pode ser vantajosa para um tipo de operação.
- Dimensão, Volume e Peso
Indexar pelas dimensões independe do endereço do produto. É privilegiado alocar produtos de maior (ou menor) dimensão primeiro, o mesmo acontece com volume e peso.
Não é recomendável para separação em coletor.
Não privilegia o percurso do separador e, sim, a configuração do produto e o balanceamento no depósito.
Acomodação melhor dos produtos, seja por dimensão, volume ou peso.
Ideal para operação por esteira.
- Caminho de Separação
Indexar pelo caminho de separação independe de tamanho, peso ou dimensão. O sistema respeita o caminho de separação acomodando os produtos até a volumetria limite das embalagens.
O percurso do separador será o menor possível.
Pode ser que a acomodação dos produtos não seja tão perfeita, pois o sistema prioriza o caminho e não dimensões e peso do produto.
Agora que você já conhece qual a aplicação de cada lógica, deve definir qual delas será utilizada no processo de cartonização.
Processo de reserva
É necessário acessar a tela AK300: Reserva de Pedido, consultar o pedido a ser reservado e efetuar a sua reserva.
Depois de terminada a reserva, é iniciada a montagem dos lotes de separação, onde podem ser visualizados os endereços. A quebra de separação dependerá da regra estabelecida, se será por zona de separação ou condicionamento do produto.
Atualizando a consulta pelo nº do pedido na AK100: Criação e Consulta de Pedidos, podemos verificar que o status do pedido foi atualizado para 35-Reservado.
Consultando o pedido na tela AK400: Consulta da Separação, onde é possível identificar a quebra dos Lotes de Separação efetuada no ato da reserva, conforme parametrização do processo de Cartonização.
Análise das quebras do lote de separação – Cartonização
Nesse exemplo, será utilizado o processo de cartonização por gestão de embalagens (caixas).
Conforme é possível verificar, foi gerado um lote de separação único para o pedido.
Conforme é possível verificar, a somatória de Peso ou Volumetria dos itens do pedido não ultrapassou a capacidade máxima de volumetria 120L e 100Kg.
Consultando a tela SD279, a capacidade máxima do Peso do pallet OS foi alterada para 50Kg.
Conforme é possível verificar, foram gerados 02 (dois) lotes de separação para o pedido. Isso porque a somatória de Peso ultrapassou a capacidade máxima de 50Kg.
Nesse exemplo, será utilizado o processo de cartonização por gestão de embalagens (caixas).
Ao consultar a tela SD279 é possível verificar a capacidade máxima de Peso e Volumetria de cada embalagem (cadastradas na SD230: Tipo de Unitizadores).
Depois de realizado o processo de reserva na AK300, a consulta na AK400 deve ser feita pelo número do pedido. É possível observar que foram gerados 6 (seis) lotes de separação.
Analisando os Lotes de Separação, podemos observar que a CAIXA 3 é a mais adequada para os dois tipo de produtos (1556 e 1525), pois as Caixas 1 e 2 não suportariam altura, volumetria e peso dos produtos.
Podemos analisar, na planilha a seguir, como o sistema calculou e condicionou da melhor forma possível a acomodação dos produtos, otimizando caixas e respeitando todas as regras de separação.
Para este exemplo, foi cadastrada na SD279 uma nova embalagem “CA4”, onde é possível verificar que no processo de reserva foram gerados 2 (dois) lotes de separação.
Analisando os Lote de Separação, é possível observar que a Caixa 4 é a mais adequada, pois além de condicionar bem os produtos otimizou a utilização de caixas.
English
Español
English
Español


